top of page

Donos da F1 compram MotoGP por 4,2 mil milhões de euros

Atualizado: 6 de jul.

A Liberty Media anunciou a aquisição de 86% da Dorna, entidade que organiza e detém os direitos do campeonato mais importante do motociclismo, incluindo todas as categorias de promoção (Moto2, Moto3 e Moto E)



A Liberty Media, depois da aquisição da Formula One Management, entidade promotora do Mundial de Fórmula 1, negócio concretizado em janeiro de 2017, reforçou o catálogo com a compra de 86% do Mundial de Motociclismo (MotoGP), o pináculo das competições reservadas às duas rodas, por um valor em torno dos 4,2 mil milhões de euros. No “pacote” incluem-se as duas categorias de promoção, Moto2 e Moto3, mas também os campeonatos de Moto E e Superbikes.

 

“Esta transação, para a Dorna/MotoGP, reflete um valor empresarial de 4,2 mil milhões de euros e um valor patrimonial de 3,5 mil milhões de euros”, lê-se no comunicado emitido pela Dorna na manhã deste 1 de abril.



"Estamos entusiasmados por expandir a nossa carteira de ativos líderes em desporto e entretenimento ao vivo com a aquisição do MotoGP", afirmou Greg Maffei, Presidente e Diretor Executivo da Liberty Media. "O MotoGP é uma competição global com uma base de fãs leais e entusiastas, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de receitas. Carmelo e a sua equipa de gestão construíram um grande espetáculo desportivo que podemos expandir para um público global ainda mais vasto. O negócio tem vantagens significativas e pretendemos fazer crescer o desporto para os fãs do MotoGP, equipas, parceiros comerciais e acionistas”, complementou.

 

O espanhol Carmelo Ezpeleta, ao abrigo do acordo, mantém-se como diretor-executivo do MotoGP. A sede continua em Madrid

 

Atualmente, o MotoGP é um dos campeonatos motorizados mais rentáveis, com adeptos em todo o mundo, e tem um calendário com mais de 20 fins de semana de competição em cinco continentes. Para os portugueses, o Mundial tem, ainda, os aliciantes de apresentar uma prova no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, e um português entre os pilotos participantes (Miguel Oliveira), que já venceu corridas na categoria de topo.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page