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Classe S retocado e mais equipado

Atualizado: 1 de mai.

A berlina de luxo da Mercedes-Benz foi retocada a nível técnico e tecnológico, passando a incluir o assistente automático de mudança de faixa (ALC), mais opções de personalização Manufaktur e melhorias na versão de alta proteção S 680 Guard 4Matic.



O modelo de topo da Mercedes-Benz passa a contar com uma série de novidades visuais e tecnológicas que procuram manter o seu estatuto de automóvel vanguardista e com atenção aos detalhes, embora exteriormente as mudanças sejam praticamente impercetíveis.

 

As alterações exteriores incidem, essencialmente na adição de duas novas cores metalizadas exteriores, em prateado “verde” e castanho “velvet”

 

É preciso, então, dedicar atenção a outras áreas, como a da tecnologia de conectividade, com o Classe S para 2024 a registar melhorias no sistema MBUX e a adição do serviço de streaming de vídeo RIDEVU da Sony Pictures Entertainment. Além de funcionalidades específicas para a utilização no automóvel, este serviço conta com uma “biblioteca” bastante rica de títulos para visionamento em experiência cinemática a bordo do Classe S.



Quanto às otimizações do MBUX, a interface foi melhorada, passando a dispor de forma mais intuitiva a sugestão para o estacionamento assistido para uma ativação mais fácil, esperando-se também que a pré-instalação da chave digital possa ser compatível com os dispositivos Android. Há ainda um sistema de lembrete para que os ocupantes dos bancos traseiros não sejam esquecidos antes de o condutor abandonar o veículo, ativando-se e desativando-se automaticamente ao abrir uma das portas traseiras por um período mais longo, em linha com o tempo esperado para que um ocupante entre no veículo.

 

A marca ampliou, também, o programa de personalização Manufaktur com opções exclusivas de pintura e equipamento interior com produção artesanal na fábrica de Sindelfingen

Mais autónomo e protegido 

Numa evolução da tecnologia de assistência à condução semiautónoma, o Classe S passa a dispor de assistente automático de mudança de faixa (ALC), melhorando as competências do conjunto de tecnologias de suporte à condução autónoma SAE de Nível 2.

 

O ALC faz parte do Active Distance Assist Distronic com Assistente Ativo de Direção, permitindo que o veículo encete, automaticamente, uma ultrapassagem quando deteta um veículo mais lento à frente, desde que o radar reconheça espaço suficiente e as marcações de faixa sejam detetadas.



Para que tal seja possível, a estrada tem de ter padrões semelhantes aos de uma autoestrada, com pelo menos duas faixas, limite de velocidade e separador central a delimitar os dois sentidos de trânsito. Além disso, o Classe S deve estar equipado com MBUX Navigation. Note-se que, apesar de ser um sistema de ação autónoma, o ALC exige a supervisão do condutor em todo o processo.


As novidades aplicam-se ainda à variante de proteção acrescida S 680 Guard 4Matic, a qual recorre ao motor V12 com 612 cv e a uma série de medidas especiais para garantir a proteção dos ocupantes ao cumprir a norma VPAM VR10.



Esta é a classe mais exigente de proteção para veículos considerados civis, estabelecida pela VPAM (associação de centros de testes para materiais e estruturas resistentes a ataques) mas com uma reformulação completa que permite suportar balas de alto calibre (por exemplo, vários tiros de metralhadoras AK-47) e explosivos. A este respeito, o S Guard foi certificado com três estrelas – o máximo – nos testes de explosivos.


O renovado Mercedes-Benz Classe S tem arranque das entregas aos clientes planeado para o final de julho, no mercado europeu

O sistema integrado de proteção inclui um “esqueleto” (“body-in-white”) específico criado com  materiais de alta proteção. O exterior em alumínio serve de “concha” protetora sem denunciar a sua especificidade de segurança. Elementos do chassis, motor e transmissão foram aprimorados para fazer face às necessidades do aumento de peso e de resistência geral.



Geração altamente avançada 

Recorde-se que o atual Classe S compreende já uma série de avançadas tecnologias, como o Drice Pilot, o sistema de iluminação Digital Light, a direção traseira para melhoria da agilidade, o E-Active Body Control, a quarta geração do sistema híbrido Plug-In e um inovador "airbag" traseiro (para o Classe S com distância entre eixos mais longa), o qual reduz significativamente o impacto na cabeça e pescoço dos ocupantes dos bancos traseiros externos em caso de colisão frontal grave.

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