top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Dakar/Etapa 2: Baciuska ganha, Sainz abandona!

A organização do Dakar corrigiu a classificação da etapa 2, com formato de “maratona”, retirando o triunfo ao saudita Yazeed Al Rajhi (Overdrive Toyota) e entregando-o ao parceiro de equipa lituano Rokas Baciuska. Esta mudança não altera a classificação nos automóveis, categoria que perdeu o vencedor da edição do ano passado, Carlos Sainz (Ford M-Sport).



No final da 1.ª etapa “maratona” da edição 47 do Dakar, rali na Arábia Saudita que termina apenas no dia 17, o saudita Yazeed Al Rajhi (Overdrive Toyota) foi declarado vencedor, mas a organização corrigiu o resultado algumas horas depois do final dos 947 km ao cronómetro cumpridos durante dois dias e acabou por entregar a vitória ao lituano Rokas Baciuska, também num Hilux T1+ da equipa Overdrive Toyota.

 

De acordo com os comissários desportivos, a dupla Baciuska/Oriol Mena foi prejudicada durante reabastecimento, acabando, por isso, por creditar-lhe todo o tempo perdido nessa operação (12 m), decisão que decidiu a vitória na "especial". É o 1.º triunfo do lituano de 25 anos na categoria principal do Dakar.



Na geral, o sul-africano Henk Lategan (Toyota Gazoo Racing) mantém o comando, com 4.45 m de vantagem sobre Al-Rajhi, enquanto o cataria Nasser Al-Attiyah, em Dacia Sandrider, marca e máquina estreantes no rali mais importante do calendário do W2RC, é 3.º, a 11.14 m do comandante. Já Baciuska, nesta "maratona", progrediu de 135.º para 33º!


Carlos Sainz sai de cena 

As aspirações do espanhol Carlos Sainz (Raptor T1+ da Ford M-Sport) à repetição do triunfo que conseguiu, de forma surpreendente, no ano passado, num Audi RS Q e-tron, saíram goradas, depois de capotar no primeiro dia da "especial". O madrileno de 62 anos perdeu muito tempo (encontrava-se já a 1:28 do comandante), mas manteve-se na competição. Todavia, durante a assistência ao protótipo, a equipa de mecânicos encontrou diversos danos estruturais na proteção do "cockpit" que impuseram "adeus" precoce à competição do campeão mundial de ralis de 1990 e 1992. Sainz tem mais quatro vitórias no Dakar: 2008 (VW), 2010 (VW), 2018 (Peugeot) e 2020 (Mini).




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page