Fabricante de baterias apresentou duas novas baterias normalizadas para aplicação em 1.000 estações de troca rápida que vai inaugurar na China no próximo ano.
A CATL apresentou duas novas baterias normalizadas com as quais pretende investir em estações de troca rápida, tecnologia que, acredita, irá representar cerca de um terço das necessidades energéticas de veículos elétricos até 2030. Nesse sentido, a CATL anunciou igualmente que vai inaugurar 1.000 estações de troca rápida de baterias na China até ao final do próximo ano.
Os packs foram batizados de Choco-SEB (Swapping Electric Blocks) e existem em duas variantes: #20 e #25. A versão mais pequena destina-se, no mercado chinês, a veículos da classe A0, ou seja, com uma distância entre eixos de 2,2 a 2,3 metros. De acordo com a norma chinesa CLTC, o pack #20 pode representar qualquer coisa como 500 quilómetros de autonomia.
Já o pack #25 destina-se a viaturas das classes A e B, com uma distância entre eixos de até 2,9 metros e pode permitir uma autonomia de até 600 quilómetros, segundo o fabricante. Ambas as variantes das novas baterias Choco-SEB suportam duas químicas distintas: LFP e NMC.
Uma vez que as baterias se destinam a ser trocadas de forma rápida e eficiente, a normalização é fundamental. "Vamos continuar a promover a normalização da troca de baterias e o mais importante é a normalização do seu tamanho", afirmou Robin Zheng, Diretor Executivo da CATL.
As primeiras estações de troca agora anunciadas serão também construídas pela CATL, mas a responsabilidade da construção do segundo conjunto de 10.000 instalações deverá ser atribuída a parceiros. O plano da CATL é atingir um volume de 30.000 estações, embora não tenha indicado o prazo para o conseguir.
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