Há comandante novo na edição 47 do Dakar, a sexta consecutiva cumprida, integralmente, na Arábia Saudita. Cumprindo a "especial" do dia em menos 12.50 m que o sul-africano Henk Lategan (Toyota Gazoo Racing), o piloto saudita Yazeed Al Rajhi, num Toyota Hilux Evo da Overdrive Racing, assumiu a liderança da classificação, com 7.09 m de vantagem sobre o ex-primeiro. Nas motos, a KTM “soma e segue”, com o argentino Luciano Benavides a dar à marca austríaca a sétima vitória neste rali.
Mais uma reviravolta na edição-2025 do Rali Dakar, com Yazeed Al Rajhi, num Toyota Hilux Evo da Overdrive Racing a saltar para o comando da classificação nos automóveis, depois de ter sido o terceiro mais rápido na nona etapa, entre Riade e Haradh, ganha pelo catari Nasser Al-Attiyah, num Dacia Sandrider.
Nasser Al-Attiyah, à nona etapa, comemorou o primeiro triunfo nesta edição 47 do Dakar, num Dacia Sandrider
Al-Attyah, vencedor do Dakar em 2011, 2015, 2019, 2022 e 2023, terminou os 589 km de etapa que teve 357 km ao cronómetro com 2.47 m de vantagem sobre Guillaume de Mévius, num Mini JCW da X-raid Mini. O catari obteve, assim, o primeiro triunfo no Dakar de 2025 e ao volante do Dacia Sandrider, conseguindo, também, aproximar-se, e de forma substancial, do terceiro lugar na classificação, havendo agora apenas 31 s a separá-lo do sueco Mattias Ekström (Ford Raptor da Ford M-Sport), "apenas" quarto numa "especial" que completou com um furo.
A dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro continua a efetuar uma prova muito boa, com a formação do Mini JCW da X-raid a finalizar a etapa em décimo lugar, gastando mais 14.48 m do que a equipa vencedora.
Ferreira e Palmeiro conseguiram o 10.º melhor registo do dia, mantendo-se na nona posição da classificação do rali
Na categoria Challenger, o argentino David Zille (DaklaPack Rallysport) fez o melhor tempo, com meros 11 segundos de vantagem sobre o catari Abdulaziz Al-Kuwari (Nasser Racing), ficando outro piloto do Catar, Khalifa Al Attiyah, irmão mais novo de Nasser e também membro da Nasser Racing, no terceiro lugar.
Nicolas Cavigliasso (Team BBR) fez o quarto tempo e ganhou cerca de dois minutos a Gonçalo Guerreiro, português que tem ao lado o brasileiro Cadu Sachs (Red Bull Off-Road Jr Team USA) e está, agora, a 27.58 m do comandante. Paul Spierings (Team Rebellion & Spierings) teve um mau dia e perdeu bastante tempo, mantendo o terceiro lugar, agora a mais de uma hora do líder. A dupla Mário e Rui Franco (Francosport) fez o 11.º tempo e ocupa posição igual na classificação.
Na categoria Challenger, a diferença entre o primeiro, Cavigliasso, e o segundo, Guerreiro, é de 27.58 m
Nos SSV, Francisco “Chaleco” Lopez (Can-Am Factory Team) voltou a vencer, com 1.11 m de vantagem sobre Brock Heger (Sébastien Loeb Racing), ao passo que Jeremias Ferioli (Can-Am Factory Team) fez o terceiro melhor tempo. A dupla portuguesa João Monteiro/Nuno Morais (South Racing Can-Am) esteve em bom plano, efetuando o quinto tempo, com mais 5.52 m, ao passo que a dupla Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Old Friends Rally Team) finalizou a etapa em sétimo, com mais 10.37 m.
Na categoria, Heger lidera confortavelmente, com quase duas horas de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Xavier de Soultrait. “Chaleco” Lopez é terceiro, a cerca de 17 minutos do segundo. A dupla Pinto/Oliveira segue em quarto lugar, a uma hora do lugar mais baixo do pódio e também com uma vantagem larga para o seu perseguidor Jerome de Sadeleer (MMP). A dupla Monteiro/Morais está em sexto lugar.
KTM igual a 2018
Nas duas rodas, Luciano Benavides (KTM) repetiu o triunfo de 2023 numa etapa também entre Riade e Haradh, terminando a classificativa com 1.54 m de vantagem sobre Adrien Van Beveren (Honda), o segundo mais rápido. Daniel Sanders (KTM) terminou na terceira posição, a 3.04 m, seguido por Ricky Brabec (Honda) e Skyler Howes (Honda). Para Tosha Schareina (Honda), a etapa não correu da melhor forma, tendo o espanhol sofrido uma queda aparatosa - finalizou a etapa em sétimo, a 6.46 m de Benavides.
Na classificação, o resultado de hoje permitiu a Sanders reforçar a sua liderança, tendo agora 14.45 m de vantagem sobre Schareina, com este a ter de preocupar-se com a aproximação de Van Beveren ("só" cerca de seis minutos separam o segundo do terceiro).
Piloto australiano Daniel Sanders consolidou a primeira posição entre as duas rodas
Nota para o facto de a KTM ter conseguido obter hoje a sua sétima vitória numa só edição do Dakar, o que já não sucedia desde 2018, quando Sam Sunderland (2), Antoine Meo (2), Toby Price (2) e Matthias Walkner (1) conseguiram igual número de triunfos para a marca austríaca numa prova que teve, então, 14 etapas. Este ano, a contagem divide-se em cinco triunfos para Sanders e dois para Benavides.
Quanto aos dois “motards” portugueses em ação, Rui Gonçalves (Sherco) foi o 19.º mais rápido, perdendo 24.47 m para Benavides, enquanto Bruno Santos (Husqvarna) registou o 30.º trempo, com mais 43.42 m do que o vencedor da "especial". Na geral, o piloto da Sherco continua à porta do “top-10”, situando-se em 11.º, a apenas dois minutos do seu colega de equipa, Lorenzo Santolino. Já Santos é 44.º.
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