O argentino Franco Colapinto foi confirmado na Alpine como piloto de reserva e de testes num contrato para vários anos, já com início em 2025, depois de a equipa francesa ter chegado a acordo com a Williams Racing. Ryo Hirakawa também foi anunciado como piloto de testes e de desenvolvimento.
A Alpine confirmou que chegou a acordo com a Williams para assegurar os serviços de Franco Colapinto num contrato de vários anos, para já como piloto de testes e de reserva para a temporada de 2025 de Fórmula 1.
O piloto argentino de 21 anos estreou-se na Fórmula 1 no GP de Itália de 2024
O piloto argentino de 21 anos estreou-se na Fórmula 1 no GP de Itália de 2024 ao serviço da Williams, em substituição de Logan Sargeant, conseguindo pontuar por duas vezes em nove participações em corrida. Por outro lado, Colapinto foi também protagonista de vários acidentes na parte final da temporada, complicando a situação financeira da equipa de Grove.
Com a Williams a optar por Carlos Sainz, vindo da Ferrari, e pela manutenção de Alex Albon, a Alpine decidiu assinar com o piloto argentino para que desempenhe o papel de piloto de testes e de reserva para o campeonato de 2025. Prevê-se que marque presença em vários Grandes Prémios ao longo do ano, partilhando ainda tarefas de condução com Paul Aron e Ryo Hirakawa no Programa de Testes de Carros Anteriores (TPC). Na fábrica, em Enstone, irá contribuir com o seu envolvimento no simulador do monolugar para ensaiar novas soluções.
Franco Colapinto confessou-se “muito entusiasmado” com este novo passo na sua carreira, admitindo que é “uma honra”. Além disso, agradeceu também à Williams pelo acompanhamento que lhe deu ao longo da carreira, considerando que “transformaram o meu sonho de correr na Fórmula 1 em realidade e ficarei sempre grato por isso”.
O conselheiro da Alpine, Flavio Briatore, referiu que “o Franco está entre os melhores jovens talentos do desporto automóvel neste momento. É justo dizer que a sua aparição na grelha de partida da Fórmula 1 no ano passado apanhou muitos, incluindo eu, de surpresa e as suas prestações têm sido muito impressionantes para um piloto estreante. Estamos de olho no nosso futuro e a sua contratação significa que temos um grande conjunto de jovens pilotos a quem podemos recorrer e com quem trabalhar no desenvolvimento da equipa para o sucesso futuro”.
Mas essa não é a única novidade no grupo de pilotos de testes da Alpine, já que a marca francesa também confirmou a integração de Ryo Hirakawa, que “participará no programa TPC da equipa e apoiará o desenvolvimento do carro e a compreensão técnica utilizando o simulador da equipa ao longo da época de 2025”. O japonês também já tem confirmada a sua participação no Treino Livre 1 no Grande Prémio do Japão (04 de abril) no Circuito de Suzuka.
Kommentare