top of page
Logotipo | e-auto

Enyaq com face renovada e técnica melhorada

O bem-sucedido Skoda Enyaq foi atualizado para 2025, recebendo retoques estéticos (sobretudo, na dianteira), incorporando a linguagem “Modern Solid” vista no Elroq. Graças a melhorias na aerodinâmica, o Enyaq consegue também uma autonomia mais longa, enquanto o foco na sustentabilidade foi melhorado.



Com mais de 250.000 viaturas entregues desde o lançamento, em 2020, o Skoda Enyaq traduziu-se em sucesso para a marca checa, alavancando a sua estratégia de eletrificação em formato SUV. Agora, na entrada de 2025, a Skoda atualiza os Enyaq SUV e Coupé, com uma série de melhorias na aerodinâmica, na sustentabilidade, nas capacidades digitais e no equipamento de série.


250.000 viaturas entregues desde o lançamento

 

Após a sua introdução no Elroq, a linguagem estilística “Modern Solid” é agora aplicada também no Enyaq, destacando-se pela grelha dianteira “Tech-Deck Face” em preto brilhante (ocultando aí sensores como o sistema de radar e a câmara frontal), associada a um novo para-choques dianteiro, enquanto os grupos óticos passam agora a ter uma apresentação dividida naquilo que a marca apelida de “quatro olhos”.



De base, conta com tecnologia LED para todas as funções de iluminação, mas pode ainda receber sistema LED Matrix com animações de boas-vindas e de despedida, mas também máximos adaptativos com 36 segmentos de luz no módulo de matriz de duas filas. Ainda na frente, a grelha “Tech-Deck Face” pode ser iluminada, unindo os perfis de iluminação superiores, para a circulação diurna. O capot passa a ter a palavra “Skoda” em “Unique Dark Chrome”. Na traseira, onde também se aplica a palavra “Skoda” em grande destaque na tampa da bagageira, os farolins recuperam o formato em “C” e estão disponíveis também em duas versões LED, mas uma com indicadores de mudança de direção progressivos e dois grafismos.



Aerodinâmica melhorada 

O efeito das mudanças visuais também se traduz na melhoria da aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de 0.245 para o Enyaq SUV (era 0.265 no anterior) e de 0.229 para o Enyaq Coupé (era 0-240 no anterior), graças a soluções como a cortina de ar dianteira otimizada, passagem de ar mais delgada entre o radiador e o para-choques dianteiro e jantes de efeito aerodinâmico. A este respeito, os Enyaq contam com opções de jantes de 19 a 21 polegadas e na carroçaria passa a existir uma nova opção de cor, “Verde Oliva”, em exclusivo, num total de duas cores sólidas e sete metalizadas.


A plataforma de ambos os Enyaq não se alterou

 

A plataforma de ambos os Enyaq não se alterou, ou seja, a MEB do Grupo Volkswagen, mas a distância entre eixos cresce marginalmente em 1 mm, para 2766 mm, ao passo que o comprimento aumenta 9 mm no SUV (4658 mm) e 5 mm no Coupé (4658 mm). De resto, o esquema técnico também se mantém com suspensão MacPherson e independente atrás, enquanto o sistema de travagem corresponde a discos à frente e tambores no eixo traseiro. Os Enyaq podem ainda dispor de sistema de chassis adaptativo DCC, que altera o amortecimento, a assistência da direção e as respostas do conjunto motriz.



Melhoria da tecnologia 

O interior recebeu também muitas alterações, focando-se no espaço e na competência tecnológica, além de renovar o compromisso com a sustentabilidade ao receber materiais mais amigos do ambiente. O volante redesenhado (e com aquecimento) apresenta agora a inscrição “Skoda” em vez do logótipo da marca, dispondo também de “Cockpit Digital” de 5 polegadas de série, com o “head-up display” como opcional e com realidade aumentada disponível. O equipamento de série inclui agora também os bancos dianteiros aquecidos, o ar condicionado com controlo de três zonas e o ecrã central tátil de 13 polegadas, que é o centro de comando do sistema de infoentretenimento melhorado – está agora assente em duas barras (uma em cima e outra em baixo) com atalhos diretos e maior funcionalidade.



Na conectividade, foi melhorada a ligação e competências da aplicação “MySkoda”, com funcionalidades como a manutenção preditiva ou maior gestão nos carregamentos, incluindo nos pagamentos. A lista de assistentes de segurança foi expandida para incluir agora a deteção de objetos no ângulo morto e a proteção dos ocupantes em caso de saída do veículo. 


Novas funcionalidades digitais

 

Novas funcionalidades digitais simplificam o estacionamento e o acesso ao veículo, com o “Park Assist” opcional, a introduzir duas novas funções: o estacionamento remoto com recurso ao smartphone (sem que o condutor esteja dentro do carro) e o estacionamento treinado, no qual o veículo poderá memorizar um processo de estacionamento e repeti-lo, posteriormente, de forma autónoma.



Espaço sustentável 

A marca apresenta o espaço a bordo como um dos principais argumentos do Enyaq, mas também a capacidade de bagagem, entre 585 e 1710 litros no Enyaq e 570 e 1610 litros no Enyaq Coupé. O portão pode ser aberto ou fechado de forma automática.

 

O interior volta a apostar em “Seleções de Design” (na prática, conjuntos estéticos), os quais dão prioridade à sustentabilidade, utilizando materiais inovadores, duráveis e práticos. Os clientes podem escolher entre seis “Seleções de Design” distintas, com a nova “Lodge” a utilizar materiais amigos do ambiente e detalhes em laranja que incluem os cintos de segurança, enquanto a nova “Lounge” é predominantemente cinzenta e combina pele artificial e microcamurça com costuras contrastantes em verde menta, apenas para destacar duas.


Filosofia “Simply Clever”

A filosofia “Simply Clever” de funcionalidade foi reforçada, percetível em detalhes como o raspador de gelo com um medidor de profundidade do piso do pneu integrado no painel da porta da bagageira, guarda-chuva na porta dianteira, bolsas para telemóvel nas costas dos bancos dianteiros e portas USB-C dianteiras e traseiras de carregamento rápido com até 45 W de potência.



Dos 204 aos 286 cv 

O novo Enyaq oferece duas opções de bateria e três opções de motores: o Enyaq 60 e o Enyaq 85 têm cada um um motor elétrico e tração traseira, enquanto o Enyaq 85x vem com um motor adicional à frente e tração integral, com um leque de potências dos 204 cv (150 kW) aos 286 cv (210 kW).

 

A versão de base, a Enyaq 60, surge com bateria de iões de lítio de 63 kWh (59 kWh úteis), composta por nove módulos, e está associada a um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes com 204 cv (150 kW) e 310 Nm de binário máximo, localizado no eixo traseiro. A velocidade máxima é de 160 km/h.



A variante Enyaq 85, também tem um motor elétrico e tração traseira, incrementa a capacidade da bateria, composta por doze módulos, para uma capacidade bruta de 82 kWh (77 kWh úteis). O seu motor produz 286 cv (210 kW) e 545 Nm de binário máximo. Para quem necessita de tração adicional, o Enyaq 85x adiciona um segundo motor elétrico assíncrono no eixo dianteiro, permitindo condução em tração integral. Debita também 286 cv (210 kW) e 545 Nm. Ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h.


A carroçaria Coupé, graças ao seu aprumo aerodinâmico, superioriza-se ligeiramente na autonomia, oferecendo até 597 km de máximo na variante Enyaq Coupé 85, situando-se nos 588 km na variante SUV, para referência.

 

O novo Enyaq também suporta o carregamento rápido em estações de carregamento rápido DC, atingindo uma carga de 10 a 80 por cento em apenas 28 minutos ou menos, graças a uma taxa de carregamento máxima de até 175 kW.



Todas as variantes do Enyaq suportam carregamento rápido, embora os valores difiram consoante as versões: até 165 kW para o Enyaq 60 e 175 kW no Enyaq 85x, com o Enyaq 85 a ter um valor máximo de 135 kW. Isto significa que a bateria maior pode ser carregada de 10 a 80% em 28 minutos. O Enyaq 60 pode ser carregado de 10 a 80% em 24 minutos. Todos os modelos carregam até 11 kW em estações de carregamento AC.

 

Os novos Enyaq deverão chegar aos mercados europeus ao longo deste primeiro semestre, sendo preciso esperar mais algum tempo para se ficarem a conhecer os preços.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page