top of page
Foto do escritorJoão Isaac

CATL já faz baterias de estado sólido

Empresa chinesa já arrancou com a fase de testes de fabrico de baterias de estado sólido. Objetivo: melhorar e validar processos para o início da produção em série.


CATL dá início à produção de baterias de estado sólido

Com o objetivo de comercializar baterias de estado sólido, em pequenas quantidades, já em 2027, a CATL deu agora início a uma essencial fase de validação do processo de fabrico das mesmas, tendo dado início à produção de baterias com capacidade de 20 Ah.


De acordo com os meios de comunicação chineses, a CATL pretende igualmente aproveitar esta fase de testes para afinar o desempenho das baterias, mas o foco é, assumidamente, implementar medidas de melhoria contínua no desenvolvimento das tecnologias de produção associadas.


A empresa reforçou recentemente os seus investimentos em investigação e desenvolvimento da tecnologia de baterias com eletrólito sólido e fortaleceu, igualmente, a força de trabalho deste seu programa, elevando a equipa para mais de 1.000 pessoas.


De acordo com declarações de Wu Kai, cientista da CATL, durante a China International Battery Fair realizada em Xangai no passado mês de abril, o nível de maturidade de desenvolvimento da tecnologia, bem como dos seus processos de produção, estavam, na altura, ainda numa fase intermédia.


A empresa pretende forçar essa evolução até 2027, meta que estabeleceu para dar início à produção em série de pequenas quantidades, uma vez que os desafios serão ainda significativos, principalmente ao nível dos custos. De acordo com Wu, o potencial das baterias de estado sólido é enorme, especialmente devido à sua densidade energética, a qual já se encontra, refere, perto do seu limite no caso das atuais baterias de iões de lítio com eletrólito líquido.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page