Ivan Domingues, 18 anos, estreia-se este fim de semana no Mundial de Fórmula 3, nas duas corridas da categoria integradas no Grande Prémio da Austrália, primeira ronda da edição 76 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Na estreia, no Albert Park de Melbourne, português da VAR 27.º, com 1.38,786 m, a 3.118 s do primeiro “pole position” do ano, piloto o brasileiro Rafael Câmara, 19 anos, da Trident. Este Sábado, Sprint Race (20 voltas) às 0h15 e Featura Race (23) às 22h00, horários em Portugal Continental.

Portugal, 12 anos depois da participação de António Félix da Costa no GP3 Series, campeonato que antecedeu o Mundial de Fórmula 3 criado em 2019 – fê-lo com a Carlin e terminou a temporada em terceiro, atrás do neozelandês Mitch Evans e do alemão Daniel Abt, conseguindo três vitórias, seis pódios, seis voltas mais rápidas e uma “pole position” em 16 corridas! –, volta a contar com piloto em categoria de promoção integrada nos programas de 10 rondas da Fórmula 1, sempre com duas corridas por fim de semana. Chama-se Ivan Domingues, tem 18 anos e é membro da equipa neerlandesa Van Amersfoort Racing (VAR).
Ivan Domingues, que também competiu com a VAR na Fórmula Regional Europeia (10.º em 2024, com dois pódios em 20 corridas), encontra-se somente no início da adaptação a categoria nova, muitíssimo mais competitiva e exigente, também por desconhecer alguns circuitos no “mapa” do Mundial de Fórmula 3, caso do Albert Park de Melbourne.
Este facto explica a forma cautelosa como o piloto de Leiria abordou esta primeira qualificação na categoria, principalmente durante a fase inicial da sessão, período em que registou somente um tempo, devido ao tráfego intenso no circuito. Depois, o piloto viu frustrada a possibilidade de montar pneus novos no monolugar Dallara F3 2025 com motor Mecachrome V6 3.4 (380 cv), mas diversos incidentes na pista originaram bandeira vermelha e o fim prematuro do programa.

“Foi a estreia possível. De forma a adaptar-me a uma pista que desconhecia, optei por adotar uma abordagem cautelosa e, na Fórmula 3, a qualificação é sempre um pouco caótica. A bandeira vermelha deixou-me sem a possibilidade de explorar os limites do carro, com o segundo jogo de pneus. Cada volta é uma aprendizagem e, na corrida, o objetivo é, sobretudo, acumular experiência”, disse Domingues.
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