top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Citroën C3 Aircross: Compacto para sete

Atualizado: 20 de abr.

Nova geração do SUV compacto torna-se mais versátil com opção de 7 lugares, mas sem perder a ideia fundamental de conforto. Na gama, versões térmicas, híbridas e elétricas!



Em linha com a nova imagem da Citroën e com a ambição de transição elétrica da marca, o novo C3 Aircross destaca-se pela possibilidade de dispor de sete lugares a bordo, melhorando a sua versatilidade, mas sem perder as dimensões compactas, já que mede apenas 4,39 metros de comprimento.

 

Como o novo C3, o Aircross tem por base a plataforma Smart Car, arquitetura que permite flexibilidade de motorizações e eficiência de custos, pontos importantes no segmento B-SUV

O visual retira inspiração do "concept" Oli, adotando a nova assinatura de identidade da Citroën, da qual se destaca o novo logótipo e assinatura luminosa composta por três segmentos. A marca gaulesa joga ainda com a perceção da sua silhueta e com a personalização, graças ao tejadilho em dois tons e vários apontamentos de cor (“colour clips”) presentes no para-choques e no painel traseiro. Reforçando a sua linha musculada, destaca-se ainda pelo "capot" alto e horizontal, guarda-lamas e vias alargadas e rodas de grandes dimensões.

 

Face à geração anterior (4,154 m de comprimento), o novo C3 Aircross cresce ligeiramente, atingindo os 4,39 metros, o que resulta num espaço interior mais amplo e numa maior distância entre eixos, com benefícios para o espaço atrás. O desenho do painel traseiro confere uma traseira vertical, melhorando a habitabilidade para os ocupantes da terceira fila (dois bancos escamoteáveis que se ocultam na bagageira).



Base multienergias 

Ao partilhar a plataforma “Smart Car” com o C3 mais compacto, o C3 Aircross também irá contar com a gama de motorizações já conhecidas daquele, incluindo uma versão elétrica, a par da versão híbrida (como entrada no mundo da eletrificação) e de uma versão tradicional com motor de combustão. A versão 100% tem produção assegurada na Europa. Os detalhes técnicos serão dados a conhecer numa fase posterior.

 

Ao mesmo tempo, a vertente de conforto também está defendida pelas várias soluções “Advanced Comfort” da Citroën, como a suspensão focada na qualidade de rolamento e dos bancos mais refinados. A distância ao solo é também elevada, permitindo uma posição de condução mais elevada e melhor visibilidade.



Com lançamento previsto após o verão, o novo C3 Aircross dá continuidade ao historial de sucesso no segmento B-SUV, o qual se reveste de grande importância na Europa. Desde 2020, as vendas destes modelos ultrapassaram as das berlinas do segmento B, alcançando mais de dois milhões de unidades/ano, num mercado que está cada vez mais competitivo. Recorde-se que a Citroën entrou neste segmento em 2008, então ainda com o C3 Picasso, que tinha uma arquitetura mais próxima à de um monovolume.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page