top of page

Colapinto substitui Sargeant na Williams

O neozelandês Liam Lawson, piloto sob contrato com a Red Bull, e o alemão Mick Schumacher, que representa a Alpine no Mundial de Resistência e trabalha com a Mercedes na Fórmula 1, eram os nomes apresentados como favoritos à sucessão do norte-americano Logan Sargeant na Williams, mas a escuderia nomeou Franco Colapinto. Argentino de 21 anos estreia-se na categoria já este fim de semana, em Monza, no Grande Prémio de Itália!



A notícia antecipou-se imediatamente depois do acidente muito violento de Logan Sargeant durante o treino livre 3 do programa do Grande Prémio dos Países Baixos, no circuito de Zandvoort, que impediu o norte-americano de 23 anos de participar na sessão de qualificação, mas a “dispensa” foi formalizada apenas hoje. O piloto de 23 anos tinha contrato com a escuderia só até ao fim de 2024 e sabia que tinha de procurar futuro fora da Fórmula 1, que deverá passar pelo IndyCar, desde que a escuderia inglesa anunciou a contratação do espanhol Carlos Sainz para 2025.


O acidente de Sargeant em Zandvoort acelerou decisão que a equipa já ponderava há algum tempo.

 

O acidente de Sargeant em Zandvoort acelerou decisão que a equipa já ponderava há algum tempo, devido aos resultados dececionantes do norte-americano com o FW46, na comparação direta com Alexander Albon, o outro piloto da escuderia de Grove, Inglaterra. Este ano, em 14 corridas, Logan não somou pontos. Já o parceiro contabiliza 4. Em 2023, em 22 grandes prémios, o primeiro conseguiu apenas um, curiosamente no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, EUA (10.º), contra os 27 do segundo.



James Vowles, diretor da Williams, após análise aos prós e aos contras dos muitos cenários sobre a mesa de trabalho, decidiu colocar ponto final precoce na relação e promover Franco Colapinto da Fórmula 2 à Fórmula 1. O argentino de 21 anos já trabalhava com a equipa, como piloto de reserva e testes. Este ano, com a equipa MP Motorsport, o argentino, em 16 corridas, tem uma vitória e três pódios, registos que valem a sexta posição no campeonato.


“Substituir pilotos a meio da temporada nunca é decisão fácil"

 

“Substituir pilotos a meio da temporada nunca é decisão fácil, mas pensamos que a Williams, com esta mudança, aumenta as possibilidades de somar mais pontos até ao final da época. Introduzimos muitas atualizações no monolugar e temos de aproveitar as oportunidades que temos. Confiamos no potencial dos membros da nossa academia de pilotos, como o Franco, que tem nove corridas para confirmar o talento que tem demonstrado na Fórmula 2”, disse Vowles.



“Sabemos que esta decisão é muito dura para o Logan, que deu tudo o que tinha… Temos de agradecer-lhe tanto pela atitude positiva como trabalho árduo. Sabemos que é talentoso e vamos apoiá-lo para que prossiga a carreira de piloto», afirmou o mesmo responsável. Já Colapinto manifestou-se superentusiasmado. “Estrear-me na Fórmula 1 é uma honra e um sonho! Esta equipa tem uma história fenomenal e ambiciona regressar ao topo. Mudar de campeonato a meio da época obriga-me a muito trabalho, mas sinto-me preparado para apoiar a Williams e o Alex”, disse.


Franco Colapinto é o 29.º piloto argentino no Mundial de Fórmula 1, mas apenas o primeiro em 23 anos (Gaston Mazzacane, em 2021, representou a Prost em quatro corrridas) e o segundo com as cores Williams, depois de Carlos Reutemann (1980 a 1982). O nome maior do país na categoria é Juan Manuel Fangio (cinco títulos na década de 1950).

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page