top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Dakar/Etapa 8: Lategan mais primeiro

Atualizado: há 16 horas

O sul-africano Henk Lategan, mesmo pressionado pela aproximação dos rivais mais diretos na luta pela vitória na edição de 2025 do Fakar, entre os automóveis, venceu a oitava etapa do rali na Arábia Saudita, num Toyota Hilux Evo da Toyota Gazoo Racing, ganhando mais de 5 m ao segundo classificado na classe, o piloto saudita Yazeed Al Rajhi (Overdrive Toyota). Nas motos, o argentino Luciano Benavides (KTM) foi o mais rápido do dia e o australiano Daniel Sanders (KTM) manteve a primeira posição na competição.



Henk Lategan venceu a oitava etapa desta edição do Dakar, saboreando o sucesso em Riade, capital da Arábia Saudita, curiosamente o local em que comemorou o primeiro êxito da carreira no rali, em 2022. O piloto sul-africano da Toyota Gazoo Racing obteve o seu segundo sucesso de 2025, depois do triunfo no prólogo, conseguindo, assim, ampliar a sua vantagem no comando entre os automóveis.

 

Na etapa de hoje, Lategan, num Hilux Evo da categoria de topo (T1+), derrotou o parceiro de equipa e compatriota Guy Botterill por 1.47 m. Na terceira posição, terminou o francês Mathieu Serradori, no CR7 da Century, a 4.04 m.


Nos automóveis, saudita Al Rajhi foi apenas sexto nesta oitava etapa, perdendo mais 5.20 m para o sul-africano Lategan

Al Rajhi, num Toyota Hilux da Overdrive Racing foi apenas sexto na etapa, perdendo 5.20 m para Lategan. Agora, o saudita encontra-se a 5.41 m do comandante. No entanto, o saudita não foi o único piloto a perder tempo para o sul-africano. O sueco Mattias Ekstrom, num Raptor da Ford M-Sport, sofreu com o facto de ter de abrir a estrada e perdeu 18.30 m para o líder do rali (manteve a terceira posição, mas está já a 28.55 m da frente do rali...).



Quanto a Nasser Al Attiyah (Dacia Sandrider), que diz ainda acreditar no triunfo, também voltou a perder tempo e, agora, está a 34.14 m do sul-africano no comando do Dakar.

 

A dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro, no Mini JCW da X-raid Mini, terminou a etapa com o oitavo tempo. Perde 6.42 m para o comandante da rali, mas manteve a nona posição

Na classe Challenger, o espanhol Pau Navarro (Team BBR) obteve a primeira vitória no rali, ganhando a etapa com 1.23 m de vantagem sobre Paul Spierings (Team Rebellion & Spiriengs), enquanto Gonçalo Guerreiro, navegado pelo brasileiro Cadu Sachs (Red Bull Off-Road Jr Team USA), fez o quarto tempo, a 6.12 m do vencedor. Com Nicoals Cavigliasso (Team BBR) a ter um dia menos positivo (sétimo tempo, a vantagem do argentino sobre Guerreiro baixou para 25.49 m, com Spierings na perseguição, em terceiro, a 32.54 m.



A dupla Mário e Rui Franco (Francosport) terminou em 12.º, enquanto Rui Carneiro, navegado por Ola Floene (G Rally Team), foi 21.º. Na geral, os primeiros encontram-se em 15.º posto, enquanto o segundo é 21.º.


Na classe Challenger, a vantagem de Cavigliasso sobre Guerreiro baixou para 25.49 m. Spierings, o terceiro, está a 32.54 m do líder

 

Nos SSV, o triunfo na oitava etapa foi do argentino Jeremias Ferioli (Can-Am Factory Team), que deixou Brock Heger (Sébastien Loeb Racing) a 2.38 m. Entre os portugueses, a dupla João Monteiro/Nuno Morais (South Racing Can-Am) fez o nono tempo e a dupla Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Old Friends Rally Team) conseguiu o 11.º.


Heger continua a liderar a prova de forma confortável, dispondo de 1:41.26 h de vantagem sobre Xavier de Soultrait (Sébastien Loeb Racing), enquanto Alexandre Pinto está no quarto posto e cada vez mais distante do terceiro, Francisco “Chaleco” Lopez (Can-Am Factory Team). Monteiro/Morais estão no nono lugar e Dias/Reis no 17.º.


Entre os inscritos na classe SSV, portugueses Monteiro/Morais em nono e Dias/Reis em 17.º

 

Nas motos, o argentino Luciano Benavides (KTM) foi o mais rápido e deixou o francês Adrien Van Beveren (Honda) a 2.08 m. O espanhol Tosha Schareina (Honda) conseguiu o terceiro melhor tempo, a 2.14 m. O australiano Daniel Sanders (KTM) conseguiu o sétimo registo do dia, mas continua a ter uma vantagem relevante na classificação, já que Schareina está a 11.03 m. Van Beveren é terceiro, a pouco mais de 21 minutos.



Rui Gonçalves (Sherco) "assinou" o 10.º melhor tempo da etapa, encontrando-se, agora, à "porta" do "top-10", na 11.ª posição. Bruno Santos (Husqvarna) ocupa a 47.ª, após o 34.º registo nesta oitava etapa.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page