top of page

E-AUTO no EcoBest Challenge

Pelo quarto consecutivo, os membros da organização AutoBest, que conta com 32 jornalistas especializados no automóvel em representação de número igual de países europeus (E-AUTO é o “embaixador” português!…), estão reunidos em Vairano, em Itália, para testarem as autonomias reais dos elétricos mais recentes. O Bureau Veritas certifica toda a metodologia desta “prova dos nove” realizada em condições normais de utilização!



A organização AutoBest, respondendo, ativamente, às mudanças de paradigma no automóvel, nomeadamente à imposição da União Europeia (UE) de passagem dos motores de combustão interna para os elétricos, organiza, anualmente, programa de testes certificado por entidade independente (Bureau Veritas) que o objetivo de apresentar as autonomias reais dos automóveis elétricos novos à venda na região.


Nesta iniciativa, que tem características e metodologias inovadoras, para reprodução das condições comuns de utilização de todos os modelos no quotidiano, E-AUTO representa Portugal. A ação é apoiada pela vietnamita VinFast.

A edição de 2024 mantém a fórmula de sucesso implementada nas edições dois e três do EcoBest Challenge, com a publicação italiana Quattoruote a assumir, pelo terceiro ano consecutivo, a condição de parceira técnica de iniciativa que tem o objetivo de “medir” as credenciais ambientais reais dos automóveis elétricos, de forma a poder apresentar-se informação correta, fidedigna e transparente a todos os consumidores que equacionam a transição tecnológico do motor térmico para o elétrico.


A Quattroruote desenvolveu aplicação específica e conectou-a à centralina de cada automóvel

No teste a decorrer na região de Vairano, próximo de Milão, Itália, 14 automóveis à prova, todos muito recentes ou novos, como Audi Q4 e-tron, BMW i5 Touring, BYD Dolphin, Fiat 600e, Honda e:Ny, Hyundai Kauai (EV), Kia EV9, Lancia Ypsilon, Mini, Opel Corsa, Tesla Model Y, smart #3, VW ID.7 ou Volvo EX30. E a “prova dos nove”, insiste-se, realiza-se em condições de tráfego e tipos de percursos que replicam o quotidiano da maioria dos condutores europeus, para uma aproximação fiável dos resultados às condições reais de utilização e não aos registos em laboratórios que os fabricantes comunicam.


Resultados e conclusões do EcoBest Challenge de 2024 disponíveis para publicação muito brevemente! O que podemos antecipar: nem todos os carros cumpriram o percurso de teste, por ficarem sem carga nas baterias...

Por exemplo, em cidade, todos os modelos são ensaiados no modo de condução Eco e os jornalistas ao volante de automóveis estão “obrigados” a conduzirem da mesma forma que o fazem no dia-a-dia, utilizando os equipamentos de bordo, da climatização aos sistemas de navegação e som.

0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page