top of page

Circuito de Jarama sem licença

Batalha legal entre os detentores do circuito de Jarama, nos arredores de Madrid, e os moradores em torno do mesmo conheceu mais um episódio, com a anulação por parte de um tribunal da possibilidade de pedido de uma licença de utilização por parte do circuito. Segue-se recurso dos responsáveis de infraestrutura desportiva.



Um tribunal de Madrid anulou a possibilidade de se licenciar o circuito de Jarama (oficialmente denominado Madrid Jarama RACE), devido às queixas por ruído apresentadas pelos moradores das habitações vizinhas. Embora não afete no imediato as atividades e provas a realizar no circuito, os responsáveis pela infraestrutura preparam um recurso da sentença emitida pelo Tribunal Administrativo número 11 de Madrid.

 

Construído em 1967 e só depois envolvido por habitações, Jarama está, atualmente, envolto em polémica com “vizinhos”, devido aos problemas do ruído, havendo mesmo uma disputa judicial entre as duas partes.

 

O traçado carece de uma licença municipal desde que foi inaugurado, na época de Franco, mas o anterior executivo de San Sebastián de los Reyes, composto por uma coligação PSOE e dos Ciudadanos, abriu caminho a que tal acontecesse em 2022, quando se esperava que Jarama pudesse voltar a constar do calendário de Fórmula 1, algo que não veio a acontecer.


Devido às normas atuais, não só a licença de funcionamento é obrigatória, como também um estudo de impacto ambiental, algo de que o circuito de Jarama também não dispõe. Agora, a decisão do Tribunal Administrativo número 11 de Madrid anula o pedido de licença de atividade, embora isso não acarrete, para já, alterações ao funcionamento do circuito madrileno.



Por várias vezes, os moradores dos bairros contíguos ao circuito recorreram aos tribunais para tentar travar a atividade do circuito de Jarama, havendo também questões relativas ao teor dessas queixas de ruído na medida em que as habitações foram construídas posteriormente ao circuito e as atividades do mesmo eram por demais conhecidas.


Jarama tem no currículo a receção de 11 edições do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1

 

De acordo com a Cadena Ser, fontes do Circuito de Jarama pretendem recorrer da decisão judicial mais recente, procurando assim voltar a abrir caminho para a sua legalização.

 

Apesar de estar hoje longe das condições ideais para receber as principais competições do desporto automóvel, o circuito de Jarama conta no seu passado com 11 Grandes Prémios de Fórmula 1, o último dos quais realizado em 1981, que terminou com um triunfo icónico do canadiano Gilles Villeneuve, ao volante de um Ferrari.

0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page