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Audi e-tron GT "contra" Ducati Panigale V4 R

Os responsáveis pelo desenvolvimento de dois projetos tão diferentes trocaram impressões e opiniões sobre o fascínio pela condução e as "performances", a segurança e a tecnologia.



Alessandro Valia, responsável pelos testes dinâmicos da Ducati, de um lado; Mattes Reiling, Project Manager da gama e-tron GT da Audi, do outro. São estes os protagonistas de uma interessante conversa sobre duas máquinas que ambos desenvolveram: na vertente das duas rodas, a Ducati Panigale V4 R; em representação do mundo automóvel, o Audi e-tron GT, mas ainda na forma de protótipo.


Depois de testarem os dois modelos – e após muitas horas de trabalho no desenvolvimento dos modelos pelos quais são responsáveis –, Valia e Reiling trocaram opiniões relativamente às emoções transmitidas pelos veículos que ajudaram a conceber, bem como falaram sobre temas tão relevantes como a segurança e a tecnologia presente nos motociclos modernos e nos automóveis elétricos.



Alessandro Valia começou por referir que ambos os modelos dispõem de muita potência, mas igualmente de todos os pré-requisitos para que dela se possa usufruir de forma segura. Referiu ainda que, no caso da Ducati, os modos de condução incorporados permitem ajustar as características dinâmicas tanto para pista como para estrada, ajudando, igualmente, a que cada condutor possa adaptar a potência às suas capacidades.


A Panigale V4 R é a versão que serve de base à moto da Ducati que compete no Mundial de Superbikes World Championship, enquanto o e-tron GT apresenta todas as competências da Audi no capítulo dos automóveis elétricos

Também Reiling o comenta, uma vez que o protótipo do e-tron GT da Audi é igualmente capaz de disponibilizar a potência de uma forma controlável, tornando a condução fácil e em algo de que se pode, efetivamente, desfrutar. O Project Manager do 100% elétrico da marca alemã adiciona ainda que, apesar da natureza desportiva de ambos os modelos, os dois foram pensados para uma utilização no dia a dia.



A presença de um cada vez maior número de tecnologias de assistência à condução também foi discutida, com a Ducati a incluir, por exemplo, sistemas como o Cornering ABS, o Ducati Traction Control e o Ducati Wheelie Control, sistemas capazes de protegerem o utilizador até quando este comete um erro. A aerodinâmica inspirada no MotoGP é outro elemento que confere mais segurança, tornando a Panigale V4 R mais estável a velocidades elevadas. Se a ideia for provocar sobreviragem, tal como o Drift Mode disponível nalguns modelos da Audi, a Panigale V4 R tem o Ducati Slide Control com funcionalidade especial: chama-se Spin on Demand.


Finalmente, depois de debaterem os desafios que enfrentam, como a implementação da mobilidade elétrica que ainda preocupa muitos utilizadores, ambos concluem a conversa concordando que o trabalho que realizam, apesar das diferenças óbvias entre os produtos, tem, efetivamente, muitos pontos em comum.

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