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Foto do escritorPedro Junceiro

Euro NCAP distingue Cupra Tavascan e MG HS

Atualizado: 17 de nov.

A Euro NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis novos lançados na Europa, avaliou mais três modelos, com os Cupra Tavascan e MG HS a receberem as cinco estrelas, ao passo que o Ford Tourneo Courier não foi além das três estrelas, embora com a promessa por parte do fabricante de que vão melhorar o seu desempenho.


Cupra Tavascan com nota máxima Euro NCAP

Mais três automóveis novos sujeitos a testes de segurança por parte da Euro NCAP, com dois dos modelos testados, Cupra Tavascan e MG HS, a merecerem as cinco estrelas representativas do melhor desempenho naquela avaliação. Em contraponto, o Ford Tourneo Courier foi avaliado com três estrelas, o que a organização europeia descreve como um “resultado desapontador”.

 

No caso do Tavascan, a Euro NCAP destaca “a boa proteção oferecida a todos os ocupantes, incluindo crianças. O Cupra tem um capot ativo para proteger os peões e boa resposta reativa aos ciclistas e aos motociclistas”.



Por seu turno, o MG HS é apontado como uma evolução por parte da companhia britânica detida pela chinesa SAIC e também consegue estar a par dos mais recentes desenvolvimentos em termos de protocolos de segurança, o que lhe vale as cinco estrelas. A Euro NCAP destaca não só a boa proteção para peões e ciclistas, mas também “o sistema de travagem de emergência autónoma (AEB) eficaz que responde bem a uma série de utentes vulneráveis da estrada”.

 

Dá ainda importância ao facto de dispor de proteção contra “dooring”, em que uma porta é subitamente aberta no caminho de um ciclista que se aproxima por trás.


MG HS com nota máxima Euro NCAP

Já o Ford Tourneo Courier ficou aquém do que a Euro NCAP esperava, merecendo unicamente três estrelas, com a promessa por parte do fabricante americano de que irá trabalhar na melhoria da segurança deste modelo para uma posterior reavaliação já em 2025.

 

Nos testes, a Euro NCAP salienta que na simulação de colisão frontal a toda a largura contra uma barreira rígida, a proteção da cabeça é “pobre” para uma mulher mais pequena sentada no banco de trás. Os lugares traseiros são também pouco satisfatórios nos sistemas de retenção, o que inclui os cintos e pré-tensores.


O Ford Tourneo Courier ficou aquém do que a Euro NCAP esperava

Sobre estes resultados, Michiel van Ratingen, Secretário-Geral da Euro NCAP, demonstrou a sua crença de que o trabalho feito pela organização continua a ser fundamental na criação de automóveis mais seguros.

 

“Pode parecer que o Euro NCAP está a impor uma tarefa difícil aos fabricantes, mas trabalhamos em estreita colaboração com a indústria, incentivando mudanças na conceção dos automóveis que, em última análise, salvam vidas. À medida que o Euro NCAP actualiza os seus protocolos para se tornarem mais rigorosos, com novas diretrizes para as tecnologias de segurança e em relação aos utilizadores vulneráveis, estamos a garantir que, como consumidor, tem o melhor equipamento de segurança disponível de série no seu novo automóvel para tornar a sua viagem o mais segura possível”, afirma.

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