top of page

Art Car da BMW em Le Mans

Atualizado: 24 de mai.

Julie Mehretu transformou o M Hybrid V8, o hipercarro com que a equipa belga Team WRT representa a BMW na edição de 2024 do Mundial de Resistência (WEC) numa obra de arte móvel. Estreia em competição a 15 e 16 de junho, nas 24 Horas de Le Mans.



A longa tradição de “art cars” da BMW prossegue em 2024, com criação baseada no M Hybrid V8 que compete no Mundial de Resistência (WEC). O hipercarro com que o Team WRT, estrutura belga que representa a marca alemã no campeonato, recebeu decoração especial assinada pela artista norte-americana Julie Mehretu, que viajou com a família da Etiópia para os EUA quando tinha apenas sete ano.

 

Para aquele que é o 20.º projeto do género na BMW, o LMDh da BMW recebe uma pintura especial repleta de cores que conferem um sentido estético de movimento, inspirando-se nas características de energia, espaço e velocidade habituais nos trabalhos de Mehretu.



O ponto de partida para este “design” foi a pintura “Everywhen” (2021 – 2023) exposta na grande retrospetiva da artista no Palazzo Grassi, em Veneza, Itália. Posteriormente, integrará a coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, EUA, ao qual foi oferecida.


A fusão da imagem e do veículo foi realizada com a ajuda de mapeamento 3D, com o qual o motivo estético foi transferido para os contornos do veículo. Esta decoração será utilizada em Le Mans pelo M Hybrid V8 número 20, hipercarro partilhado por Sheldon van der Linde, Robin Frijns e René Rast.



“Todo o projeto BMW 'Art Car' é sobre invenção, imaginação, exceder o limite do possível. Não penso neste carro como algo que possa exibir, mas numa máquina que vai correr em Le Mans. É uma pintura performativa”, destaca a artista, explicando ainda que o projeto foi “criado em estreita colaboração com as equipas de competição e engenharia do fabricante de Munique. Esta obra ficará completa apenas quando a corrida terminar”, concluiu.


Segundo Oliver Zipse, diretor da BMW, estes carros artísticos produzidos pela marca são forma especial de associar o mundo automóvel à arte, através da produção obras únicas

 

Antes da prova no Circuito de la Sarthe, o BMW “Art Car” vai participar no Concurso de Elegância de Villa d’Este, no Lago Como, em Itália, acompanhado de outros modelos estilizados da marca alemã, como os assinados por Alexander Calder (1975), Frank Stella (1976), Roy Lichtenstein (1977), Andy Warhol (1979), Jenny Holzer (1999) e Jeff Koons (2010).



“Os BMW 'Art Cars' são uma parte essencial do nosso compromisso com a cultural global. Há quase 50 anos que colaboramos com artistas que são tão fascinados com a mobilidade e o 'design' como pela tecnologia e o desporto motorizado. E esta visão de Julie Mehretu para um automóvel de competição é uma contribuição muito forte forte para esta série”, afirmou Zipse, que também destacou o impacto da parceria para promover a criatividade de jovens artistas em África.

 

A colaboração entre a BMW e Julie Mehretu também inclui compromisso para organizar uma série de “workshops” pan-africanos em diversos países do continente, com vista ao desenvolvimento de competências artísticas, nomeadamente na área do cinema, até 2026. Como ponto alto da iniciativa, exposição no Museu Zeitz de Arte Contemporânea de África, na Cidade do Cabo, África do Sul.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page