Conceito SUV volta a ser repetido pela Mazda, agora em formato de grandes dimensões, com o CX-80 a dispor de interior até sete lugares e posicionamento topo de gama. Além do híbrido plug-in, o CX-80 terá… Diesel!
Com quase cinco metros de comprimento, o CX-80 assume-se como o novo modelo de topo na gama europeia da Mazda, integrando-se na estratégia de lançamentos de grandes automóveis (“Large Products”) direcionados ao Velho Continente, a qual já havia oferecido o CX-60.
Uma vez mais, a linguagem “Kodo” conhece uma evolução por parte dos engenheiros da marca de Hiroxima, recorrendo à abordagem minimalista japonesa: sem adornos excessivos e sem elementos considerados supérfluos, de acordo com a Mazda, mas com muita simplicidade nas linhas, que ajudam a disfarçar as dimensões mais amplas.
A partilha de componentes com o CX-60 é evidente, sobretudo na secção dianteira, mas a volumetria é bem superior. Além da distância próxima aos cinco metros de comprimento, o novo CX-80 dispõe de mais de três metros de distância entre eixos, fomentando dessa forma o espaço a bordo, sendo ainda mais alto face ao SUV apresentado no ano passado.
Uma das particularidades do CX-80 é a de poder contar com até sete lugares, mas três configurações distintas para a segunda fila, o que acentua a funcionalidade deste novo modelo: entre as opções da segunda fila incluem-se dois “Captain Seats” independentes, com espaço de passagem para a terceira fila ou com uma também opcional consola central.
Em termos tecnológicos, a Mazda realça a aposta em sistemas de conectividade avançada, como o controlo de voz integrado Alexa, o novo sistema de navegação híbrido, combinando as vantagens dos serviços offline e online, e uma nova tecnologia “Trailer Hitch View”, que utiliza o ecrã central e gráficos avançados para ajudar a posicionar o veículo se acoplado a um reboque.
Eletrificado e (ainda) Diesel
As soluções Diesel são cada vez menos óbvias na Europa, mas para a Mazda esta é uma tecnologia que ainda encontra o seu espaço. Assim, o novo CX-80 terá duas opções no lançamento, sendo que uma delas será híbrida plug-in, a e-Skyactiv PHEV, que combina um bloco a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico, e a e-Skyactiv D, que volta a ter como protagonista um motor turbodiesel de seis cilindros em linha, auxiliado por um sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48 V.
A variante e-Skyactiv PHEV tem uma potência total de 327 cv/241 kW e 500 Nm de binário máximo combinado, oferecendo até 60 km de condução em modo elétrico. Acelera dos zero aos 100 km/h em 6,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 195 km/h, enquanto os consumos e as emissões de CO2 são bastante comedidas, com valores WLTP de 1,6 l/100 km e 36 g/km, respetivamente.
Já o motor e-Skyactiv D debita 254 cv de potência, permitindo acelerar dos zero aos 100 km/h em 8,4 segundos e atingir os 219 km/g de velocidade máxima. O consumo médio WLTP é de 5,7 a 5,8 l/100 km e as emissões de CO2 de 148 a 151 g/km.
Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tração integral i-Activ da Mazda. O Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive) também permite uma escolha entre quatro modos de condução (Modo EV adicional na versão PHEV).
A plataforma do CX-80 apresenta suspensão dianteira de duplo triângulo e uma suspensão traseira multi-link para combinar conforto, agilidade e segurança, enquanto o sistema de tração integral permanente regista predominância traseira. O novo modelo de Mazda conta, ainda, com uma capacidade de reboque de até 2.500 kg.
Os preços indicativos começam nos 63.304€. As pré-vendas do novo Mazda CX-80 arrancam em maio, com a chegada das primeiras unidades prevista para o outono de 2024
As tecnologias de segurança i-Activsense incluem o Assistente de Engarrafamento e de Tráfego (CTS) com Assistente de Falta de Resposta do Condutor, o Assistente Inteligente de Travagem com o novo sistema de mitigação de colisão frontal e o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem.
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