Seth Quintero (Toyota) venceu a primeira etapa do Dakar 2025 nos Autos, enquanto Daniel Sanders (KTM) foi o mais rápido nas Motos. No primeiro dia de competição a sério, os portugueses estiveram em bom plano, com destaque para João Ferreira (X-raid Mini) em sexto na classe principal (Ultimate) e Gonçalo Guerreiro (Red Bull Jr. Team USA) em segundo nos Challenger.
Na primeira etapa verdadeiramente competitiva do Dakar de 2025, disputada em Bisha, na Arábia Saudita, Seth Quintero e Dennis Zenz, num Toyota Hilux, garantiram a primeira posição da tirada, embora apenas depois de os comissários terem revisto a classificação e creditado à dupla os 95 segundos em que estiveram parados para prestar auxílio a Lara Sanz, que sofreu um acidente.
Guerlain Chicherit (X-raid Mini), inicialmente creditado com o triunfo na etapa, acabou por ficar com o segundo lugar, gastando mais 55 segundos do que Quintero, ao passo que Saood Variawa (Toyota Hilux) ficou com o terceiro tempo, cumprindo a etapa em mais 1m48s.
Apesar de ser ainda uma fase muito inicial da prova, chama já a atenção do facto de alguns dos favoritos aos lugares cimeiros terem perdido muito tempo, muitos dos quais gastando mais de dez minutos. Porém, tal terá sido uma jogada estratégica, aliviando o ritmo para não terem de iniciar as 48 horas da etapa crono demasiado perto da frente. A exceção foi Carlos Sainz (Ford M-Sport), que amanhã de manhã sairá em oitavo, enquanto Nasser Al-Attiyah (Dacia), Yazeed Al Rajhi (Overdrive Toyota) e Sébastien Loeb (Dacia) partem mais atrás, mas em posição teoricamente preferencial.
Enquanto isso, João Ferreira e Filipe Palmeiro, a bordo de um Mini JCW da X-raid, terminou o primeiro dia com um sexto lugar, com mais 2m38s do que o registo de Quintero.
Nas Motos, Daniel Sanders (KTM) começou o Dakar ao ataque e venceu a primeira etapa com 2m04s de vantagem sobre o seu rival Ricky Brabec (Honda), ao passo que Ross Branch (Hero) firmou o terceiro melhor tempo do dia, com mais 2m26s do que Sanders. Mas o ritmo de Sander foi mesmo impressionante e “cravou” já uma diferença de 25 minutos entre ele e o décimo classificado.
Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor dos representantes portugueses na primeira etapa, ficando com o 16º tempo, mas já a 33m24s do líder, enquanto António Maio (Yamaha) foi 34º, cumprindo a classificativa cronometrada em mais 49m41s, com Bruno Santos (Husqvarna) a ser o 36º, com mais 50m32s do que o vencedor. Já para o luso-alemão Sebastian Bühler (Hero) a tirada inicial foi madrasta, acabando por abandonar devido a acidente, no qual lesionou o ombro ao km 68.
Nos Challenger, Nicolas Cavigliasso (Team BBR) venceu a tirada, com a dupla composta pelo português Gonçalo Guerreiro, navegado pelo brasileiro Cadu Sachs (Red Bull Off-Road Jr Team USA), a ficar com o segundo tempo, perdendo apenas 4 segundos! Mas, não foi o único piloto luso em boa forma. Ricardo Porém e Nuno Sousa (MMP) ficaram com o sexto tempo, gastando mais 15m46s do que os vencedores.
Também na categoria Challenger, a dupla Luis Portela Morais e David Megre (G Rally Team) cumpriram a etapa na 14ª posição, com mais 32m17s, ao passo que a dupla Rui Carneiro e Ola Floene (G Rally Team) finalizou a etapa em 16º lugar, com mais 46m03s. Mais atrás, ainda, a dupla Pedro Gonçalves e Hugo Magalhaes (Franco Sport) fizeram o 28º tempo, com mais 1h28m, enquanto a dupla Maria Gameiro e José Marques (X-Raid Team) fizeram o 38º tempo. A dupla Mário Franco e Rui Franco (Francosport) ainda não chegou ao final da etapa, sofrendo já problemas graves neste primeiro dia.
Na categoria SSV, ganha por Xavier de Soultrait (Sébastien Loeb Racing), também houve portugueses em boa forma, com a dupla Alexandre Pinho e Bernardo Olveira (Old Friends Team) a terminarem em quinto, logo à frente de mais uma dupla lusa, composta por João Dias e Gonçalo Reis (Santag Racing). Fausto Mota, a navegar Enrico Gaspari (TH Trucks) terminou em sétimo.
Carlos Vento e Jorge Brandao (Old Friends Rally Team) ficaram com o 11º tempo, ao passo que a dupla João Monteiro e Nuno Morais (South Racing Can-Am) foi 17ª.
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