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Confirmado: Lancia de regresso aos ralis!

Atualizado: 29 de mai.

O fumo significava fogo!... A marca mais bem-sucedida na história do Mundial de Ralis, com 10 títulos mundiais de construtores conquistados entre 1974 e 1992 – e somam-se-lhes, ainda, cinco de pilotos e 73 vitórias em rondas do WRC –, prepara o regresso à competição, com versão Rally4 HF da geração nova do Ypsilon.



O plano de renascimento da Lancia inclui mesmo o regresso do fabricante italiano ao desporto automóvel, nomeadamente aos ralis, disciplina em que detém, ainda, o estatuto de marca mais bem-sucedida na história do Mundial, com 10 títulos de construtores, de 1974 e 1992 – três com o Stratos, em 1974, 1975 e 1976, um com o 037, em 1983, e seis consecutivos com o Delta, de 1987 a 1992. E, neste período dourado, também conquistou cinco campeonatos de pilotos, com Sandro Munari (1977), Juha Kankkunen (1987 e 1991) e Miki Biasion (1988 e 1989), e 73 vitórias no WRC!


A Lancia tem o automóvel que mais ralis ganhou no Mundial

 

A Lancia tem, também, o automóvel que mais ralis ganhou no Mundial (46), título que partilha com a Subaru (Impreza), e relação histórica com a Martini que durou de 1982 e 1992, por isso não surpreendendo a associação que continua bem viva na memória de muitos adeptos de disciplina do desporto automóvel com milhões de fãs. Logo, também sem surpresa, depois de meses e meses de especulações e rumores, a confirmação do regresso do fabricante italiano aos ralis originou muita agitação, independentemente de não existir, ainda, uma data para a concretização do sonho!



O anúncio da marca italiana acontece na mesma semana da edição-2024 do Rali da Sardenha/Itália, ronda 6 do WRC, rali a realizar entre quinta-feira e domingo. No entanto, a Lancia contou alguns pormenores sobre o programa: para este regresso à competição automóvel, desenvolvimento de uma versão Rally4 da geração nova do Ypsilon, baseada no HF com início de comercialização prometido para maio de 2025. No automóvel de produção em série, motor elétrico com 240 cv (0-100 km/h em 5,8 segundos, de acordo com a marca). Na máquina de competição, 1.2 Turbo com 3 cilindros e 212 cv, caixa de 5 velocidades, tração dianteira e autoblocante.



Na geração nova de modelos HF da Lancia – confirma-se, igualmente, a produção de versões desportivas de mais dois automóveis na agenda do fabricante (Delta e Gamma), apresenta-se a reinterpretação do logotipo da HF Squadra Corse Lancia, estrutura de competição criada em 1963, por Cesare Fiorio. De regresso aos ralis, também surpreende pouco a escolha da “fórmula” Rally4. A marca é propriedade da Stellantis, consórcio que já tem dois modelos com estas características – Opel Corsa e Peugeot 208 –, o que permite baixar os investimentos, devido à partilha de muitos componentes (motor, caixa, suspensão, etc.).

 

No currículo desportivo da Lancia, marca que também teve passagem muito fugaz pela Fórmula 1, títulos em mundiais de resistência e sucessos nas 1000 Miglia, na Targa Florio ou na Carrera Panamericana.

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