top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Cupra Terramar desde 41.900 €

A marca na “órbita” da Seat tem (outro) automóvel novo, com nome inspirado em circuito na Catalunha (Sitges) desativado na década de 1950. Tratando-se de SUV compacto, posiciona-se em segmento determinante para o sucesso comercial na Europa. Disponível em novembro, com motores a gasolina com e sem sistemas de eletrificação e motorizações híbridas, e potências de 150 cv a 272 cv



A Cupra, após as atualizações de Formentor e Leon, e da introdução do Tavascan, o automóvel elétrico na manchete da edição 5 de E-AUTO – encontra-se tanto nas bancas como em formato digital, em www.e-auto.pt –, tem outro automóvel novo! Chama-se Terramar, nome de circuito oval em Sitges, nos arredores de Barcelona, na Catalunha, desativado na década de 1950, tem o formato da moda (SUV) e, por medir 4,57 m de comprimento, posiciona-se no topo de segmento (médio-inferior) que vale muitas vendas no mercado europeu. Talvez por isso, com este compacto, a marca na “órbita” da Seat ambicione aproximar-se mais rapidamente do objetivo de comercializar 500.000 unidades/ano (em 2023, recorda-se, entregou 230.700, o que representou um recorde!).


Produzido pela Audi em Gyor, Hungria

O Terramar, modelo produzido pela Audi em Gyor, Hungria, nas mesmas linhas de montagem do Q3, baseia-se na variante mais moderna na plataforma MQB Evo do Grupo VW, também a base de Formentor e Leon, arquitetura técnica moderna que admite fórmulas de eletrificação. No arranque da carreira do SUV compacto novo, prometido para novembro, mecânicas de 4 cilindros com 1,5 ou 2 litros, potências entre 150 cv e 272 cv, caixas de embraiagem dupla (DSG), de 6 ou 7 velocidades, e tração dianteira ou integral (sistema 4Drive).



No Terramar, anunciou-o a Cupra, bagageira com 540 litros de capacidade, com os encostos dos bancos traseiros posicionados na vertical, exceto nas versões PHEV, devido ao posicionamento da bateria de iões de lítio que permite, nomeadamente, a reivindicação de mais de 100 km de autonomia para o modo de condução 100% elétrico – nos híbridos Plug-In, o volume da mala diminui 90 litros, para 450. Neste arranque da carreira do SUV compacto, eHybrid com 272 cv, bateria com 19,7 kWh de capacidade – até 120 km EV, no ciclo combinado com a homologação europeia WLTP) – e possibilidade de recargas com potências até 11 kW (corrente alternada) e 50 kW (corrente contínua). Na segunda, a mais rápida, para aumentar a carga no acumulador de 0% para 80%, são necessários somente 26 minutos. Durante 2025, PHEV com 204 cv na gama do SUV compacto.



Chassis desportivo 

O Terramar, quer pelo posicionamento da Cupra, quer pelo facto de receber nome associado à competição, tem chassis que combina com a imagem desportiva. Em todas as versões, de série, direção progressiva e suspensão preparada “à medida”, anunciando-se até modelos com amortecedores de firmeza variável (DDC) novos, de duas válvulas. Entre os opcionais para os topos de gama VZ (eHybrid de 272 cv e TSI de 265 cv), sistema de travagem Akebono com discos dianteiros de 375 mm e pinças de seis pistões.


Direção progressiva e suspensão preparada “à medida”

Todos os Cupra estão equipados com modos de condução e o SUV compacto não é a exceção à regra – Comfort e Performance encontram-se em todas as versões, o Cupra apenas nos VZ e o Offroad somente nos modelos com tração integral. Mais: no Terramar, o controlo de estabilidade admite a seleção de programa de atuação menos intrusivo (Sport) e, nos VZ, autoriza-se mesmo a desativação do sistema. A marca, para este automóvel, propõe rodas de 18’’ a 20’’.



Painel de bordo digitalizado 

O painel de bordo, facto que também não surpreende, encontra-se digitalizado. O monitor da instrumentação tem 10,25’’ e o do sistema multimédia 12,9’’ (neste, na zona inferior de modo a melhorar a facilidade de utilização, encontram-se acessos diretos a diversas funções e, também superfícies táteis para regulação do volume do som ou da temperatura da climatização). Também entre os opcionais, Head-Up Display para projeção de informações no para-brisas.



O sistema multimédia é compatível com Apple CarPlay e Android Auto (sem fios…) e a marca também disponibiliza aplicação móvel MyCupra para o controlo remoto de muitas funções do automóvel (abertura e fecho de portas, climatização, gestão da carga na bateria, etc.). O equipamento de segurança também é completíssimo. Para o lançamento do Terramar, que coincidiu com a Taça América em Barcelona, competição com o apoio do construtor do Grupo VW, foi desenvolvida uma edição especial America’s Cup, que tem produção limitada a 1337 unidades – diferencia-se por contar com elementos decorativos específicos no exterior e no interior.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page