Estudo da DiscoverCars.com apresenta a capital portuguesa como a segunda cidade europeia mais stressante para onduzir um automóvel. Foram analisadas nove metrópoles.
A empresa de pesquisa e comparação de aluguer de automóveis DiscoverCars.com realizou um estudo para identificar, entre nove cidades europeias, qual é a que causa mais stress junto dos condutores. Para o conseguir, foram analisados os ritmos cardíacos de condutores locais selecionados durante uma viagem de 30 minutos pela cidade. Foi também registada a frequência cardíaca em repouso.
De forma a obter a classificação final, foi atribuído um núcleo às cidades com base na média das frequências cardíacas mais elevadas e mais baixas registadas durante a condução e o repouso, bem como nas BPM subsequentes do condutor. Os números resultantes foram utilizados calcular a “Classificação de Stress”. Os resultados foram depois analisados por um especialista médico.
Surpreendentemente – ou talvez não – Lisboa ficou em segundo lugar entre as cidades analisadas, sendo apenas batida por Oslo, na Noruega, um primeiro lugar que é, talvez, ainda mais surpreendente do que o resultado da capital portuguesa.
Os condutores lisboetas registaram uma frequência cardíaca de 104 BPM no ponto mínimo e 134 BPM no ponto mais elevado, dando a Lisboa um índice de stress de 36, abaixo do índice de 37,5 registado em Oslo.
A fechar o pódio das cidades mais stressantes para conduzir está Milão, seguindo-se Londres, Budapeste, Munique, Praga, Barcelona e, a fechar o lote das nove cidades analisadas, Cracóvia.
Commentaires