Um autêntico sucesso de vendas da marca romena do Grupo Renault, fabricante no topo da lista de compras de muitos clientes particulares no mercado europeu, o SUV compacto tem desenho novo e pacote tecnológico reforçado, atributos valorizados pelo público-alvo. Na base da gama, motorização Eco-G a gasolina e GPL.
É incontornável olhar-se para o Duster como um muito bom exemplo da progressão da Dacia no mercado automóvel europeu. O Sport Utility Vehicle (SUV) compacto ajudou a cimentar a presença da marca nos anos de crise económica e, agora, chega a esta terceira geração com uma imagem renovada de fio a pavio, de forma a alinhar-se com a estratégia de que a imagem também tem de ser uma âncora da ambição de mais crescimento.
O Duster tem postura altiva e visual atrativo, sobretudo quando observado de frente, graças à grelha alinhada com os faróis, cuja assinatura luminosa é um prolongamento dos elementos coloridos da grelha, inspirando, dessa forma, uma sensação de continuidade. Além disso, as proteções inferiores e as cavas das rodas em material reciclado, o “starkle”, atribuem-lhe um aspeto robusto, imagem consolidada quer pelas dimensões muito generosas das jantes (18’’ na versão ensaiada), quer pela altura ao solo generosa. Ainda em termos estéticos, mais dois pontos a destacar: o ícone de reciclagem nas laterais e o formato esculpido do “capot”, que tem maior impacto quando visto a partir do interior.
O interior do Duster combina formas airosas com muito espaço (permite acomodar, de forma generosa, uma família pequena, com habitabilidade folgada, sobretudo nos bancos de trás – a altura interior e a amplitude para as pernas dos ocupantes são parâmetros positivos). Os bancos apoiam bem o corpo e, na versão Extreme, têm revestimentos mais cuidados.
Em termos de construção, num painel de bordo com linhas horizontais, encontram-se, sem surpresa, plásticos duros a mais. Ainda assim, para progressos na perceção de qualidade, muitos têm padrões texturizados, um detalhe engenhoso da marca romena. Noutros locais, como nas saídas da climatização, os apontamentos em bronze garantem uma imagem mais distinto. Na ergonomia, elogio à manutenção de comandos físicos para o ar condicionado, o que facilita o seu manuseamento durante a condução. O sistema YouClip apresenta-se como como criativo, por permitir montar diferentes acessórios em pontos cirúrgicos do habitáculo e da bagageira para arrumar ou prender objetos, ou instalar uma lanterna, por exemplo.
Melhor na tecnologia
Tecnologicamente, o Duster novo tem painel de instrumentos digital de 7’’, com a hipótese de seleção de grafismos e informações, mas sem a qualidade que encontramos noutro modelos. Isto é, a apresentação nunca varia muito, mas a solução contribui para a imagem moderna do Dacia. Ao centro, ecrã tátil de 10,1’’, de utilização rápida e leitura fácil, que serve de base ao sistema Media Nav Live (integra o Pack Techno: 650 €), que tem atuação descomplicada (à Dacia!) e não dispensa elementos essenciais como a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, ou aplicações como o Spotify.
Na versão Extreme, a mais equipada, detalhes como os tapetes em borracha com alto relevo dão um toque de qualidade suplementar, sendo também um elemento que pode encontrar-se na bagageira, para proteção do piso da plataforma de carga. Nota para a ótima capacidade da mala, com o tanque de GPL a não afetar nem o espaço, nem a funcionalidade, uma vez que a plataforma CMF-B está preparada para estas soluções.
Muita autonomia
A Dacia mantém a aposta no GPL para incrementar a autonomia, baixar as emissões de CO2 e, aspeto não menos relevante, reduzir os custos de operação, aqui por inerência do preço deste combustível. O sistema tem como “coração” o 1.0 TCe de 100 cv e 160 Nm (o binário é de 170 Nm sempre que a mecânica funciona a GPL), que está associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Porém, a “chave” desta versão é mesmo a combinação de dois depósitos –50 litros de gasolina mais 28 kg de GPL, para uma autonomia total que supera os 1000 km!
O motor sobrealimentado de 3 cilindros não sente quaisquer dificuldades para manter ritmos despachados numa condução quotidiana normal, com boas respostas desde baixos regimes, possível graças ao binário máximo disponível logo às 1700 rpm. Os atributos dinâmicos deste Duster não se alteram em função do combustível utilizado, relevando-se sempre um modelo de trato fácil, com acelerações e retomas convincentes. Quando é preciso ganhar velocidade de forma mais rápida, recurso obrigatório à caixa (o tato não é sempre preciso). Nem o modo Eco, que limita a entrega da potência e o funcionamento da climatização, condiciona muito o desempenho deste automóvel. O consumo varia entre o GPL e a gasolina. Em condições de condução e percursos semelhantes, médias de 8,7 l/100 km a GPL e 6,5 l/100 km a gasolina, valores em linha com os anunciados pela Dacia.
A agradabilidade da condução é complementada pelo bom comportamento do Duster, com equilíbrio otimizado entre agilidade e conforto, devido ao acerto bem conseguido do chassis. A suspensão protege bem os ocupantes dos maus pisos, incluindo nesta versão com jantes de 18’’ (300 €). Os movimentos de carroçaria são moderados até nas mudanças de direção mais bruscas, o que contribui para a impressão geral ótima com que ficámos de um modelo que cumpre mais do que só a missão de nos transportar de “A” para “B” – e, por isso, o prazer de condução também passa a fazer parte do léxico da Dacia. Para fora de estrada, há alguns aspetos que enriquecem a experiência, como o assistente de velocidade em descida ou um indicador dos ângulos de inclinação do automóvel. No entanto, nesta versão 4x2, evitem-se obstáculos maiores.
Topo de gama
Na gama da Dacia, a versão Extreme é a mais equipada, oferecendo já mordomias como o já mencionado sistema multimédia Media Nav Live, o sistema de apoio ao estacionamento com câmaras 360º, as jantes de 18’’ ou os tapetes em borracha específicos. Essas características fazem com que o preço da unidade ensaiada ascenda aos 25.328 €, embora a versão básica Essential esteja disponível por 19.150 €. E, assim, Duster numa posição muito privilegiada no mercado nacional. Somando-se todas as virtudes, a marca romena conta com outro modelo candidato a “best-seller”!
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