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Foto do escritorPedro Junceiro

Civic RS no Japão com caixa manual

Patamar intermédio entre a gama normal e a Type R, o Civic RS foi lançado no Japão como uma variante mais desportiva em termos de aspeto e de afinação, com destaque para o regresso àquele mercado da caixa manual



Previsivelmente sem ter a Europa como destino, o Honda Civic RS foi revelado no Japão como uma variante mais desportiva do compacto de cinco portas, aproveitando também o momento de atualização estética que, essa sim, deverá também ser aplicada aos modelos do Velho Continente (sendo já o caso nos Estados Unidos da América).

 

Em termos de potência, o Civic RS recorre ao já conhecido motor 1.5 VTEC de 182 cv que chegou a ser lançado no modelo de anterior geração na Europa, com esta variante a ser dotada de suspensão com afinação específica e caixa manual para quem procura maior diversão na condução.


O Civic RS conta com tecnologia “rev matching”,

A este respeito, o modelo conta com tecnologia “rev matching”, que permite simular virtualmente o conceito de “ponta-tacão” nas passagens de caixa, sobretudo, nas reduções de caixa.



Visualmente, ostenta as alterações aplicadas no “facelift”, nomeadamente, com uma nova grelha dianteira e novos para-choques, valendo-se ainda de novas jantes de 18 polegadas escurecidas. Por dentro, este RS dispõe ainda de alguns detalhes especiais em vermelho, como nos bancos, tablier ou painéis das portas, mas não se altera o conceito geral de forma evidente, com as suas linhas muito horizontais no painel de bordo. Tecnologicamente, passa a poder contar com sistema operativo da Google, o que lhe permite descarregar aplicações diretamente da loja da gigante americana.



Outra particularidade da gama renovada do Civic no Japão é a possibilidade de receber novos spoilers traseiros na tampa da bagageira, os quais foram alvo de trabalho aerodinâmico pela marca em centros de testes. Além de um mais discreto, a Honda disponibiliza uma asa traseira mais volumosa e com geradores de vórtice na parte inferior, para fins aerodinâmicos.

 

A gama do modelo no Japão conta ainda com as versões híbridas e:HEV, que são as únicas a serem oferecidas no mercado europeu, em linha com a estratégia de eletrificação da Honda.



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