A Mercedes-Benz vai começar a ensaiar a sua tecnologia de condução autónoma de Nível 3 até aos 95 km/h, o que permitirá desenvolver de forma mais consistente o sistema Drive Pilot, o qual tem aplicação prevista em veículos de produção já em 2025.
Dando continuidade aos seus esforços de desenvolvimento das competências de condução automatizada, a Mercedes-Benz apresentou uma versão mais evoluída do sistema Drive Pilot na Alemanha, com a capacidade de poder seguir outros veículos até aos 95 km/h.
Esta versão melhorada é anunciada como a tecnologia de condução autónoma de Nível 3 (de um total de seis classificados pela SAE) mais rápida do mundo instalada num veículo de produção em série, sendo este ponto fundamental.
De acordo com a marca germânica, a velocidade mais elevada do Drive Pilot permite replicar a condução em mais casos de utilização, permitindo que os condutores se dediquem a atividades secundárias, como trabalhar ou transmitir conteúdos multimédia para o ecrã do veículo, enquanto o sistema se ocupa das tarefas de condução em autoestradas adequadas.
A arquitetura do sistema do Drive Pilot inclui tecnologias de redundância para garantir a segurança em caso de falha de um dos elementos do sistema, com câmaras, radares, sensores e um LiDAR utilizados para perceber o ambiente em torno do veículo, em tempo real. Além disso, é imprescindível um sistema de posicionamento de alta precisão (GPS) e mapas HD detalhados para essa condução autónoma segura.
O volante emite sinais luminosos que alertam o condutor de que as condições necessárias para a condução autónoma estão reunidas
Para ativar o sistema, o volante emite sinais luminosos que alertam o condutor de que as condições necessárias para a condução autónoma estão reunidas, devendo esse premir um botão do lado esquerdo. No entanto, caso seja necessário, o veículo emite um alerta sonoro e visual para que condutor retome o comando.
A Mercedes-Benz pretende aumentar as capacidades de velocidade e os tempos de transferência no futuro, com o objetivo de atingir uma velocidade máxima de 130 km/h para a condução autónoma condicional até ao final desta década. Para informar os outros utentes da via quanto à utilização do veículo em condução autónoma, a marca está a considerar o desenvolvimento de luzes especiais de tonalidade turquesa para assinalar a ativação da função de condução automatizada.
O objetivo de atingir uma velocidade máxima de 130 km/h para a condução autónoma
A autoridade de transportes local deverá certificar esta evolução do Drive Pilot ainda este ano, com a aplicação prevista em modelos de produção em série no próximo ano. Todavia, as funcionalidades do Drive Pilot terão sempre em conta os regulamentos e opções de cada país. Ainda de acordo com a Mercedes-Benz, os atuais clientes da tecnologia Drive Pilot poderão fazer a atualização para a versão mais evoluída sem qualquer custo.
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