Citroën inicia produção do C3 na Sérvia
- Pedro Junceiro
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Para responder à procura elevada do C3, a Citroën anunciou que o utilitário passará a ser produzido também na fábrica sérvia de Kragujevac, elevando assim a disponibilidade do modelo, que também é produzido na Eslováquia.

A Citroën iniciou a produção do C3 na fábrica da Stellantis em Kragujevac, na Sérvia, reforçando assim a disponibilidade deste modelo utilitário, que era produzido, até aqui, em Trnava, na Eslováquia (onde também é produzido o C3 Aircross, atualmente em fase de lançamento).
O arranque da produção na Sérvia confirma a ambição da Citroën de produzir modelos elétricos a preços acessíveis no continente europeu, atestando o bom acolhimento que o novo C3 tem tido na Europa.
Na sequência de um acordo firmado entre a Stellantis e o Ministério da Economia da Sérvia, esta fábrica, que emprega mais de mil pessoas, foi totalmente modernizada entre 2022 e 2024 para acolher a nova plataforma “Smart Car” destinada a modelos elétricos (ou térmicos) de custo acessível.

De acordo com a Citroën, desde que foi lançado no mercado, no último trimestre de 2024, o C3 novo já recebeu mais de 130.000 encomendas, das quais 30% correspondiam à versão elétrica (ë-C3). No final do primeiro trimestre de 2025, o novo C3 posicionava-se em terceiro lugar nos mercados francês e italiano e ocupava o segundo lugar nas vendas de automóveis elétricos em França.
Recorde-se que o C3 novo é a quarta geração de um modelo emblemático da Citroën com mais de 5.6 milhões de unidades vendidas globalmente. Esta geração adota novos conceitos de funcionalidade e de conforto, como a suspensão “Citroën Advanced Comfort” e os bancos “Advanced Comfort”, enquanto o “design” revela agora códigos SUV em formato compacto.
Concebido de raiz para integrar uma oferta elétrica, está disponível a gasolina e como híbrido de 48 V (“mild-hybrid”).
Comentários