Em 2023, marca italiana “derrubou” barreira das 10.000 vendas, o que sucedeu pela primeira vez em 60 anos! Urus valeu mais de 60% dos registos
A Lamborghini comemorou 60 anos em 2023 e fê-lo de forma muito impactante, transpondo pela primeira vez a barreira dos 10.000 automóveis vendidos em 12 meses, com um total de 10.112. A empresa fundada por Ferruccio Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, subúrbio de Bolonha, Itália, para rivalizar com Ferrari & Cia., mudou várias vezes de mãos, após início de atividade muito difícil financeiramente, passando para a propriedade do Grupo VW em 1998. Desde então, mais sucesso que insucesso, apoiando-se no lançamento de geração nova de superdesportivos, com Murciélago (2001) e Gallardo (2003) no “pontapé de saída”.
Em 2018, “fôlego” novo na Lamborghini, com a introdução do Urus, Sport Utility Vehicle (SUV) que projetou a marca transalpina para dimensão que desconhecia, desde logo por posicioná-la no topo do segmento da moda no mercado automóvel, cumprindo, assim, condição para “acelerar” (mais!) na produção, nas vendas e, sobretudo, na rentabilidade. Os números apresentam-nos o sucesso da empreitada liderada pelo alemão Stephan Winkelmann: em 2023, crescimento de 10% nas vendas, comparativamente a 2022, para 10.112 automóveis, com o Urus a representar 60,19% dos registos (6087 unidades).
Os italianos não anunciaram os resultados comerciais do superdesportivo híbrido Revuelto, o topo de gama da Lamborghini, mas confirmaram que a carteira de encomendas se encontra preenchida até ao final de 2026. Este sucesso confirma, igualmente, o sucesso do investimento na eletrificação do automóvel – durante este ano, lançamento da versão PHEV do Urus e apresentação do sucessor do Huracán, também com mecânica térmica e motores elétricos. O primeiro BEV da marca italiana, antecipado pelo estudo Lanzador, encontra-se planeado para a segunda metade da década (2028). O protótipo apresentado em 2023 tinha “mais de 1000 kW” (1036 cv).
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