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Enyaq RS antecipa conceito novo de competição

Marca checa revela primeiros esboços do Enyaq RS Race para explorar eventuais novas possibilidades de competição apenas com recurso a motores elétricos. Versão real será apresentada em breve, com base no Enyaq RS Coupé.



Antecipando o futuro do desporto automóvel à medida que a eletrificação ganha peso, a Skoda está a preparar uma versão de competição do Enyaq. Denominado Enyaq RS Race, este protótipo de que se conhecem apenas os esboços não será apenas um estudo de design, mas irá ser convertido num automóvel totalmente funcional.

 

Baseado no Enyaq RS Coupé, o "concept" sofrerá uma série de alterações visuais e técnicas. Terá um chassis alargado e rebaixado, amortecedores diferentes e jantes de 20 polegadas com pneus de baixo perfil. Por motivos aerodinâmicos, mas também devido às modificações de rebaixamento e alargamento, o protótipo terá para-choques redesenhados e guarda-lamas mais largos, um novo difusor traseiro e uma grande asa traseira para gerar carga aerodinâmica elevada.



“Não se trata apenas de uma série de modificações visuais. Desde o início que o nosso trabalho tem sido orientado pela intenção de assegurar que o carro é, acima de tudo, funcional", afirma o "designer" Daniel Petr, adiantando que “tudo é funcional com o objetivo prático de melhorar a aerodinâmica, aumentar a carga descendente e melhorar o arrefecimento dos componentes”.


Além das alterações visuais, também o chassis será alterado. Será instalada uma estrutura de segurança no interior para melhorar a segurança, com os ocupante da frente a disporem de bancos desportivos (dois) e cintos de segurança de cinco pontos. Outras partes do interior, como os painéis das portas e o painel de instrumentos, também sofrerão alterações, com ênfase na segurança e nos novos materiais.

 

Para reduzir o peso, os bancos traseiros foram removidos, enquanto algumas peças do habitáculo serão aligeiradas ou substituídas por novas peças feitas de materiais compósitos. O grupo propulsor também sofrerá algumas modificações, mas os motores e as baterias utilizados serão retirados do Enyaq RS Coupé de produção em série.



Segundo esforço 

Note-se que esta não é a primeira vez que a Skoda cria um modelo de competição 100% elétrico, já que em 2021 também desenvolveu o RE-X1 para os ralis com base num chassis do Fabia Rally2 evo e equipado com um motor elétrico de 860V e uma potência máxima de 260 kW. A homologação pela Associação Austríaca de Desportos Motorizados permitiu à equipa Baumschlager Rallye&Racing competir no Campeonato Austríaco de Ralis.

 

Michal Hrabánek, da Skoda Motorsport, lembra que esta é mais uma etapa da processo de eletrificação da marca checa

 

“A sustentabilidade é uma pedra angular da estratégia da Skoda Motorsport. Já em 2021, aventurámo-nos no reino dos carros de rali elétricos com o Fabia RE-X1. Os "insights" e a experiência que adquirimos com isso alimentaram o novo e exclusivo Enyaq RS Race. Este carro fascinante prova que o desporto motorizado, que está profundamente enraizado no ADN da Skoda, não só aumenta o impacto emocional da marca, como também contribui com experiências e tecnologias valiosas para os próximos modelos de estrada”.

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