top of page

Clio Trophy Portugal em ação!

Atualizado: 11 de jun.

Assistimos à estreia do Clio Trophy Portugal, troféu integrado no Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos. A competição teve na estrada onze Clio Rally5! Já o Clio Rally4 da dupla Gonçalo Henriques/Inês Veiga foi quarto classificado "à geral" e primeiro entre os carros com duas rodas motrizes.



Passaram-se 40 anos desde que a Renault Portugal se estreou oficialmente no mundo da competição com um 5 Turbo entregue à dupla Joaquim Moutinho/Edgar Fortes. Quatro décadas depois da estreia e 18 anos depois da última participação oficial de um Clio S1600, o regresso aos ralis faz-se em formato troféu: o Clio Trophy Portugal. Um projeto competitivo e acessível que levou para as classificativas do Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos, a prova de estreia, um total de onze Clio Rally5 do troféu português. Este foi o primeiro dos cinco ralis que compõem a agenda do troféu para 2024, todos disputados em pisos de asfalto.



Ao volante dos Clio Rally5 com motor de 180 cv e equipados com caixa de velocidades sequencial e diferencial autoblocante, os participantes do troféu nacional lançaram-se aos 102,3 quilómetros cronometrados - distribuídos por 13 classificativas - da edição de 2024 do Rally de Lisboa, tendo, igualmente, a companhia de oito equipas adicionais do Clio Trophy Spain, bem como de cinco “primos” da Dacia Sandero Cup espanhola.


Marcámos presença em três das classificativas – Vila Franca de Xira 2, Alcabideche e na especial final desenhada em plena Marina de Cascais - e pudemos comprovar, "in loco", a competitividade e o andamento vivodos Clio Rally5, num pelotão que combina jovens talentos com pilotos mais experientes. Este arranque do troféu viu três pilotos diferentes destacarem-se com tempos mais rápidos nos troços. Danny Carreira, navegado por Marco Vilas Boas, venceu dois troços, Pedro Pereira, acompanhado por Tiago Silva, foi o mais rápido por quatro vezes e líder do troféu até à nona classificativa – Alenquer 2 –, perdendo depois a liderança para a dupla Gil Antunes/Diogo Correia, a qual já não abdicou desse primeiro lugar até ao final da prova, acumulando também o maior número de vitórias em classificativas, num total de seis.



“Estamos muito contentes. É uma vitória que tem um sabor muito especial, por ter sido conquistada em ‘casa’. O primeiro dia foi muito difícil, com as condições atmosféricas que se fizeram sentir e optámos por não correr riscos. Hoje, começámos o dia totalmente ao ataque. Fizemos uma boa escolha de pneus, eu senti-me bastante bem com o carro e os tempos refletiram isso mesmo.


O Clio Trophy Portugal, depois da estreia, regressa à estrada já nos próximos dias 21 e 22, no Rali de Castelo Branco

Aliás, o quinto tempo à geral, conquistado na Peninha, também confirma a competitividade do Clio Rally5. Este resultado abre excelentes perspetivas para o resto da época e antecipa-se uma boa luta com os miúdos que participam neste troféu”, disse, no final, o vencedor da primeira prova do Clio Trophy Portugal, Gil Antunes.


Gil Antunes

Ao volante de um Clio Rally4, mais potente e evoluído, Gonçalo Henriques (campeão nacional de ralis 2RM em título), acompanhado por Inês Veiga, conquistaram o quarto lugar final da prova lisboeta, bem como a vitória entre os automóveis de duas rodas motrizes.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page