top of page

Sucatas lendárias em leilão

Composto por muitas raridades e "sucatas" históricas, o maior espólio automóvel secreto do mundo será apresentado em leilão da RM Sotheby's marcado para o próximo outono, na Califórnia, EUA. A coleção “The Junkyard: Coleção Rudi Klein” integra muitos modelos históricos de Aston Martin, Mercedes ou Porsche ou Aston Martin, mas todos em mau estado de conservação.


“The Junkyard: Coleção Rudi Klein” | Créditos: Kegun Morkin e Robin Adams/RM Sotheby's"

Se os automóveis clássicos e históricos são usualmente bastante cobiçados, granjeando avultadas somas monetárias em leilão, os modelos que serão propostos pela RM Sotheby’s em outubro, num leilão a realizar em Los Angeles, na Califórnia, acrescentam uma condição suplementar – muitos dos modelos que serão leiloados são peças raras, mas em estado bastante deteriorado.


A coleção Rudi Klein foi vista durante muito tempo como um mito

 

Durante muito tempo, a coleção de Rudi Klein foi vista como um mito e um rumor, dado que a sua localização e conteúdo estiveram envoltos em secretismo. Porém, foram agora reveladas algumas das raridades que foram acumuladas por aquele imigrante alemão que se implantou nos Estados Unidos da América na parte final da década de 1950, como talhante, mas que, em 1967, criou um ferro-velho, aí acumulando uma série de modelos predominantemente europeus, incluindo muitos Mercedes-Benz, Porsche, Aston Martin e Lamborghini.



Klein faleceu em 2001 e, desde então, a coleção permaneceu inalterada pela família, com os automóveis a ficarem, em muitos dos casos, expostos aos elementos, o que agravou o estado em que muitos já se encontravam.

 

Dentro da vedação de arame farpado estão lendas como o Mercedes-Benz mais raro alguma vez construído, um 300 SL Gullwing “Alloy” (em liga de alumínio), há muito considerado perdido, e outros carros lendários e raros, como outro modelo da marca de Estugarda, um 500 K “Caracciola” Special Coupe ou um Iso Grifo A3/L Spider Prototype de 1967.



Peças históricas 

O 500 K “Caracciola” Special Coupe by Sindelfingen é um dos carros mais especiais desta coleção, sendo um dos mais famosos modelos da Mercedes-Benz da fase pré-Segunda Guerra Mundial, embora a versão coupé seja mesmo a única. Esta unidade foi entregue originalmente ao piloto alemão Rudolf Caracciola, um dos mais famosos e talentosos pilotos da década de 1930.

 

Outro dos modelos que irá despertar muita cobiça é o 300 SL Gullwing “Alloy”, que é um de apenas 29 unidades em alumínio produzidas para baixar o peso numa era em que este tipo de material era ainda de utilização rara na indústria automóvel. De 1955, o modelo aqui proposto era originalmente preto e pertenceu a um outro nome histórico do automobilismo, Luigi Chinetti. Recentemente, uma outra unidade deste modelo foi vendida em leilão por mais de 6.5 milhões de euros.



Continuando na temática germânica, a coleção inclui também um 300 SL Roadster de 1957 e um Horch 855 Special Roadster de 1939. Este último é o derradeiro 855 em existência, tendo passado uma parte da sua “vida” em exposição por museus da Califórnia e em fotografias de glamour em Hollywood.

 

Nota para o Iso Grifo A3/L Spider Prototype, produzido pela Bertone, em 1967 e o único descapotável Grifo construído em fábrica, utilizado em diversas ocasiões para fotografias publicitárias.



Também raro, o Porsche 356 B 1600 “Twin-Grille” Roadster, de 1961, é um dos modelos dos primórdios da marca alemã, ficando conhecido pelo seu design distinto com configuração “Twin-Grille”. Esta unidade será proposta “em notável estado original” e com menos de 1000 km percorridos.


0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page