O piloto brasileiro Lucas Moraes venceu a sétima etapa do Dakar-2025, em Toyota Hilux Evo da Toyota Gazoo Racing, mas a notícia do dia é a luta cada vez mais intensa pelo comando entre os automóveis, com o sul-africano Henk Lategan, também em Hilux da Toyota Gazoo Racing, a ver a sua vantagem sobre o saudita Yazeed Al Rajghi (Hilux da Overdrive Racing) a diminuir para apenas 21 segundos. Entre as motos, Daniel Sanders (KTM) vence outra vez, consolidando a primeira posição na categoria.
O brasileiro Lucas Moraes, depois dos problemas mecânicos no protótipo T1+ da Toyota Gazoo Racing, o GR DKR Hilux, que originaram a perda de mais de três horas só ontem, procurou recuperar algum do muito tempo perdido na "especial" de hoje (Al Duwadimi-Al Duwadimi, num total de 709 km, com 412 ao cronómetro) e, aproveitando-se do facto de arrancar depois dos primeiros classificados na catagoria, foi o mais rápido nesta etapa 7 e, assim, recuperou, parcialmente, da desastrosa prestação da véspera.
O brasileiro tornou-se no sétimo vencedor diferente desta edição do Dakar e, apesar de já não ter ambições de lutar pelos lugares cimeiros (é apenas 19.º classificado, a 4:15,13 horas do comadante), não baixa os braços e conseguiu a segunda vitória da carreira nesta prova, com 7.41 m de vantagem sobre o sueco Mattias Ekström e 9.28 m sobre o norte-americano Mitch Guthrie, ambos aos comandos dos Raptor T1+ da Ford M-Sport.
Henk Lategan perdeu cerca de seis minutos para o seu principal rival na luta pela vitória entre os automóveis, Yazeed Al Rajhi. João Ferreira, mantém o nono lugar na classificação geral.
Na geral, o sul-africano Henk Lategan perdeu 19 minutos para Moraes e cerca de seis para o seu principal adversário na luta pelo triunfo deste Dakar, o saudita Yazeed Al Rajhi, num Toyota da Overdrive, com a diferença entre os dois a diminuir para somente 21 segundos! E o piloto sueco Mattias Ekström também tem, ainda, uma palavra a dizer, já que está apenas a 10.25 m do comandante.
Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider) continua no quarto lugar, a 21.57 m de Lategan, procurando, também, recuperar dos problemas que o atrasaram neste Dakar.
Hoje, a dupla lusa João Ferreira/Filipe Palmeiro, num Mini JCW da X-raid Mini, esteve mais discreta, depois do segundo lugar na véspera. Conseguiu apenas o 31.º tempo, perdendo pouco mais de meia hora para o comandante, mas mantendo o nono lugar nos automóveis.
Na categoria Challenger, o norte-americano Corbin Leaverton (Red Bull Off-Road Jr Team USA) venceu a etapa, com apenas 24 segundos de vantagem sobre o saudita Yasir Seaidan (Team BBR). Pau Navarro (Team BBR) foi terceiro, a 3.38 m.
Na classe Challenger, Gonçalo Guerreiro fez o quarto tempo, gastando mais 4,46 m do que o vencedor, e ganhou cerca de 4.30 m ao líder da classificação, Nicolás Cavigliasso. No entanto, o argentino mantém vantagem confortável sobre o português, que é segundo: 30.37 m!
Gonçalo Guerreiro, navegado pelo brasileiro Cadu Sachs (Red Bull Off-Road Jr Team), fez o quarto tempo e ganhou cerca de 4.30 m ao líder, o argentino Nicolás Cavigliasso (Team BBR), havendo agora cerca de meia hora a separar os dois primeiros na categoria.
Rui Carneiro, navegado pelo norueguês Ola Floene (G Rally Team) fez o nono tempo, enquanto a dupla Mário e Rui Franco (Francosport) fez o 12.º tempo. A equipa está em 18.º lugar, enquanto Carneiro aparece mais atrás, em 26.º.
Nos SSV, Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira formam a dupla portuguesa melhor classificada
Nos SSV, Jeremías González Ferioli (Can-Am Factory Team) alcançou a sua primeira vitória nesta edição e o segundo da sua carreira após um triunfo no Dakar de 2023. O argentino superou Brock Heger (Sébastien Loeb Racing Team) por 51 segundos, mas o americano consolidou a sua liderança, aproveitando o azar de Xavier de Soultrait (Sébastien Loeb Racing Team), que ficou sem direção assistida e perdeu quase meia hora. A diferença entre ambos na classificação é agora de quase 1:36 h.
A dupla João Monteiro/Nuno Morais (South Racing Can-Am) fez o quinto tempo, enquanto a dupla João Dias/Gonçalo Reis (Santag Racing) assinou o 11.º, terminando imediatamente à frente da dupla portuguesa melhor classificada na categoria, Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Old Friends Rally Team). Nota, ainda, para o décimo lugar de Monteiro/Morais.
Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM) conquistou a sua quinta vitória nesta dição do Dakar e reforçou a primeira posição
Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM) conquistou a sua quinta vitória em etapas na atual edição do Dakar, consolidando a primeira posição na categoria, com uma vantagem confortável (15.33 m) sobre o segundo classificado, o espanhol Tosha Schareina (Honda). O terceiro, o francês Adrien Van Beveren (Honda), encontra-se a 26.07 m.
Sanders tornou-se no primeiro “motard” a vencer cinco especiais num único Dakar desde 2016, ano em que o seu compatriota Toby Price conseguiu a mesma proeza.
Quanto aos portugueses, Rui Gonçalves (Sherco) fez o oitavo tempo na etapa e está agora em 13.º. António Maio (Yamaha) abandonou com problemas mecânicas na sua moto, pelo que o outro “resistente” luso nesta categoria é Bruno Santos (Husqvarna), que fez o 37.º tempo e ocupa a 49.ª posição.
Esta segunda-feira, mais 733 km na "agenda", incluindo 483 ao cronómetro, entre Al Duwadimi e Riade, a capital da Arábia Saudita, país que recebe o Rali Dakar pelo sexto ano consecutivo.
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