Após a sua participação no filme “007: Spectre”, o Jaguar C-X75 regressa em formato homologado para utilização em estradas públicas, após um extenso trabalho de alterações técnicas levadas a cabo pela Callum, empresa de Ian Callum, "designer" que participou, também, no processo de desenvolvimento dos carros utilizados no filme de 2010.
A Callum completou o trabalho de legalização de uma segunda unidade do Jaguar C-X75, tornando-se assim num dos supercarros mais cobiçados do mundo. Verdadeiramente personalizado, este exemplar sucede ao esforço anterior da Callum na conversão de um dos quatro carros utilizados nas filmagens do filme “Spectre” da saga James Bond.
Esta unidade incorpora os requisitos mais minuciosos do seu proprietário, tornando-se num modelo mais dinâmico e puro na condução, em linha com o conceito original do C-X75.
Tirando partido da sua experiência anterior na conversão de automóveis do cinema para utilização em estrada, a Callum desenvolveu centenas de modificações para o “Carro 001” de forma a garantir a homologação no Reino Unido, incluindo uma motorização revista, aerodinâmica ativa e um interior luxuoso e contemporâneo que complementa a experiência de condução.
Motor V8 e aerodinâmica ativa
O motor V8 sobrealimentado está agora acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Graças ao software e eletrónica de desenvolvimento interno pela Callum, o C-X75 pode agora variar o seu carácter entre modelo mais apto para utilização diária em estrada pública ou em modo mais desportivo para condução dinâmica. Neste caso, as passagens de caixa tornam-se mais rápidas, a resposta do acelerador é mais imediata e o sistema de escape, afinado por um especialista em acústica, melhora a experiência de viagem.
Para complementar o aumento das performances, os engenheiros da Callum desenvolveram um avançado pacote de aerodinâmica ativa: a velocidades superiores a 60 km/h, proporciona força descendente adicional para aumentar a estabilidade, enquanto uma função de travão pneumático proporciona maior controlo durante as travagens bruscas. A Callum garante que todo o dinamismo foi trabalhado para oferecer maior estabilidade e reações neutras.
Na condução urbana, o Jaguar C-X75 destaca-se pelo sistema de elevação do eixo dianteiro na estrada. As jantes dianteiras originais de 20“ e traseiras de 21” estão equipadas com pneus Pilot Sport 4S da Michelin.
Desenho agressivo
Ao nível do “design”, os engenheiros da Callum despenderam mais de mil horas de trabalho no aperfeiçoamento da carroçaria, incluindo no alinhamento preciso de todos os painéis da carroçaria, o que no caso da unidade de filmagens não aconteceu, já que as cenas que incluíam o veículo não o exigiam. A pintura escolhida é a verde “Willow”, que combina tons de terra com o amarelo, inspirando-se nas cores outonais das folhas de árvores. Outros detalhes de maior preciosismo salientam o carácter distintivo do veículo, como as molduras das janelas em alumínio escovado e elementos em fibra de carbono visíveis a olho nu (como no difusor traseiro). A saída de escape tem um emblema “C-X75” gravado, numa particularidade especial.
O interior teve uma alteração mais avultada, já que quase tudo foi alterado para um ambiente mais premium e centrado no condutor, em tonas de verde escuro e creme. As superfícies contam com uma variedade de texturas em pele, ao passo que o desenho é definido por uma configuração de estilo “cabeça de seta” em que a base do para-brisas se junta à estrutura transversal formada pela consola central, estabelecendo uma divisória entre os dois passageiros.
Três comandos rotativos com ecrãs táteis integrados, todos orientados para o condutor, permitem diferentes funcionalidades, ao passo que o condutor pode também carregar o seu smartphone numa base sem fios. Vários outros comandos, incluindo o de ignição, foram instalados numa base no tejadilho, num “piscar de olho” ao mundo da aeronáutica, mantendo ao mesmo tempo a simplicidade de linhas a bordo. Foram ainda instalados um sistema de retrovisor digital, imobilizador, travão de estacionamento elétrico e um sistema de som de alta potência.
Os bancos foram escolhidos a preceito pelo proprietário, com revestimento em couro e complementados por cintos de três pontos, ao passo que o volante foi definido de forma precisa consoante os gostos do proprietário. Alguns dos elementos do interior foram produzidos com recurso à técnica de impressão aditiva (vulgo 3D) para criar formas complexas e elegantes que, anteriormente, explica a Callum, não eram possíveis.
Sobre este seu mais recente projeto, Ian Callum, que liderou a equipa que criou o automóvel em 2010 e é agora diretor de design e cofundador da empresa com o mesmo nome, “o C-X75 foi ‘aquele que escapou’ – um automóvel repleto de potencial por realizar. Combinámos os desejos do cliente com soluções cuidadosamente concebidas para levar o C-X75 à conclusão completamente satisfatória que sempre mereceu”.
Enquanto isso, vale a pena recordar a forma como o C-X75 foi criado e utilizado também para a sua participação no filme “Spectre”, de 2010.
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