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Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4MATIC+: desportivo de luxo

Atualizado: 29 de mar.

A Mercedes-AMG amplia a gama de desportivos com a versão E 53 Hybrid 4MATIC+ (limusina e carrinha), com recurso a sistema híbrido Plug-In para prestações de elevado nível, graças à potência combinada de 585 cv (612 cv no modo "Race Start"). A autonomia elétrica é superior a 100 km!



A marca de Affalterbach, Alemanha, dá seguimento à estratégia de expansão de gama com o lançamento da versão 53 Hybrid 4MATIC+ do Classe E, que combina um motor de 6 cilindros e 3 litros a gasolina com um motor elétrico síncrono de excitação permanente para uma potência combinada de 585 cv (pode atingir um "pico" de 612 cv no modo de condução "Race Start") e um binário máximo de 750 Nm.

 

O motor a gasolina debita 449 cv e 560 Nm (entre as 2200 e as 5000 rpm), sendo 14 cv mais potente que no E 53 precedente. Para este aumento e a melhoria geral da eficiência, o bloco recebeu várias alterações de "software" e "hardware", como o novo turbocompressor "twin-scroll" com maior pressão de sobrealimentação (1,5 bar ao invés de 1,1 bar). A atualização também inclui um permutador de arrefecimento adicional na zona dianteira e um permutador de arrefecimento na cava da roda.



Por seu turno, o motor elétrico de excitação permanente debita 120 kW/163 cv e 480 Nm, estando o binário máximo disponível desde o arranque, o que assegura uma melhoria das prestações. A bateria de tração com 400V tem uma capacidade de armazenamento de energia bruta de 28.6 kWh e está instalada na traseira, sob o piso da bagageira. De acordo com a Mercedes-AMG, a autonomia do modo 100% elétrico pode ser superior a 100 km.

 

As prestações saem valorizadas por esta aliança híbrida, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, no caso da limusina e com o modo "Race Start" acionado, naquele que é um dos elementos do pacote opcional AMG Dynamic Plus. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 280 km/h (berlina com o "pack" AMG Driver’s, que também figura entre os opcionais) e autoriza condução em modo elétrico até aos 140 km/h.



Para economizar espaço, o motor elétrico de 120 kW está integrado na caixa de velocidades AMG Speedshift TCT 9G. O novo E 53 Hybrid está equipado com carregador de bordo de 11 kW, que permite "reabastecer" a bateria do veículo com corrente alternada, mas pode receber, opcionalmente, um carregador rápido de corrente contínua, de 60 kW. Este permite carregar a bateria de 10 até 80% em cerca de 20 minutos.

 

Tal como noutros modelos híbridos, este desportivo também conta com recuperação de energia cinética das desacelerações e travagens (até 120 kW), tirando partido de diferentes modos de regeneração selecionáveis em patilhas no volante. No modo "D Auto", o sistema seleciona automaticamente o nível de potência de recuperação em função do trânsito. No total, o condutor tem três níveis para definir a intensidade de recuperação, podendo mesmo chegar ao conceito “pedal único”, dispensando, muitas vezes, a utilização dos travões hidráulicos.



Carroçaria e rigidez reforçadas 

Para suportar o conjunto motriz de elevada potência, a carroçaria foi aperfeiçoada com inúmeras soluções para aumento da rigidez, destacando-se a aplicação de uma barra de reforço entre os apoios das torres da suspensão dianteira, o que permite uma maior dinâmica lateral. Simultaneamente, o painel sob o motor aumenta a precisão da direção ao reduzir a torção da secção dianteira, estando ligado às longarinas através de barras adicionais. No eixo posterior, as barras adicionais que ligam os membros laterais à secção traseira asseguram maior estabilidade e precisão da direção.

 

Para trajetórias mais precisas e melhor aproveitamento da potência, o E 53 Hybrid 4MATIC+ tira partido, precisamente, de sistema de tração integral, de série, com uma embraiagem eletromecânica a distribuir a força de tração variavelmente entre os eixos dianteiro e traseiro em cada programa de condução. Mas este sistema não é o único criado para uma melhor prestação dinâmica, já que o novo Mercedes-AMG também conta com suspensão AMG Ride Control com amortecimento adaptativo e regulação específica.



A equipa de desenvolvimento da AMG desenvolveu e afinou a suspensão de molas helicoidais AMG Ride Control com amortecimento adaptável ajustável, especificamente para os requisitos deste modelo, apresentando, por isso, "hardware" e "software" novos. A configuração desportiva de mola-amortecedor e o amortecimento adaptativo ajustável de duas válvulas permitem combinar dinamismo preciso com conforto e requinte para os ocupantes, já que o  amortecimento em cada roda adapta-se à situação atual de condução e às condições da estrada. Isto é realizado de forma rápida e precisa, através de duas válvulas separadas para as forças de retorno e de compressão nos amortecedores. A curva característica do amortecimento pode ser pré-selecionada através de três modos, Comfort, Sport e Sport+, permitindo uma diferenciação claramente mais percetível entre o conforto de uma longa viagem e a dinâmica da condução desportiva.

 

No eixo traseiro, a elastocinemática mais rígida dos apoios de borracha que ligam os braços de controlo independentes ao suporte do eixo assegura uma maior estabilidade de trajetória e do ângulo de sopé.



O sistema de travagem desportivo de elevado desempenho AMG é constituído por discos de travão ventilados internamente com 370 x 36 mm e pinças fixas de quatro êmbolos no eixo dianteiro. No traseiro, 360 x 26 mm com pinças flutuantes de um êmbolo.


Um equipamento tecnologicamente avançado é o servofreio eletromecânico, que combina de forma eficiente a recuperação de energia elétrica com a travagem hidráulica. Em função da situação de condução e dos requisitos de travagem, o sistema de travagem independente de vácuo controla, automaticamente, a transição flexível entre a travagem hidráulica e a recuperação de energia elétrica. Isto significa que é possível atingir a potência máxima de recuperação mais frequentemente e durante um período mais prolongado.

 

Nota, ainda, para o eixo traseiro direcional de série, que altera a direção de viragem consoante a necessidade e a velocidade: as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras, o que varia a sua agilidade, seja em condução dinâmica, seja em ambiente urbano. O ângulo de convergência é de 0,7 (rodas direcionadas para o mesmo lado) a 2,5 graus (rodas direcionadas para o lado oposto).



Por fim, como é hábito nos Mercedes-AMG, os modos de condução AMG Dynamic Select permitem variar o carácter do veículo de forma rápida, como a resposta da cadeia cinemática, da caixa de velocidades, da direção, do amortecimento do chassis e do som. Além dos conhecidos programas de condução Comfort, Sport, Sport+, Smoothness e Individual, foram adicionados dois programas de condução específicos do modelo híbrido, o Electric e o Battery Hold.

 

Por predefinição, o modelo inicia a marcha no programa de condução Electric, sendo conduzido em modo puramente elétrico com o motor de 120 kW (163 cv) até aos 140 km/h. Entretanto, se o estado de carga da bateria for demasiado baixo ou o condutor necessitar de mais potência e exceder o ponto de pressão do pedal do acelerador háptico, a estratégia de funcionamento inteligente comuta automaticamente: o motor de combustão arranca e assume a função de fornecer propulsão ao veículo conforme necessário.

 

No programa de condução Battery Hold, o motor de combustão e o motor elétrico funcionam coordenadamente, também em função da situação. A estratégia de atuação mantém o estado de carga da bateria quase constante para que possa ser utilizada num cenário posterior, por exemplo, ao entrar numa zona urbana de emissões limitadas.



Elementos de design específicos AMG 

O novo E 53 Hybrid 4MATIC+ pode ser reconhecido por vários elementos de "design" especiais que apelam à veia desportiva, como o revestimento do radiador específico da AMG, com lamelas verticais, integra iluminação de série. O para-choques mais agressivo com entradas de ar de maiores dimensões e a "asa" central em forma de A complementam o lote de mudanças estéticas e funcionais. Os guarda-lamas dianteiros mais largos (cada um com mais 11 mm, comparativamente ao Classe E "não AMG") criam espaço para a maior largura do eixo dianteiro. O modelo integra ainda uma entrada de ar lateral para o permutador de arrefecimento na cava da roda.

 

Os painéis de proteção das embaladeiras laterais, específicos da AMG, ligam visualmente os dois guarda-lamas. Atrás, os farolins em LED, ligados horizontalmente, conferem maior sensação de largura, com o toque final a ser o "spoiler" AMG na tampa da bagageira (limusina) e o para-choques traseiro AMG com difusor e os revestimentos redondos das duas duplas ponteiras de escape nos lados esquerdo e direito. Há, ainda, insígnias específicas do modelo híbrido nos guarda-lamas dianteiros e na traseira.

 

O E 53 Hybrid está equipado de série com jantes em liga leve de 19'', mas pode receber, em opção, jantes em liga leve de 20'' e jantes forjadas de 21''.



Interior mais atlético

 A bordo, o modelo está equipado com acabamentos interiores em madeira de freixo porosa cinzenta, com insígnia AMG iluminada, específico do E 53 Hybrid, embora o grande destaque seja para o conjunto tecnológico MBUX Superscreen com o ecrã do passageiro dianteiro disponível como opção. O sistema multimedia MBUX oferece funcionalidades específicas da AMG, bem como os menus adicionais e exclusivos AMG Performance e AMG Track Pace (opcional). A estes juntam-se os grafismos e funções específicos dos modelos híbridos. Isto inclui o menu de carregamento no painel de instrumentos e no "display" multimedia. Estes fornecem informações sobre, entre outros, o estado de carga e a temperatura da bateria de alta tensão, bem como a autonomia elétrica.

 

Os bancos desportivos AMG, com regulação elétrica, são equipamento de série. Os estofos são revestidos em pele sintética Artico/microfibra Microcut com pesponto vermelho contrastante e apresentam um grafismo exclusivo dos bancos AMG. Os bancos desportivos elétricos AMG podem ser encomendados como equipamento opcional. O equipamento de série inclui o volante AMG Performance revestido em pele Nappa com botões AMG.



Mais desportivo: Pack AMG Dynamic Plus 

Para uma experiência de condução ainda mais emocional, o "pack" opcional AMG Dynamic Plus combina pormenores de equipamento tecnológico e visual, como o volante AMG Performance, com revestimento em pele Nappa/microfibra Microcut e botões de controlo para a operação rápida dos programas de condução e outras definições da dinâmica de condução, travões compósitos de elevado desempenho e maiores dimensões no eixo dianteiro, com discos de travão de 390 x 36 mm e pinças fixas de seis êmbolos (pinças pintadas de vermelho), diferencial de bloqueio controlado eletronicamente no eixo traseiro e apoios dinâmicos do motor. Estes permitem uma ligação desportiva ou confortável do motor à carroçaria, sendo constituídos por dois cilindros interligados por um fluido magneto reológico. A sua viscosidade varia por ação de um campo magnético. Se as vibrações do motor devem ser transmitidas à carroçaria o menos possível para uma configuração orientada para o conforto, o motor de 6 cilindros em linha é ligado de forma particularmente suave. O eletroíman nos apoios é então desligado. Se o motor deve ser ligado à carroçaria com a máxima rigidez possível para uma configuração desportiva, o campo magnético é continuamente aumentado e a ligação torna-se mais rígida.

 

Nota ainda para a função "Race Start", na qual a cadeia cinemática desativa todos os limites para proporcionar a melhor aceleração possível. Para esta finalidade, o "software" explora a potência total do motor elétrico (120 kW) e do motor de combustão, bem como os binários máximos dos dois.



Edição especial ‘Edition 1’ mais equipada 

O novo E 53 Hybrid 4MATIC+ pode ser encomendado como uma edição exclusiva "Edition 1", com pintura exterior Manufaktur Cinzento Alpine sólida ou Manufaktur Branco Opalite magno, durante um ano a partir do lançamento no mercado. Esta série especial demarca-se por características estéticas especiais como os decalques laterais em preto dispostos longitudinalmente, jantes forjadas de raios cruzados AMG de 21'' em preto mate e destacadas com aros brilhantes ou as tampas dos cubos das rodas com insígnia "Edition" numa coroa de louros.

 

O "pack" Night AMG e o "pack" Night AMG II também estão incluídos, integrando elementos como o repartidor dianteiro e os frisos da linha de cintura e dos vidros com acabamento em preto brilhante, revestimentos das duas duplas ponteiras de escape em preto brilhante, vidros traseiros térmicos escurecidos, aletas e moldura da grelha do radiador em preto cromado, bem como componentes de revestimento e insígnias nos guarda-lamas dianteiros.

 

O "pack" AMG Exterior Carbono reforça a impressão visual dinâmica, com capas dos espelhos exteriores em visual carbono ou o spoiler da tampa da bagageira fabricado em carbono na variante limusina.



O interior é caracterizado pelo contraste do preto e do amarelo. Os bancos AMG Performance com revestimento em pele Nappa preta, com pesponto decorativo em amarelo e insígnias "Edition 1" nos apoios de cabeça dianteiros destacam-se, bem como os cintos de segurança em amarelo e os elementos de revestimento exclusivos AMG em carbono, com pesponto amarelo. O volante AMG Performance, revestido em pele Nappa/microfibra Microcut com pesponto decorativo em amarelo, e os painéis de proteção das embaladeiras AMG com designação "AMG" iluminada na cor amarelo, também fazem parte do equipamento. O MBUX Superscreen com display do passageiro dianteiro também é um equipamento de série.

 

E, como detalhe particular de cuidado, cada cliente recebe uma capa de proteção AMG à medida para espaços interiores, com uma insígnia "Edition 1". Com a sua camada exterior respirável, fabricada em tecido sintético resistente a rasgos e um revestimento interior antiestático de flanela, protege o veículo contra o pó e riscos na garagem.

 

Os preços serão anunciados mais tarde, bem como a data concreta do lançamento.

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