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V8 com 500 cv no Cayenne GTS

Atualizado: 23 de abr.

A Porsche completa a gama do Cayenne com a versão GTS – nas carroçarias Coupé e SUV –, com motor V8 biturbo de 500 cv e diversos sistemas de chassis “emprestados” do Turbo GT.



A gama do Cayenne é reforçada com a chegada da versão GTS, uma sigla de grande importância para a Porsche: acrónimo para Gran Turismo Sport, representa a aliança entre o lado dinâmico de altas prestações e do refinamento luxuoso para viagens mais longas.

 

No caso desta nova versão, o Cayenne GTS é agraciado com várias melhorias que o tornam mais eficiente e competente em asfalto, mas também, com características que o tornam funcional no dia-a-dia, tanto em termos técnicos, como em termos estéticos.

 

Partindo, precisamente, pelo lado visual, o GTS sobressai pela aparência refinada, com secção dianteira específica em que são evidentes as entradas de ar de maiores dimensões, faróis e luzes traseiras escurecidas e pinças de travão em vermelho para salientar o seu carácter dinâmico. As jantes RS Spyder Design de 21'' surgem pintadas em Cinzento Antracite.



Por outro lado, componentes da carroçaria como as saias laterais, frisos dianteiros, frisos das janelas laterais e as proteções das cavas de roda, que fazem parte do Pacote Sport Design (de série), têm um acabamento em preto brilhante, tonalidade que é também utilizada na designação “GTS” incrustada na carroçaria (laterais e traseira). Em contrapartida, as ponteiras do sistema de escape desportivo, que anteriormente eram em preto, passam a ter acabamento em bronze escuro.

 

O modelo pode ainda contar com o Pacote Sport Design, faróis em LED HD-Matrix escurecidos, "spoiler" traseiro extensível e adaptativo e suspensão pneumática. O carácter dinâmico do Coupé pode ser acentuado com um sistema de escape desportivo com ponteiras em posição central em Bronze Escuro. Este equipamento faz parte de três diferentes pacotes desportivos de baixo peso que incluem um tejadilho de baixo peso, um difusor traseiro em carbono e isolamento reduzido. Mediante o equipamento, os Pacotes de Baixo Peso podem reduzir o peso do veículo em até 25 kg.



Requinte desportivo a bordo 

O interior do Cayenne GTS inclui o volante desportivo GT aquecido de série, não faltando o material “Race-Tex”, que pode ser encontrado em vários locais do veículo. O tecido semelhante à camurça é utilizado no revestimento do tejadilho, nos apoios de braço e painéis das portas e nos centros dos bancos desportivo com ajuste elétrico de oito vias (com apoios laterais ainda mais pronunciados de forma a oferecerem um melhor apoio lateral nas curvas).

 

A Porsche disponibiliza dois pacotes de interior alternativos, específicos para o GTS, em Vermelho Carmim ou Cinzento Ardósia Neo, para um visual ainda mais personalizado

 

No lado tecnológico, o Cayenne GTS beneficia das mais recentes inovações a exemplo do que sucede com a restante gama, como o novo Porsche Driver Experience com um painel de instrumentos digital curvo de série e um ecrã para o passageiro disponível como opcional. O sistema multimédia é também de última geração, incrementando as opções de conectividade, ao passo que a versão GTS Coupé conta ainda com um tejadilho panorâmico fixo em vidro de série. O modelo pode ainda contar com um sistema de som Bose Surround e iluminação ambiente.



Mais potente e maior agilidade 

Para esta versão do Cayenne, os engenheiros da Porsche procuraram também oferecer um carácter desportivo e simultaneamente refinado, com motor V8 4.0 biturbo, que foi revisto de forma exaustiva. Em virtude de várias melhorias, passa a debitar 500 cv, mais 40 cv do que anteriormente, enquanto o binário subiu para os 660 Nm (aumento de 40 Nm). A caixa Tiptronic S de 8 velocidades foi igualmente melhorada para responder de forma mais eficaz às solicitações do condutor, com tempos de resposta e de mudança mais curtos nos modos “Sport” e “Sport Plus”.

 

Assim, o novo Cayenne GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 s e atinge uma velocidade máxima de 275 km/h. Outra inovação técnica é o facto da caixa de transferência do sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM) possuir um circuito de refrigeração a água independente. Esta tecnologia é adotada da versão Turbo GT. Estabiliza a capacidade de carga contínua – por exemplo, quando se conduz em circuito ou em percursos sinuosos.



Ao nível do chassis, a marca alemã foi buscar alguns ensinamentos ao mais potente Cayenne Turbo GT (que não se comercializa na Europa). Conta de série com um acerto de suspensão específico com altura ao solo reduzida em 10 mm, estando equipado de série com a suspensão pneumática adaptativa incluindo o Porsche Active Suspension Managament (PASM) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Todos os componentes do chassi e sistemas de controlo, bem como o Porsche Traction Management (PTM) e o Porsche Dynamic Chassis control (PDCC), este último disponível como opcional, foram especificamente concebidos para a performance em estrada.


Os novos Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé já estão disponíveis para encomenda por 196.041 € e 199.588 €, respetivamente. Primeiras entregas durante o verão

 

Os rolamentos do eixo dianteiro do Cayenne GTS são os mesmos utilizados no Cayenne Turbo GT, permitindo o aumento do camber negativo das rodas em 0,58 graus em comparação com as outras versões Cayenne. Isto traduz-se numa melhoria da agilidade em curva.

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