Carro do Ano Mundial alemão ou coreano
- Pedro Junceiro
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Já são conhecidos os três finalistas do prémio do Carro do Ano Mundial. O vencedor decidir-se-á entre o alemão BMW X3 e os sul-coreanos Hyundai Inster (Casper) e Kia EV3. O nome do escolhido será anunciado no salão de Nova Iorque, a 16 de abril.

O troféu de Carro do Ano Mundial está cada vez mais perto de ser decidido, com o anúncio da lista de três finalistas ao galardão principal, bem como os candidatos às diferentes categorias em disputa.
Os três finalistas do “top-3” mundial foi decidido por um júri de 96 jornalistas internacionais do setor automóvel, provenientes de 30 países, fazendo-o a partir de voto secreto e com base na sua avaliação de cada veículo elegível como parte do seu trabalho profissional contínuo.
O prémio principal será decidido entre o BMW X3, Hyundai Inster (Casper, noutros mercados) e Kia EV3, com estes dois a terem a particularidade de serem elétricos e pertencerem ao mesmo grupo (Grupo Hyundai).
Na categoria de Carro Elétrico Mundial, repetem-se os Hyundai Inster e Kia EV3, mas aparece também como finalista o Porsche Macan. No Carro de Luxo Mundial, dois Porsche fazem parte dos finalistas, com o Macan e o Panamera a terem o Volvo EX90 como concorrente.
Quanto ao Carro Desportivo Mundial, a escolha será feita entre o BMW M5 e dois Porsche, o 911 Carrera GTS e o Taycan Turbo GT. Em categoria diametralmente oposta, a do Carro Urbano Mundial, a lista de finalistas é composta pelo BYD Dolphin Mini (Seagull), Hyundai Inster e o Mini Cooper Electric.
Por último, na categoria de “design”, a lista de finalistas é composta pelo Kia EV3, pelo Toyota Land Cruiser e pelo Volkswagen ID. Buzz.
A contagem decrescente termina a 16 de abril, quando os vencedores serão anunciados em direto no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque de 2025.
No prémio de “design”, a lista de finalistas resulta de uma pré-seleção de alguns modelos feita por cinco especialistas da área, que criaram uma lista restrita de recomendações para a votação final dos jurados. Os peritos em “design” foram Anja Bracht (Alemanha, Universidade de Pforzheim), Gert Hildebrand (Alemanha, Hildebrand-Design), Tom Matano (EUA, Academy of Art University e antigo diretor de “design” da Mazda), Victor Nacif (EUA, diretor criativo na Brojure.com) e Shiro Nakamura (Japão, administrador-delegado da Shiro Nakamura Design Associates Inc.).
Comentarios