Mercedes Classe S mais inteligente
- Pedro Junceiro
- 10 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
A Mercedes-Benz atualizou o Classe S com novos atributos de personalização, inteligência artificial e de segurança. Em destaque estão a possibilidade de condução automatizada até 95 km/h nas autoestradas alemãs e novo interface de utilização do sistema MBUX, agora com recurso à tecnologia de Inteligência Artificial.

Sem mudar em demasia aquele que é o seu “navio-almirante” da gama de berlinas, a Mercedes-Benz atualizou o Classe S em diversos aspetos, nomeadamente fornecendo-lhe novas possibilidades nos sistemas de assistência à condução, integração melhorada de Inteligência Artificial no sistema de infoentretenimento MBUX e mais opções de personalização através da gama Manufaktur.
O grande destaque, de acordo com a marca de Estugarda, está na condução automatizada disponível agora a velocidades mais altas na Alemanha, país onde o Drive Pilot pode ser experimentado de forma mais abrangente nas suas funções de assistência à condução.
A par dos Estados Unidos da América, a Alemanha também permite que o sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz possa assumir tarefas de condução sob certas condições em autoestrada. Anteriormente, apenas funcionava até aos 60 km/h e em congestionamentos de trânsito, mas a mais recente atualização tecnológica permite que o Drive Pilot possa agora assumir o comando do veículo até aos 95 km/h em fluxo de tráfego regular, seguindo um veículo à frente na faixa da direita das autoestradas alemãs.
Isto permite que os clientes conduzam em modo automatizado condicional de forma mais frequente e por períodos mais longos. Quando o Drive Pilot está ativo, os condutores estão legalmente autorizados a realizar outras atividades, como ver filmes, ler jornais, trabalhar ou relaxar. O sistema assegura precisão de centímetros quando em condução autónoma, demonstrando aos outros condutores e peões que está em modo autónomo por via de luzes indicadoras de cor turquesa especiais nos EUA e na Alemanha.

Para garantir a segurança dos ocupantes e dos outros integrantes da via, esta versão aprimorada do Drive Pilot beneficia de elementos de redundância, o que significa que funções críticas como sistemas elétricos, direção e travagem têm componentes de apoio em caso de falha. Se necessário, o sistema é sempre capaz de devolver o controlo ao condutor, alertando-o para o efeito.
Caso o condutor não responda, o Drive Pilot realizará uma paragem de emergência segura e controlada. Mais de 35 sensores são utilizados, incluindo câmaras, radar, sensores ultrassónicos e LiDAR, os quais operam em diferentes princípios físicos para criar redundâncias que garantem uma deteção ambiental precisa em tempo real. No nível 3 de condução autónoma (de acordo com os padrões da SAE), a Mercedes-Benz considera o LiDAR essencial para uma condução automatizada segura.

MBUX mais avançado
Adicionalmente, também o sistema de infoentretenimento MBUX está mais inteligente, com funções melhoradas como a navegação (com vista de satélite da Google), o assistente de voz com IA e funções digitais adicionais. Um recurso de destaque é a integração do ChatGPT no assistente de voz via Microsoft Azure OpenAI Service, o que torna o assistente mais natural e versátil, estabelecendo-se conversas mais naturais entre o sistema e o utilizador humano.
Os condutores podem obter respostas precisas e atualizadas para uma ampla gama de perguntas de conhecimento via Microsoft Bing e participar em conversas contextuais enquanto mantêm as mãos no volante.

Além disso, a oferta de entretenimento está a expandir-se: O Pacote de Entretenimento Plus agora está disponível via Mercedes-Benz Store, permitindo que os clientes acedam a serviços de “streaming” populares como o YouTube Web App ou o serviço de “streaming” de vídeo RIDEVU da Sony Pictures Entertainment diretamente no veículo.
Noutra área, graças à expansão global do programa Manufaktur, o Classe S tem agora mais oportunidades para expressar individualidade, graças a mais de 50 novas cores de pintura e 25 opções adicionais de interior, traduzindo um patamar mais elevado de hipóteses de personalização.
Em Sindelfingen, o local de nascimento e centro de produção do Classe S, o programa Manufaktur cria elementos interiores sob medida e acabamentos de pintura artesanais produzidos por especialistas nas suas tarefas.

Edição exclusiva Classe S AMG Night Edition
Para salientar o lançamento deste Classe S renovado, a marca lança também uma edição mais exclusiva e desportiva, a AMG Night Edition, que adiciona a linha AMG e o Pack Night, estando disponíveis cinco pinturas, incluindo o Manufaktur branco “Opalite Bright”.
Exclusivo para esta edição são os puxadores das portas em cromado escurecido brilhante e as soleiras das portas em preto com inscrição iluminada "Mercedes-Benz". O interior inclui estofos em pele Nappa em três variantes de cor, complementado pelo “head-up display” e pelo sistema de som “surround” Burmester 3D. Esta versão é complementada pelas jantes AMG de 20 polegadas e pelo sistema de iluminação Digital Light com função de projeção.
A AMG Night Edition estará disponível com uma variedade de opções de motorização do portefólio atual do Classe S.
Comments