top of page

Chuva “trama” equipas e pilotos

Na manhã de domingo (6h00 em Portugal Continental), ronda 4 do Mundial de 2024, com Suzuka, no Japão, no epicentro da ação apenas 6 meses depois de receber a 16.ª corrida no calendário do campeonato de 2023! Fim de semana arranca com mau tempo



A Fórmula 1 está de regresso a Suzuka, para a ronda 4 do Mundial de 2024. A edição 38 do Grande Prémio do Japão, a 34.ª num circuito que mantém os 5,807 km e as 18 curvas desde 2003 e recebeu a categoria pela 1.ª vez, de forma oficial, em 187, acontece apenas meio ano depois da 16.ª corrida do campeonato de 2023, que teve o mesmo vencedor de 2022: Max Verstappen.

 

O tricampeão mundial apresenta-se no Japão depois de abandonar na Austrália, com Melbourne a representa o ponto final nas séries de 9 vitórias e 43 corridas consecutivas sem desistências do neerlandês, que comanda o Mundial com 51 pontos, mais 4 que o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. Verstappen tem 2 triunfos em Suzuka, em 2022 e 2023, anos em que também conseguiu as 2 “pole positions” no circuito nipónico que tem no currículo. Michael Schumacher é o piloto mais bem-sucedido nesta pista, com 6 primeiros lugares em grandes prémios e 8 em qualificações!



No arranque da preparação para a corrida com 53 voltas marcada para a manhã de domingo (6h00 em Portugal Continental), que pode acompanhar volta a volta “ao vivo” em www.e-auto.pt, dia de trabalho pouco produtivo, com o Treino Livre 1 a valer mais informações para equipas, devido a mau tempo que “aliviou” apenas na parte final do 2. Nesse momento, maioritariamente, decidiu-se poupar pneus para a qualificação a realizar ao início da manhã deste sábado (7h00 em Portugal Continental).

 

No Treino Livre 1, Verstappen no topo da tabela de tempos, à frente de Sergio Pérez, o companheiro de equipa, mas sem “esmagar” a concorrência, sobretudo o Ferrari de Carlos Sainz, o vencedor na Austrália. Os Mercedes de Russell e Hamilton completaram o “top-5”. Curiosamente, em Suzuku, escuderia alemã nas “bocas do mundo”, após declaração do diretor, Toto Wolff, que não descartou a possibilidade de contar com Sebastian Vettel em 2025, recuperando o ex-tetracampeão mundial para a Fórmula 1, como substituto de Lewis, que decidiu mudar-se para a Scuderia de Maranello.



Este ano, em qualificação, Verstappen imbatível, com 3 primeiros lugares em 3 rondas do Mundial. Em Suzuka, nas 33 edições do Grande Prémio do Japão, 17 vencedores arrancaram da 1.ª posição da grelha de partida e 28 da 1.ª linha. Entre as exceções à regra mais formidáveis, em 2005, Kimi Räikkönen, num McLaren-Mercedes, ganhou a corrida à frente dos Renault de Fisichella e Alonso depois de qualificar-se apenas em 17.º. Tradicionalmente, esta sessão tem, por isso, importância determinante para o resultado na ronda nipónica do calendário da Fórmula 1 – para os adeptos das estatísticas, na história do campeonato, a “pole” valeu 472 vitórias em 1104 grandes prémios!




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page