top of page

Deportivos manuais

Atualizado: 12 de dez. de 2023

Últimos moicanos: os desportivos mais potentes com caixa manual

As caixas de velocidades manuais estão em vias de extinção na indústria automóvel e mais ainda nos superdesportivos. São cada vez mais os automáticos. Tudo pelo benefício ao conforto. Mas há um fascínio na fórmula mais purista e um grupo teima em resistir.  

As evoluções mais recentes no setor automóvel estão a fazer com que cada vez mais fabricantes substituam as caixas manuais por automáticas, com patilhas para o comando manual-sequencial no volante ou simplesmente automatizado e por agregados híbridos, de combustão e elétricos, ou exclusivamente a baterias. De qualquer modo, a magia de conduzir um desportivo com o jogo de pés em três pedais, a potenciar maior ligação homem-máquina, ainda alimenta alguns dos modelos mais rápidos e fascinantes. 

Estes são os últimos moicanos, os cinco desportivos mais potentes equipados com caixa manual.


Porsche 911 S/T - 525 cv

Novidade recente no catálogo da Porsche, o 911 S/T, com produção limitada a apenas 1963 exemplares, celebra o prazer de condução, com um design de baixo peso para uma experiência de condução purista. O modelo combina o motor boxer atmosférico 4.0 do 911 GT3 RS de 525 cv, pela primeira vez acoplado a uma transmissão manual de relações curtas. Com um peso em vazio de apenas 1380 kg, sendo 40 kg mais leve do que o 911 GT3 Touring com caixa manual, o S/T acelera dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos, com a velocidade máxima estabelecida nos 300 km/h. O preços arrancam nos € 372 048.



BMW M3 Sedan - 480 cv

A BMW faz das melhores caixas automáticas do mundo, mas para a atual geração do M3 disponibiliza o motor de 6 cilindros e 3 litros sobrealimentado por turbos, em duas versões, com 480 cv e 510 cv. A primeira conta com caixa manual de 6 velocidades, enquanto a mais potente deverá apresentar-se com caixa automática de 8 velocidades (Steptronic).




BMW M4 Coupé - 480 cv

Como o M3, também o BMW M4 é disponibilizado com o bloco de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo, com os mesmos 480 cv entregues ao eixo traseiro e com caixa manual de seis velocidades com sistema Gear Shift Assistant, que utiliza um controlo de velocidade de engrenagem para assegurar um funcionamento sem patinamento nas reduções sob travagem forte. A marca bávara anuncia aceleração  dos zero aos 100 km/h em 4,2 segundos.



Ford Mustang Mach 1 - 460 cv

Recuperando uma denominação histórica na Ford, o Mustang Mach 1 está disponível com a caixa manual da Tremec de seis velocidades com ponta-tacão automático, associada ao espetacular motor 5.0 V8 Coyote usado no Mustang GT, mas com potência esticada aos 460 cv (mais 10 cv). Para o coupé de tração traseira, a Ford anuncia zero aos 100 km/h em 4,8 segundos e 267 km/h de velocidade máxima. 



Lotus Emira - 400 cv

Sucessor do Elise, o Lotus Emira recorre ao motor 3.5 V6 de origem Toyota, com compressor mecânico, para debitar 400 cv e 430 Nm de binário máximo, associado a uma caixa manual de seis relações. O Lotus Emira V6, com tração traseira, atinge 290 km/h e acelera dos zero aos 100 km/h em 4,3 segundos, só mais 0,1 segundos do que a versão com caixa automática.



0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page