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Foto do escritorPedro Junceiro

Automóveis novos em 2025

Com a eletrificação a assumir-se como uma tendência cada vez mais dominante, 2025 antecipa-se marcado por série importante de novidades, principalmente nos segmentos mais populares (citadinos e subcompactos) e a maioria SUV com a formato automóvel da moda: SUV. Antecipamos algumas das estreias planeadas para os próximos 12 meses!



Está prometido mais um ano repleto de novidades na indústria automóvel, enquanto se caminha para um patamar cada vez mais reforçado da eletrificação, sobretudo no mercado europeu. Com as metas de emissões de CO2 a apertarem, os construtores estão obrigados a cumprirem esses mesmos limites sob pena de pagarem pesadas multas.

 

Independentemente das vicissitudes do mercado e das regulamentações, os construtores continuam a esforçar-se na criação de propostas novas e antevendo também a chegada de cada vez mais construtores chineses.

 

Em baixo, lista com alguns dos automóveis novos nas estradas nacionais durante os próximos 12 meses.

Abarth 600e

O mais desportivo dos Abarth (e também o mais potente), tem por base o Fiat 600E, mas teve desenvolvimento específico para condução dinâmica, incluindo suspensão rebaixada, diferencial Torsen e sistema de travagem especial da Alcon. Este modelo terá duas versões de potência, uma de 240 cv (Turismo) e a outra de 280 cv, esta denominada Scorpionissima. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 5,85 segundos. Os preços irão arrancar nos 45.000€.



Alfa Romeo Giulia (nome não definitivo)

Prometido para 2025, o sucessor do Giulia promete maior eletrificação, com base na plataforma STLA Large, devendo ter versões híbrida e 100% elétrica. O Giulia ainda não tem grandes detalhes conhecidos publicamente, mas o desenho deverá manter o apelo elegante e italiano. A opção Quadrifoglio deverá situar-se no topo da gama Giulia, com uma aptidão mais desportiva.

 

Alpine A290

A mesma plataforma do Renault 5 E-Tech mas bastante diferenciada para a marca desportiva do Grupo Renault. Este modelo de apenas 3,99 metros de comprimento, apresenta visual mais agressivo (nomeadamente, na dianteira) e versões de 180 e de 220 cv, além de chassis desenvolvido a preceito, não faltando até funções derivadas da Fórmula 1, como o botão “OV” (de “Overtake”), para descargas rápidas de potência. Os preços começam nos 38.700€.



Alpine A390

Na ampliação da “Dream Garage” da marca francesa, a gama irá ser ampliada com um SUV desportivo, previsto para revelação e lançamento posterior em 2025. Terá por base a mesma plataforma CMF-EV partilhada pelo Grupo Renault, mas com desenvolvimento específico para os seus predicados dinâmicos. A potência irá superar os 400 cv, com desenho inspirado nos A110 e A290. Na imagem o A390_β Concept, revelado nos meses finais de 2024



Audi Q5

Baseado na mesma arquitetura técnica do(s) A5, a Premium Platform Combustion (PPC), e produzido em San José Chiapa, no México, o SUV mede 4,72 m de comprimento e, de início, apresentar-se-á apenas com motores de combustão apoiados por sistemas híbridos de 48V (MHEV), mesmo se também existem planos para híbridos Plug-In (PHEV). Assim, contam-se dois motores de 2.0 litros, ambos com 204 cv (2.0 TFSI a gasolina e 2.0 TDI a gasóleo) e um V6 de 3.0 litros para o SQ5, que tem conteúdos e desenho específicos, debitando 367 cv.



Audi Q6 Sportback e-tron

A marca dos quatro anéis soma e segue, sucedendo os anúncios de automóveis novos. Depois do Q6 e-tron em carroçaria SUV, irá lançar em 2025 a variante Sportback, de aspeto mais desportivo, proposto unicamente com motorizações elétricas. Terá versões de tração traseira ou integral (quattro), com baterias de 83 e de 100 kWh, com potências entre 292 e 517 cv.



BMW iX3 (nome não definitivo)

Inspirado pelo protótipo Vision Neue Klasse X revelado em meados de 2024, o futuro iX3 promete avanços em termos de autonomia e de desempenho, embora ainda não se conheçam os detalhes mais completos deste SUV com base na plataforma “Neue Klasse”, criada para automóveis elétricos de nova geração.

 


BMW M5 Touring

Ampliando a gama de modelos M eletrificados, a BMW terá na carrinha M5 Touring uma oferta que pretende combinar as prestações elevadas com a versatilidade de uma utilização mais familiar. Ao mesmo tempo, reforça a aposta daquela divisão desportiva na eletrificação, com uma potência combinada de 727 cv resultante da junção de um motor V8 de 4.4 litros com uma máquina elétrica integrada diretamente na caixa automática Steptronic de oito velocidades. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,6 segundos, ao passo que a velocidade máxima é de 250 km/h, a qual pode ser incrementada para os 305 km/h por via do pacote M Driver´s Package opcional.



Citroën C4/C4 X

A dupla de segmento C da marca francesa foi alvo de uma abrangente atualização que lhe renova o design exterior, principalmente na dianteira, bem como introduz melhorias em termos de equipamento – são disso exemplo os novos bancos Advanced Comfort e o novo painel de instrumentos de 7” – e novidades eletrificadas debaixo do capot. Para além das duas motorizações elétricas de 100 (136 cv) ou 115 kW (156 cv) de potência, os novos C4 e C4 X vão passar a estar disponíveis com motorizações híbridas de 100 ou 136 cv de potência.



Cupra Raval

Em desenvolvimento para lançamento em 2025 (ou início de 2026), o Raval será o mais compacto dos modelos da Cupra, utilizando a plataforma Small MEB, adaptada para veículos de dimensões mais reduzidas. Terá visual agressivo inspirado no UrbanRebel Concept mostrado anteriormente e terá comportamento ligeiramente mais desportivo em comparação com os seus “irmãos”, os Volkswagen ID.2 all e o Skoda Epiq. 



Dacia Bigster

O Bigster, como todos os Dacia, baseia-se na plataforma CMF-B do Grupo Renault e, até aos pilares B, é idêntico ao Duster, mas depois oferece mais comprimento para os passageiros e para as bagagens (até 667 litros na mala). Nas motorizações, incluem-se opções eletrificadas (“mild hybrid” e híbrida total) e bifuel (gasolina e GPL). As opções de tração integral alargam a sua capacidade de utilização para fora de estrada. 



Fiat Grande Panda

Modelo destinado ao segmento B e com uma clara inspiração no Panda original da década de 1980, o Grande Panda estará disponível em versões 100% elétrica e “mild hybrid” (posteriomente). No caso do elétrico, dispõe de bateria com 44 kWh de capacidade e motor elétrico com 113 cv (83 kW), com autonomia estimada até 320 km. Entre os seus atributos funcionais, o Grande Panda inova por incorporar o próprio cabo de carregamento na parte dianteira, para tornar o processo mais simples.



Ford Capri

Recuperação de um nome histórico, o Capri adota um estilo mais SUV em contraponto com o modelo clássico da década de 1970. Beneficia da parceria com o Grupo Volkswagen, sendo assim baseado na plataforma MEB que é utilizada, por exemplo, no ID.3 ou no Skoda Elroq. No lançamento, terá duas variantes: Single Motor RWD com bateria de 77 kWh e 286 cv de potência e a Twin Motor AWD, com dois motores elétricos para 340 cv de potência e bateria de 79 kWh. A gama será alargada posteriormente com uma motorização de 170 cv, que servirá de entrada por 48.378€.



 Ford Puma Gen-E

Trata-se de versão elétrica do SUV mais compacto do fabricante norte-americano, já disponível para encomenda em Portugal, com preços desde 35.843 €. Ao nível do "design", o novo Puma Gen-E conta com ligeiras alterações que o tornam mais “distinto e aerodinâmico”. A habitual grelha dianteira foi substituída por um painel mais fechado que a Ford batizou de “escudo”. O motor tem 168 cv e alimenta-o bateria com 43 kWh de capacidade. Anuncia-se até 378 km de autonomia. Início das entregas planeado só para a primavera.



Ford Ranger PHEV

O segmento das “pick-ups” irá contar com um reforço de peso na forma do Ranger PHEV, uma variante híbrida de ligar à tomada que alia um motor 2.3 EcoBoost com um motor elétrico para permitir condução sem emissões até 50 km. A potência combinada será de 279 cv (680 Nm de binário), enquanto a capacidade máxima de reboque será de até 3500 kg. Para aumentar a sua utilidade, o sistema “standard de 2,3 kW (10 amp) permite-lhe recarregar baterias e alimentar a maioria das ferramentas elétricas manuais (há opção de 6,9 kW (16 amp) para equipamentos mais pesados).



Hyundai Inster

O pequeno Inster é um novo elétrico da Hyundai para o segmento A, cujo “design” é fortemente inspirado nas linhas do Casper, modelo apresentado em 2021 e vendido exclusivamente na Coreia. O Inster vai estar disponível em duas versões distintas: variante de acesso com bateria de 42 kWh e motor de 97 cv; variante Long Range com bateria de 49 kWh e motor de 115 cv. A autonomia do Inster Long Range atinge os 355 km e a da versão de acesso à gama ronda os 300 km.



 Hyundai IONIQ 9

Após o IONIQ 5 e o IONIQ 6, a Hyundai irá lançar mais um modelo da gama IONIQ, neste caso, o 9, que irá contribuir para reforçar o seu peso nos modelos elétricos. Este modelo a lançar na Europa em 2025 privilegia o espaço a bordo, com três filas de bancos capazes de acomodar até sete passageiros, graças à distância entre eixos de 3130 mm. Também com base na plataforma E-GMP da Hyundai, conta com bateria de 110,3 kWh e autonomia até 620 km no melhor dos casos. Quanto a potências, terá três opções – 218 cv (Long-Range, tração traseira), 313 cv (Long-Range, tração integral, dois motores) e 435 cv (versão Performance, tração integral com dois motores).



Jeep Avenger 4xe

A gama do Jeep Avenger será em breve reforçada com a introdução da versão 4xe, aquela que melhor combina o seu estilo aventureiro com capacidades fora de estrada. Isto porque o propulsor híbrido é, neste novo 4xe, complementado por uma segunda máquina elétrica exclusivamente associada ao eixo traseiro. No total, o Avenger 4xe disponibiliza 136 cv de potência e um binário de 230 Nm, números explorados por uma transmissão eletrificada de dupla embraiagem de seis relações. Porém, estes números são auxiliados pelo segundo motor elétrico de 21 kW/28,5 cv, o qual está associado a uma relação redutora que eleva o binário disponível a 1900 Nm.



Kia EV5

O Kia EV5 será mais uma proposta elétrica da marca sul-coreana, acompanhando os já lançados EV3, EV6 e EV9. Uma vez mais, com estilo de carroçaria SUV, o EV5 terá por base a plataforma E-GMP do Grupo Hyundai e permitirá diferentes versões de potência e de bateria, incluindo uma variante de tração integral e autonomia alongada. O “design” não foge ao conceito já visto nos outros EV da Kia, valorizando sobretudo o espaço interior.



Kia EV9 GT

Adição à gama deste modelo, o EV9 GT assume o estatuto de modelo mais potente alguma vez produzido pela Kia, com 508 cv e tração integral. A marca garante prestações bastante melhoradas, como a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos, enquanto a bateria proporciona uma autonomia superior a 450 km. A potência acrescida é suportada pela Suspensão Controlada Eletronicamente (ECS) e pelo Sistema de Visualização da Estrada que utiliza sensores avançados e a câmara frontal para analisar as condições da superfície da estrada à frente.



Leapmotor C10

Um dos dois primeiros modelos da marca chinesa a desembarcar na Europa, ao abrigo de “joint venture” criada com a Stellantis, o Leapmotor C10 é um SUV criado de raiz para o mercado global, incorporando as normas internacionais de segurança. Este elétrico apresenta dimensões do segmento D (ou seja, entre 4,50 e 5,00 m de comprimento) e equipamento generoso, prometendo autonomia WLTP de 420 km.



Leapmotor T03

Destinado ao segmento dos citadinos elétricos, o T03 adota carroçaria de cinco portas, prometendo espaço ao nível de um modelo de segmento acima. Este modelo da Leapmotor, repleto de tecnologias, dispõe de motor elétrico desenvolvido pela Leapmotor, com 95 cv (70 kW) de potência e 158 Nm de binário, enquanto a bateria de 37,3 kWh apregoa 265 km de autonomia. O preço esperado deverá ficar abaixo dos 20.000€. 



Mercedes-Benz CLA

A berlina de quatro portas antecipada em setembro de 2023 pelo CLA Concept baseia-se numa arquitetura técnica moderna, (MMA) que “admite” o recurso a motorizações elétricas e híbridas. O fabricante de Estugarda, Alemanha, promete características aerodinâmicas inspiradas no concept EQXX, para alongar a autonomia no caso da variante 100% elétrica.



MG ZS Hybrid+

Novo SUV híbrido para o segmento médio, o novo ZS Hybrid+ adota propulsor híbrido já utilizado pelo mais pequeno MG3, o qual combina um motor 1.5 litros a gasolina com uma componente elétrica para disponibilizar uma potência total de 196 cv. Além do baixo consumo prometido (5,0 l/100 km), a marca promete ainda grande autonomia elétrica e funcionalidade acrescida para reforçar a sua posição no mercado europeu.



MG ES5

Aposta elétrica compacta, o MG ES5 é o sucessor direto do ZS EV, sendo também apresentado como um modelo de aspeto SUV. Partilha a base com o MG4 e, atendendo às especificações do modelo comercializado no mercado chinês, conta com um motor elétrico traseiro com 170 cv. Espera-se que chegue rapidamente à Europa.


Mitsubishi Outlander PHEV

Desenvolvida com os interesses dos clientes europeus em mente, a geração mais recente do Outlander PHEV associa os desenvolvimentos tecnológicos em matéria de eletrificação à tração integral. Este SUV tem uma potência combinada de 302 cv, permitindo ainda uma autonomia sem emissões poluentes de até 87 km (bateria de 22,7 kWh). Em Portugal, espera-se que chegue aos concessionários da marca entre fevereiro e março, com preços estimados na ordem dos 45.000€ mais IVA.



Polestar 5

Com lançamento previsto para 2025, o Polestar 5 é um GT de quatro portas para rivalizar com os Porsche Panamera e Mercedes-Benz EQS. Construído com base na primeira arquitetura EV personalizada da marca, terá plataforma de alumínio para ligeireza e rigidez, com prestações desportivas: terá potências até aos 884 cv. Também contará com capacidades de carregamento ultra-rápidas, conforme demonstrado em parceria com a StoreDot – poderá repor de 10 a 80% da bateria em apenas 10 minutos, com uma potência de pico de 370 kW.



Porsche 718 Boxster/Cayman

Parte integrante da estratégia de eletrificação da Porsche, os novos Cayman e Boxster vão seguir as pisadas do Macan Electric, apostando numa postura mais incisiva na condução. Ambos os modelos vão ter por base a plataforma desenvolvida pela marca germânica, primando pelo centro de gravidade baixo e por elevada potência permitida pelos conjuntos motrizes mais evoluídos. Os modelos deverão contar com tração traseira.

 

Renault 4 E-Tech 100% Elétrico

O 4 E-Tech 100% Elétrico tem lançamento em Portugal programado para o terceiro quadrimestre de 2024, assume o estatuto de alternativa interna ao Captur, da mesma forma que o 5 é “concorrente” do Clio, e mantém os códigos genéticos fundamentais do 4L original. Baseia-se na plataforma AmpR Small e mede 4,14 m de comprimento, prometendo funcionalidade e boa capacidade de carga (420 litros). Anuncia duas potências e capacidades de baterias: na Urban, 120 cv e bateria de 40 kWh e, na Comfort, 150 cv e bateria de 52 kWh, com autonomia máxima do modelo até 400 km.



Skoda Elroq

O Elroq assume-se como uma aposta ambiciosa da Skoda para o segmento dos SUV compactos, incorporando muitos dos atributos do Enyaq em termos práticos e de condução. Porém, distingue-se pelo novo estilo “Modern Solid” e pelo reforço tecnológico, primando ainda pela gama composta de diferentes versões de potência (dos 170 cv aos 286 cv) e de bateria (55, 63 e 82 kWh), com autonomia até 581 km. Previsto para chegar ao mercado nacional no final do primeiro semestre, o Elroq tem um valor estimado de 28.500€ + IVA, ou seja, 35.055€, para o modelo de entrada.



Skoda Enyaq/Enyaq Coupé

O SUV elétrico da Skoda vai adotar em 2025 a linguagem de design “Modern Solid” estreada pelo novo Elroq, sendo também expectável que a modernização se estenda ao habitáculo. Aqui, deverão ser novidade, por exemplo, os “Smart Dials”, que permitem alternar configurações com recurso a comandos rotativos na consola central. Os novos Enyaq e Enyaq Coupé vão também incorporar melhorias em termos de carregamento, nomeadamente a inclusão do sistema de pré-condicionamento da bateria, motores elétricos mais eficientes e software revisto para beneficiar a autonomia.



Skoda Epiq

“Crossover” urbano elétrico, o Epiq será apresentado em 2025 e promete um preço em torno dos 25.000 euros. Com 4,1 metros de comprimento, a marca promete interior espaçoso e até 490 litros de capacidade de bagagem. O veículo irá adotar a nova linguagem de design “Modern Solid”,  enquanto a autonomia elétrica máxima será superior a 400 km. Será “primo” dos Cupra Raval e VW ID.2 all.



SEAT Ibiza/Arona

A dupla de segmento B da SEAT será finalmente alvo de eletrificação, estando prevista a introdução de motorizações com tecnologia mild hybrid nas respetivas gamas. Os Ibiza e Arona de 2025 passarão assim a cumprir com as regras estabelecidas no regulamento Euro 7, permitindo que ambos os modelos se mantenham no mercado pelo menos até à entrada da próxima década. Com a introdução da eletrificação virá, igualmente, uma atualização estética para ambos os modelos da marca espanhola.



 Smart #5

O maior smart de sempre será o #5, terceiro modelo de geração totalmente nova, desenvolvida com base nas características técnicas disponibilizadas pela Geely. Tem 4,7 metros de comprimento e maior versatilidade para aventuras fora de estrada. Apresenta-se apenas com motores elétricos, anunciando-se autonomia superior a 700 km com um único carregamento. Ainda não existem dados definitivos para a Europa, mas a avaliar por informações já reveladas na China, terá versões entre os 272 e os 428 cv, com duas ou quatro rodas motrizes.



Suzuki e Vitara

O primeiro automóvel elétrico da marca japonesa baseia-se no "concept" eVX e estreia plataforma específica para a tecnologia (Heartect-e). Estarão disponíveis duas versões de tração dianteira com 144 cv e 174 cv de potência, associadas, respetivamente, a baterias de 49 e 61 kWh com química de fosfato de ferro-lítio (LFP). Já a versão 4WD está exclusivamente associada à bateria maior com uma potência total de 184 cv e 300 Nm de binário.



Tesla Model Y

A atualização do muito bem-sucedido SUV elétrico da Tesla deverá espelhar, no exterior, o visual adotado recentemente pelo Model 3, com uma secção dianteira de "design" minimalista, mais aerodinâmica e com novos grupos óticos. São igualmente expectáveis melhorias nas "performances", principalmente ao nível da autonomia. Em termos de tecnologia, o novo Model Y deverá incorporar a mais recente geração de "software", sensores e sistemas de computação que suportam a tecnologia Autopilot.

 

Toyota Urban Cruiser

O nome Urban Cruiser regressa à gama da Toyota em configuração 100% elétrica, apontando ao segmento B com duas opções de bateria – química LFP – e com configurações de tração dianteira ou integral. A bateria de 49 kWh está associada à versão de 144 cv e tração dianteira, estando a opção de 61 kWh dedicada à motorização de 174 cv e à de 184 cavalos com tração às quatro rodas. O novo Urban Cruiser partilha a plataforma, entre muitos outros componentes, com o novo Suzuki e Vitara.



Volvo EX90

O topo de gama da Volvo vai passar a estar disponível, pela primeira vez, em configuração totalmente elétrica. O grande SUV de sete lugares promete destacar-se pelo conforto e refinamento a bordo, pela grande quantidade de tecnologia incorporada, bem como pelo nível de segurança oferecido. Segundo a Volvo, o melhor de sempre no aspeto da segurança, incluindo um radar LiDAR. Estará disponível em versões Single Motor (tração traseira, motor de 279 cv e bateria de 101 kWh úteis), Twin Motor (tração integral, 408 cv e bateria de 107 kWh) e, no topo, versão Performance (tração integral, 517 cv e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos.



Volkswagen ID. 2all

A versão de produção do concept ID. 2all será apresentada em 2025, sendo obviamente um dos lançamentos mais aguardados do ano por representar a forma mais barata de aceder à gama ID., 100% elétrica, da Volkswagen, com um preço antecipado inferior a 25 mil euros. Um de dez modelos totalmente elétricos que a marca vai lançar até 2026, será produzido com base na plataforma MEB Entry e contará com tração dianteira, motorização de 226 cv e autonomia máxima de 450 quilómetros.



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