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Foto do escritorJosé Caetano

Defender 110 OCTA tem 635 cv!

Atualizado: 10 de jul.

O “grito do Ipiranga" do Defender: coincidindo com a introdução da versão de topo OCTA, na variante 110, que tem V8 com 635 cv de origem BMW, o modelo torna-se autónomo da Land Rover e apresenta-se como marca própria. Preço de referência em… Espanha: 207.405 € (Edition One por 228.550 €).



A Jaguar Land Rover conta com Sport Utility Vehicle (SUV) novo, que estreia marca no consórcio britânico, na sequência da decisão de separar o Defender dos outros automóveis na gama do fabricante de 4x4 (decidiu-se o mesmo para o Discovery e o Range Rover, antecipando-se, por isso, novidades para breve)! Chama-se OCTA, posiciona-se no topo da gama e tem o Classe G da Mercedes-AMG como “alvo”. E, facto não menos importante, desenvolveu-o a Special Vehicle Operations (SVO), a divisão comandada pelo ex-Ford Performance (e SVT) Jamal Hameedi, engenheiro que esteve envolvido nos programas de desenvolvimento de diversas gerações da F-150 Raptor e da primeira Range Raptor.


O OCTA tem 4,76 m de comprimento e fabrica-se apenas com 5 portas e 5 lugares, como os Defender 110 comercializados pela Land Rover.

No entanto, apresentam-no como automóvel com mais e melhores capacidades tanto na estrada como em todo-o-terreno, devido à otimização do chassis, sobretudo ao nível da suspensão, às mudanças no sistema de refrigeração e, ainda, à adoção de mecânica com 635 cv e 750 Nm (800 Nm, ativando o controlo de arranque Dynamic Launch)!



O V8 de origem BMW tem 4,4 litros, sistema de sobrealimentação com dois turbos e tecnologia híbrida de 48 V, com motor elétrico alimentado por bateria de iões de lítio integrado no módulo da caixa automática de 8 velocidades produzida pela ZF. Todos estes componentes foram otimizados para adaptação ao funcionamento de motor tão enérgico.


O Defender OCTA tem tração integral que conta com redutora e diferencial posterior com relação de transmissão específica.

As “performances” são surpreendentes, considerando as dimensões e o peso do SUV: arranque 0-100 km/h em 4 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h – o cumprimento destes números pressupõe, no entanto, o recurso a equipamentos pneumáticos específicos integrados na lista de opcionais (Michelin Primacy com a medida 275/50 R22); de série, jantes de 20’’ e pneus BF Goodrich 275/60.



No OCTA, sistema de suspensão 6D Dynamics com molas pneumáticas (admitem a regulação em altura) e amortecedores controlados eletronicamente que operam em “rede”, uma vez que estão interligados por circuito hidráulico. Assim, registam-se menos movimentos da carroçaria durante a condução desportiva e promove-se o conforto e a suavidade de rolamento sempre que o ritmo é mais relaxado – numa autoestrada, por exemplo. Neste sistema, possibilidade de regulação individual da compressão e da extensão de cada amortecedor.

 

A suspensão 6D Dymanics explica o crescimento de 28 mm na altura livre ao solo, na comparação com as outras versões do 110 (291 mm), o que melhora, também, as capacidades nas passagens a vau, que aumentam 100 mm, para 1000 mm – ou um metro! A equipa que trabalhou no desenvolvimento do OCTA melhorou, ainda, o desenho e a geometria de todos os componentes e o funcionamento do controlo eletrónico do sistema. Complementarmente, em parceria com a Brembo, recurso a travões com discos maiores e mais potentes e resistentes à fadiga (os dianteiros têm 400 mm de diâmetro, os traseiros “apenas” 360 mm).



O Defender OCTA tem modo de condução exclusivo (chama-se… OCTA) preparado para o fora de estrada – adapta automaticamente o funcionamento dos elementos com impacto na condução e na dinâmica (ABS, controlos de estabilidade e tração, direção e suspensão), aumenta a sonoridade do escape, iluminação ambiente do interior em vermelho e apresentação das informações sobre forças longitudinais e transversais no painel da instrumentação. Qual cereja no topo do bolo, as patilhas para controlo do modo manual-sequencial da caixa encontram-se iluminadas nas extremidades!



O OCTA mantém o controlo de modos de condução Terrain Response, que admite a adaptação do automóvel a diversos tipos de superfície – Comfort e Dynamic em estrada e autoestrada, Relva/Gravilha/Neve, Lama, Areias e Rochas para o todo-o-terreno.


No Edition One, Defender 110 OCTA com pintura “Faroe Green”, apontamentos em fibra de carbono laminada e jantes de 20’0’. Esta edição tem produção limitada ao primeiro ano de comercialização de modelo disponível para encomenda já a partir de dia 31.

Visualmente, automóvel com imagem diferenciada e diferenciadora, com para-choques específicos que melhoram, também, os ângulos de ataque e saída, jantes de 20’’ a 22’’, cores exteriores e interiores novas, bancos Performance com apoios de cabeça integrados e volante com comandos diretos para a ativação dos programas desportivos Performance e OCTA.

 


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