top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Corrida ao título nas ruas de Baku

Atualizado: 13 de set.

A Fórmula 1, depois de percorrer a Europa, desloca-se para a fronteira com a Ásia, para a primeira de duas corridas consecutivas em circuitos citadinos. Em Baku, no Azerbaijão, a ronda 17 de Mundial cada vez mais “escaldante”, com Lando Norris a 62 pontos de Max Verstappen e McLaren apenas a oito da Red Bull!



A Fórmula 1, cumprida a “etapa” europeia do Mundial, move-se para a fronteira do Velho Continente com a Ásia, para a primeira de duas corridas em fins de semana consecutivos em circuitos citadinos. No domingo (12h00 de Portugal Continental), ronda 17 da temporada de 2024, sétima edição do Grande Prémio do Azerbaijão e oitava visita do campeonato a Baku – em 2016, na estreia, a prova realizou-se com a designação de Grande Prémio da Europa (venceu-a Nico Rosberg, da Mercedes).



 O Mundial regressa ao circuito com 6,003 km e 20 curvas numa fase determinante de temporada que arrancou sob o domínio dos campeões em título (Verstappen e Red Bull-Honda RBPT, com sete vitórias nas primeiras 10 corridas), mas passa por momento excitante, devido às aproximações de Lando Norris ao piloto neerlandês que persegue o tetracampeonato e da McLaren-Mercedes à equipa austríaca atrás do terceiro título consecutivo de construtores… O primeiro soma menos 62 pontos que o comandante do campeonato, que não vence desde a ronda 10 (Espanha, 23 junho), a segunda está apenas a oito de escuderia (muito) menos poderosa do que em 2022 e 2023.



A McLaren, depois da derrota para Leclerc e Ferrari em Monza, por recusar ordens de equipa que “proíbam” Oscar Piastri de “atacar” Lando Norris, decidiu mudar de plano e determinou que o primeiro, australiano, apoiasse o segundo, britânico, na luta pelo título mundial. Piastri aceitou as “regras do jogo”, por garantir que a regra não é impeditiva de competir com Norris, enquanto Lando diz que Oscar não está obrigado a oferecer-lhe vitórias…



Em Baku, nas primeiras seis edições de grande prémio num circuito com zona que tem apenas 7,6 metros de largura (curvas 8 e 9) e em que o piloto na “pole” está só a 141 metros da curva 1, Sergio Pérez (duas) e Red Bull (quatro) são os recordistas de vitórias, mas, curiosamente, apenas Rosberg, em 2016, e Bottas, em 2019, e os dois em Mercedes, ganharam a partir da primeira posição da grelha de partida. Em 2024, em 16 corridas, sete pilotos e quatro escuderias com triunfos no Mundial.


Max e Red Bull nunca conseguiram uma “pole position” em Baku

Este sábado, qualificação às 13.00 horas, também de Portugal Continental. Nesta sessão, Charles Leclerc mais rápido por três vezes e Ferrari por quatro! Max e Red Bull nunca conseguiram uma “pole position” em Baku, facto que soma interesse a corrida que antecipamos excitante. O ano passado, o monegasco da Scuderia, na volta em que garantiu a “pole position”, percorreu os 6,003 km em tempo-recorde: 1.40,203 m.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page