top of page

Representação alemã ganha força no Mondial de Paris

Atualizado: 19 de jul.

Cresce o número de marcas alemãs com presença assegurada no próximo salão de Paris, certame a realizar entre 14 e 20 de outubro, depois de Volkswagen, Audi e Skoda confirmarem a participação no certame francês, que está a ganhar relevância.



O Mondial de L'Auto em Paris, certame a realizar de 14 a 20 de outubro, contará com lista de construtores mais recheada do que aconteceu em 2022, na edição anterior do evento no centro de exposições próximo da Porta de Versalhes. Com algumas marcas francesas já garantidas, chega agora a vez de alguns fabricantes do Grupo Volkswagen anunciarem as suas participações no encontro parisiense, nomeadamente Volkswagen, Audi e Skoda.

 

Embora representadas pelas respetivas divisões francesas, as três marcas do Grupo Volkswagen invertem a tendência de afastamento dos salões automóveis europeus, garantindo a sua presença no certame parisiense, que decorre a cada dois anos em alternância com o salão de Munique.

 

Volkswagen, Audi e Skoda juntam-se a outras marcas europeias com participações já garantidas no certame, casos de BMW, Mini e BMW Motorrad (motos).

 

O contingente alemão parece responder de forma afirmativa ao repto lançado pelo diretor-geral da Renault, Fabrice Cambolive, no passado salão de Genebra (que, entretanto, já viu a sua edição de 2025 cancelada, antecipando-se mesmo que nunca mais volta a realizar-se, pelo menos com a organização que determinou o "fecho de portas"), em que o francês pediu maior presença e unidade por parte das marcas europeias para proteção do espaço no Velho Continente, como resposta ao investimento cada vez mais forte das marcas chinesas.



A Renault estará, de igual modo, presente no Salão de Paris, a par de Dacia e Alpine, o mesmo sucedendo com as marcas francesas do Grupo Stellantis, com Citroën, DS e Peugeot também já garantidos.

 

A presença dos grupos ou marcas francesas não surpreende, atendendo ao peso do certame gaulês que é visto, ainda, como uma prova de força e de energia de um setor que tem muito peso a nível nacional, atendendo ainda aos avultados investimentos levados a cabo pelos fabricantes do país do “hexágono”.

 

VW Tayron em estreia europeia 

Assegurada pelo seu “braço” francês, a Volkswagen apresentará, publicamente o Tayron, um SUV familiar de 7 lugares que será lançado na Europa em 2025, mas também dar a conhecer o ID. GTI Concept, que será mostrado pela primeira vez em França, bem como os novos Golf, Tiguan e Passat.

 

Já no lado da Audi, a marca dos quatro anéis terá em exposição os novos Q6 e-tron, A6 e-tron e a atualização estética do e-tron GT, tratando-se estes de modelos muito focados no lado da mobilidade elétrica.



Na mesma onda, a BMW deverá mostrar a versão de produção do Concept Neue Klasse SUV mostrada há alguns meses.

 

Entre as marcas asiáticas, os organizadores apenas têm confirmadas as presenças da Kia (Coreia do Sul) e da Seres (China), faltando saber se mais alguma, nomeadamente, da China, ainda virá a estar no evento de outubro.

 

De acordo com a Automotive News Europe, há uma lista longa de fabricantes ausentes, incluindo Cupra, SEAT, Hyundai, Mercedes, Ford, Nissan, Mitsubishi, Jeep, Volvo ou Polestar.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page