top of page

DeLorean chega ao futuro com kit de conversão para elétrico

O DeLorean DMC-12, automóvel que se tornou icónico pela sua presença na saga “Regresso ao Futuro”, recebe um kit de conversão para elétrico desenvolvido pela Electrogenic e fácil de instalar



A Electrogenic, empresa sediada em Oxford, no Reino Unido, desenvolveu um kit de conversão para o DeLorean DMC-12 que o transforma num veículo elétrico de forma fácil, seguindo a filosofia "plug and play" e com a particularidade de ser reversível.


O DMC-12 foi concebido pelo antigo executivo da General Motors John DeLorean no final da década de 1970, destacando-se pelo seu desenho revolucionário e desportivo, com autoria da Giugiaro.

A carroçaria recorria a uma combinação pioneira de materiais compósitos, como aço inoxidável, com as portas de abertura em “asas de gaivota” a ser um dos atributos distintivos do DeLorean. O fundador da companhia chegou a trabalhar com a Lotus para concretizar o seu modelo, antes de estabelecer uma linha de montagem própria, em Belfast, na Irlanda do Norte, após um investimento avultado do governo britânico.



Apesar de dificuldades financeiras, o DMC-12 ficou pronto para comercialização nos Estados Unidos em apenas 28 meses, recorrendo a um motor V6 de origem Peugeot/Renault/Volvo de apenas 130 cv, um valor baixo para aquele que pretendia ser um modelo desportivo. Apesar disso, tornou-se num sucesso, com mais de 9.000 unidades produzidas antes de a companhia declarar falência no final de 1982. A sua participação na saga de filmes com Michael J. Fox e Christopher Lloyd ajudou à sua popularidade, que se mantém até aos dias de hoje.



Eletrificar um ícone 

Agora, o DMC-12 chega à modernidade, graças ao trabalho da Electrogenic, especialista em tarefas de conversão e com equipas dedicadas para as áreas de programação e produção. As equipas de engenharia trabalharam numa solução de conversão elétrica capaz de ser acomodada dentro da estrutura de um automóvel atual, utilizando modelação por computador e a maximização do espaço disponível.

 

O kit de conversão consiste numa bateria de 43 kWh no lugar do tanque de combustível sob o compartimento dianteiro para bagagens e acima do motor na traseira, sem necessidade de cortar ou alterar qualquer elemento da estrutura original do carro. Dessa forma garante a possibilidade de reverter a conversão.

 

As baterias alimentam um motor elétrico de 218 cv (160 kW) e 310 Nm, associado a uma caixa de relação única e tração traseira. Esta alteração apenas aumenta o peso do DMC-12 em 40 kg em comparação com a variante de motor de combustão.



Com maior potência e peso contido, a aceleração dos 0 aos 96 km/h (0-60 mph) cumpre-se em pouco menos de 5 segundos, o que é uma grande melhoria face aos 10 segundos exigidos no caso da versão V6. A travagem regenerativa ajustável também está presente, bem como modos de condução distintos, entre o mais eficiente “Eco” e o desportivo “Sport”.


A autonomia ronda os 240 km com um único carregamento, enquanto a capacidade “Vehicle-to-Load” (V2L) também está presente para carregar dispositivos como computadores ou até outro veículo elétrico. Tecnologicamente, o primeiro DMC-12 convertido está equipado com Apple CarPlay, ar condicionado melhorado e painel de instrumentos melhorado.



"Desde a fundação da Electrogenic em 2018, temos visto um grande interesse de todo o mundo na perspetiva de uma conversão do DeLorean EV. Com o seu design de ficção científica - ainda de fazer cair o queixo mais de 40 anos depois - e o seu motor pouco convincente, é realmente o candidato perfeito para a conversão para propulsão elétrica. Temos agora o prazer de revelar ao mundo o nosso pacote de conversão "plug and play". Desenvolvido inteiramente na nossa empresa, utilizando a nossa tecnologia exclusiva, dá ao DMC-12 o desempenho desportivo que a sua forma futurista sempre mereceu", refere Steve Drummond, CEO da Electrogenic.



O pacote de conversão para o DeLorean é a mais recente adição à gama da Electrogenic de kits de conversão de veículos elétricos "plug and play", que já inclui opções para o Land Rover Defender, Jaguar E-type, Mini clássico e Porsche 911. A empresa também é conhecida pelas suas conversões à medida, com projectos recentes a incluírem um Rolls-Royce Phantom II de 1929 eletrificado para a estrela de Hollywood Jason Momoa.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page