top of page
Logotipo | e-auto

Dez de uma vez: Fórmula 1 "apresenta-se" em Londres

Num evento inédito realizado na Arena O2, em Londres, Inglaterra, as 10 escuderias inscritas no Mundial de Fórmula 1, disciplina que comemora 75 anos em 2025, apresentaram as decorações dos monolugares para o campeonato com arranque marcado para 16 de março, em Melbourne, Austrália. Destaque para a participação de Lewis Hamilton com as cores da Ferrari, momento que mereceu a ovação da noite.



Num formato inovador e de grande espetacularidade, os dez monolugares, pilotos e diretores de equipa desfilaram perante um recinto repleto de entusiastas da Fórmula 1. Uma a uma, em ordem inversa à da classificação do Campeonato de Construtores de 2024, as equipas foram chamadas ao palco, acompanhadas de grandes efeitos especiais em celebração também dos 75 anos da modalidade.

 

Destinado a oferecer aos adeptos da Fórmula 1 um elemento especial na introdução à temporada de 2025, que tem arranque marcado para Melbourne, “casa” do Grande Prémio da Austrália, entre 14 e 16 de março, este evento teve transmissão mundial pelas redes sociais, sendo seguido por milhões de pessoas além das que encheram o estádio londrino.



Numa noite em que se registaram muitas estreias e muitas trocas de pilotos face ao ano anterior, a maior ovação da noite foi para a penúltima equipa a surgir em palco – Lewis Hamilton, vestido de vermelho, na sua estreia oficial pela Ferrari, arrebatou os aplausos maiores dos presentes na Arena O2.



Mas não foi o único. George Russell, da Mercedes-AMG, também recebeu um grande aplauso, o mesmo sucedendo com Lando Norris, da McLaren, que foi a última equipa a apresentar o seu carro e decoração para 2025, o MCL39. “Estou muito entusiasmado com este carro. Queremos começar da melhor forma e estamos todos muito excitados pelo arranque da época”, afirmou Norris, que terminou a época de 2024 em segundo lugar, atrás de Max Verstappen, que irá prosseguir na Red Bull em 2025.



Sauber, Williams e RB 

A Kick Sauber foi a primeira equipa a revelar a sua decoração, apostando na tonalidade verde e cinzento de estilo carbono, semelhante à utilizada no GP de Las Vegas de 2024, revelando a sua dupla de pilotos inteiramente nova, composta por Nico Hulkenberg e por Gabriel Bortoleto, este também em estreia na Fórmula 1.

 

A formação de Hinwill fará em 2025 a sua derradeira temporada enquanto Sauber, já que em 2026 passará a ser a formação de fábrica da Audi.

 

A formação seguinte a revelar a sua decoração – tendo revelado o FW47 na passada sexta-feira – foi a Williams, formação que revelou as cores definitivas para 2025, com Carlos Sainz Jr. a juntar-se a Alex albon na formação britânica, que também passa a contar com um novo patrocinador principal na forma da Atlassian.

 

Apresentando uma decoração totalmente nova, predominantemente em branco, a Racing Bulls surge com a intenção de voltar à luta pelas posições pontuáveis de forma consistente, mantendo Yuki Tsunoda, mas juntando o “rookie” Isack Hadjar para o lugar de Liam Lawson, que foi recrutado para a formação principal, a Red Bull.



Haas, Alpine e Aston Martin

Depois de já ter sido apanhado em testes no circuito de Silverstone, o monolugar da Haas foi o seguinte a “desfilar” no palco da Arena O2, combinando branco e preto na decoração do carro para 2025. Novidade é também a sua dupla de pilotos, com Esteban Ocon e Oliver Bearman a terem a responsabilidade de defenderem a equipa de Gene Haas.

 

Da parte da Alpine, Jack Doohan e Pierre Gasly apresentaram as cores do carro de 2025, uma vez mais apostando na tonalidade cor de rosa (do patrocinador BWT) para alguns dos elementos da carroçaria, combinando-se com o azul típico da marca francesa do Grupo Renault.

 

Com aspirações mais fortes e depois de uma temporada abaixo das expectativas, a Aston Martin surgiu em palco com o seu AMR25 pintado em verde “British”, algo que já é tradicional, mas com uma maior predominância do preto. Esta foi uma de apenas duas equipas que mantiveram a dupla de pilotos para 2025, com Fernando Alonso e Lance Stroll a manterem-se na defesa da equipa, agora também com Adrian Newey como trunfo, no papel de engenheiro e projetista.



Mercedes-AMG, Red Bull, Ferrari e McLaren 

Na Mercedes-AMG, George Russell e Kimi Antonelli revelaram a decoração para a nova temporada, apostando na já clássica combinação de preto e prateado, com a formação alemã a ter como objetivo regressar aos triunfos de forma a disputar os títulos de Pilotos e de Construtores.

 

Rival dos últimos anos, a Red Bull foi a antepenúltima a revelar a sua decoração para 2025, após um momento de celebração da paixão pelo automobilismo e pelos automóveis. O momento foi apresentado por Christian Horner, diretor da equipa na Fórmula 1. Sem surpresa, Max Verstappen, tetracampeão do mundo, esteve em destaque, sendo acompanhado por Liam Lawson.

 

Depois, o já descrito momento da noite, com a apresentação do Ferrari SF-25, coincidindo com o aniversário do nascimento de Enzo Ferrari (18/02/1898), que mereceu um vídeo evocativo. Hamilton esteve em destaque, mas Charles Leclerc, o seu companheiro de equipa, já deixou o mote de que pretende cumprir o seu objetivo de ser campeão do mundo. Quanto ao carro, uma grande evolução face ao SF-24, com a decoração a introduzir mais branco em combinação com o vermelho.



 Por fim, a equipa campeã, a McLaren revelou o MCL39 ao público, sem surpresa com a sua combinação de cores laranja “papaia” e preta. Também sem alterar a sua dupla de pilotos, Lando Norris garantiu estar motivado para voltar a lutar pelo título, algo que Oscar Piastri também quer fazer em 2025.

 

A equipa celebrou ainda o seu nono título de campeã de Construtores com a presença de alguns dos monolugares icónicos do seu passado em palco.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page