top of page

Continental GT Speed torna-se híbrido PHEV com 782 cv

A quarta geração do Bentley Continental GT Speed diferencia-se pela maior revisão de design das últimas duas décadas, adicionando ainda um sistema híbrido “plug-in” de 782 cv para prestações e eficiência melhoradas



Modelo de grande importância para a Bentley, o Continental GT Speed entra na sua quarta geração com a maior renovação estética na face do modelo em duas décadas, sendo também o primeiro Bentley de produção em série a contar com um farol unificado desde a década de 1950.

 

Voltando a primar pelo conforto, competência artesanal e personalização, o novo Continental GT Speed foi evoluído também ao sabor dos novos tempos, contando agora com uma motorização híbrida de alta performance (daí o nome “Ultra Performance Hybrid”).

 

Este sistema combina um novo V8 de 4.0 litros com 600 cv de potência e um motor elétrico de 190 cv, para uma potência combinada de 782 cv.

O motor térmico foi evoluído em termos de eficiência, graças a uma pressão de injeção de combustível aumentada para 350 bar (face aos 200 bar anteriores), proporcionando um processo de combustão melhorado.



Por seu turno, a máquina elétrica de 190 cv e 450 Nm está alojada no conjunto de transmissão, melhorando as prestações a baixos regimes e podendo assumir a condução durante até 81 km, graças à bateria de 25,9 kWh (85% útil) montada atrás do eixo traseiro para melhorar a distribuição de peso (49:51, pela primeira na história do modelo, com predominância atrás). A velocidade máxima em modo elétrico é de 140 km/h (desde que o acelerador não seja pressionado a fundo). A bateria pode ser recarregada totalmente em 2h45 em tomadas de 11 kW.

 

Este novo Bentley acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, enquanto a velocidade máxima está cifrada nos 335 km/h. O binário combinado subiu 11% face ao anterior Continental GT Speed com motor W12, passando a ser agora de 1.000 Nm. As emissões preliminares em ciclo WLTP apontam para apenas 29 g/km de CO2.



O conjunto motriz é ainda complementado pela caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, ao passo que o diferencial autoblocante eletrónico (eLSD) assegura entrega da potência precisa e eficaz às quatro rodas (tração integral variável). Este sistema utiliza vetorização de binário entre a frente e a traseira através de um diferencial central e vetoriza a entrega da potência também em cada eixo através da aplicação dos travões de forma individual.

 

Tal como já é usual, o Continental GT Speed conta com diferentes modos de condução, como o puramente elétrico ou o modo de carga, no qual o motor de combustão assume as “despesas” e carrega a bateria ao mesmo tempo. No modo mais dinâmico, o sistema de controlo de estabilidade permite maior liberdade do eixo traseiro, fornecendo sempre uma “rede de segurança”, podendo o condutor desligá-la, mas ficando por sua conta no controlo da potência.



Tecnologia de chassis 

O novo Continental GT Speed apresenta um também novo sistema de chassis, com novas molas pneumáticas de duas câmaras emparelhadas com novos amortecedores de dupla válvula (permitindo uma diferenciação ainda maior entre conforto e firmeza), juntamente com o Bentley Dynamic Ride (controlo anti-rolamento ativo de 48V), a que se juntam os já referidos sistemas eLSD e de vetorização de binário.


A direção às quatro rodas também foi incluída neste modelo com o intuito de oferecer maior estabilidade em todas as circunstâncias, podendo também melhorar a agilidade em ambiente mais urbano.

 

O sistema de travagem é igualmente potente, com duas opções, ambas com maxilas dianteiras de dez pistões e traseiras de quatro pistões: a primeira recorre a discos de ferro ventilados de 420 mm à frente e 380 mm atrás, enquanto a mais eficaz conta com materiais compósitos e medidas maiores – 440 mm à frente e 410 mm atrás.



Luxo e refinamento a bordo 

Focando-se na ideia de refinamento e luxo, a Bentley ofereceu a este seu novo “grand tourer” uma série de novos elementos inspirados no design da moda para os bancos e para as portas, com grande cuidado na montagem, feita de forma artesanal na fábrica de Crewe, no Reino Reino. Entre os itens que se destacam no interior estão os bancos reguláveis em 20 direções, mas agora há a possibilidade de contar com bancos dianteiros “Wellness” (bem-estar) opcionais com ajuste postural e climatização automática.

 

A nova especificação “Dark Chrome” aplica-se aos puxadores das portas, interruptores, grelhas dos altifalantes e muitas outras áreas do habitáculo, proporcionando uma sensação mais distinta, de acordo com a Bentley, que coloca a sua divisão de personalização, a Mulliner, à disposição dos clientes mais exigentes em termos de personalização.



Tecnologicamente, existem muitas melhorias, com funcionalidades como Apple CarPlay e Android Auto sem fios e atualizações de mapas “over-the-air”, podendo os condutores que emparelhem os seus telefones dispor de sistemas como o controlo remoto de carregamento, assistente remoto de estacionamento (estacionar ou “chamar” o veículo de fora do mesmo) ou ativar a climatização, incluindo o aquecimento dos bancos, caso o condutor assim o deseje. Haverá ainda um novo ecossistema de aplicações concebidas por outras entidades (“My Bentley App Studio”), sejam de “streaming” de música ou de vídeo, seja de navegação ou de estacionamento.


O painel de instrumentos continua a ser o inovador “Bentley Rotating Display” com três lados: um ecrã de alta definição de 12,3 polegadas um lado com três mostradores analógicos e um lado contínuo de folheado artesanal.

 

A melhoria da compreensão do ambiente circundante por parte do veículo permite a utilização do “Intelligent Park Assist”, sistema de estacionamento de última geração com controlo de velocidade. Adicionalmente, o ar condicionado foi revisto e inclui ionizadores de ar, um novo filtro de partículas e ecrãs que mostram a qualidade do ar no exterior e no interior do veículo. A iluminação ambiente com até 30 cores proporciona, igualmente, maior refinamento.

 

Nota adicional para os três sistemas áudio à escolha: de série, conta com 10 altifalantes e 650 watts, enquanto um sistema Bang & Olufsen de 1.500 w e 16 altifalantes e um Naim de 2.200 w e 18 altifalantes com Transdutores Ativos de Graves integrados nos bancos dianteiros e oito modos de som é oferecido para os verdadeiros audiófilos.



Desenho renovado 

A Bentley indica que 68% dos componentes são novos face à terceira geração que agora se despede, embora o design seja mais evolucionário do que revolucionário. A inspiração permanece a do R-Type Continental de 1952, atravessando décadas e gerações. Assim, a dianteira prima pela combinação de linhas esculpidas em que a grelha retangular e ampla domina, mas agora com a adoção de faróis singulares à frente – algo que já não acontecia desde o S2 de 1959. Elemento gráfico complementar, uma “sobrancelha” com efeito de cristal cruza o topo do farol e concede uma impressão mais baixa da dianteira. Os faróis LED matrix contêm 120 LED separados com a possibilidade de máximos adaptativos.

 

O perfil não se altera grandemente, com um capot alongado e superfícies mais limpas e musculadas,  culminando numa secção traseira que também foi redesenhada.

A tampa da bagageira tem agora um formato aerodinâmico para aumentar a carga atrás, sem necessidade de um spoiler ativo, enquanto o para-choques está mais “limpo” e incorpora as saídas de escape. Os farolins são mais largos, proporcionando um efeito tridimensional. As jantes podem ser de 22 polegadas, oferecendo múltiplas opções de design.



Também descapotável 

Pela primeira vez na história da família Continental, o novo GTC descapotável está a ser lançado ao mesmo tempo que o coupé. O descapotável apresenta sistema de tejadilho em tecido de sete aros, disponível numa gama de sete cores exteriores e que pode ser ativado em 19 segundos a velocidades até 48 km/h.


Tanto o coupé como o descapotável são inteiramente produzidos na fábrica de Crewe, estando a produção e as primeiras entregas previstas para o terceiro trimestre.

Comparativamente com o GT Speed, as prestações são ligeiramente mais demoradas, embora ainda assim excitantes para um “grand tourer” a céu aberto: 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 285 km/h.

0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page