Citroën C3 recebe híbrido de 100 cv em abril
- Pedro Junceiro
- 5 de mar.
- 2 min de leitura
Lançado em outubro do ano passado, o Citroën C3 vai receber uma variante eletrificada “mild-hybrid” em abril, ampliando a gama do modelo francês. A marca destaca que, desde a chegada ao mercado, 25% das unidades vendidas correspondem à variante elétrica ë-C3, confirmando o bom acolhimento da vertente 100% elétrica.

A Citroën vai adicionar uma variante eletrificada à gama do C3, modelo lançado o ano passado para o segmento B, ampliando dessa forma a lista de opções disponíveis. Essa versão, denominada Hybrid 100, terá por base o sistema “mild-hybrid” de 48 V com base no motor 1.2 Turbo de 100 cv de potência.
Este sistema tira partido da aliança entre o motor a gasolina e um motor elétrico (integrado na caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades, ë-DCS6), o qual é alimentado por uma bateria de iões de lítio bastante compacta. A marca aponta para a possibilidade de o C3 Hybrid 100 circular até 50% do tempo em modo elétrico quando efetua deslocações por cidade.

Em termos técnicos, o motor 1.2 Turbo de três cilindros debita 100 cv de potência e 205 NM de binário, enquanto o motor elétrico oferece 28 cv (21 kW) e 55 Nm. De acordo com a Citroën, as emissões e os consumos de combustível reduzem-se em cerca de 10% face a uma versão equivalente a gasolina (emissões homologadas de 117 g/km de CO2).
A nova motorização híbrida permitirá ao C3 Hybrid 100 alcançar uma velocidade máxima de 183,8 km/h e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,9 segundos.
Disponível em abril, o C3 Hybrid 100 ë-DCS6 apresentar-se-á em dois níveis de equipamento, Plus e Max, com preços desde 20.450€ e 22.150€, respetivamente (sem despesas nem pintura metalizada).
Quase nas 5.000 unidades
Desde que foi introduzido pela Citroën no mercado, o C3 tem-se revelado num modelo de sucesso, registando já 4.754 unidades matriculadas em Portugal, das quais 25% dizem respeito à versão 100% elétrica ë-C3, com motor de 113 cv e bateria de 44 kWh.
A grande maioria das encomendas, porém, continua a consistir na versão 1.2 Turbo de 100 cv unicamente a gasolina, com caixa manual de seis velocidades.
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