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Foto do escritorPedro Junceiro

Porsche Carrera GT tem pneus novos e é mais rápido

Quase 20 anos depois do ponto final na produção do Carrera GT, Porsche e Michelin criaram pneus novos para o superdesportivo, recorrendo a tecnologias mais modernas. Desta forma, o automóvel torna mais seguro e, sobretudo, mais rápido. Na volta ao Inferno Verde (Nordschleife-Nürburgring), o Porsche retirou 16 s ao tempo que registou em 2004!



Produzido entre 2003 e 2006, o Porsche Carrera GT cunhou o seu próprio espaço entre os desportivos de ponta no início deste século. Agora, quase duas décadas após o final da produção do modelo (com 1270 unidades concretizadas), a Porsche voltou a unir esforços com a Michelin, parceira de longa data, para desenvolver pneus de composição mais moderna.

 

O composto de borracha e a construção do pneu de alta performance foram otimizados utilizando a mais recente tecnologia por parte da Michelin, melhorando as suas capacidades em piso seco e molhado. O piloto de desenvolvimento da Porsche e embaixador da marca, Joerg Bergmeister, testou o Carrera GT equipado com o novo Michelin Pilot Sport Cup 2 e enalteceu as melhorias.

 

“O Carrera GT é um carro de sonho. É por isso que estou particularmente entusiasmado com o facto de o novo pneu elevar o desempenho desta lenda a um novo nível”, disse o antigo piloto de fábrica da Porsche.

 

Para confirmar os progressos aportados pela simples atualização de pneus, o piloto levou o Carrera GT numa volta rápida ao circuito de Nürburgring Nordschleife, comummente apelidado de “Inferno Verde”, ao abrigo de um trabalho da revista alemã Sport Auto, tirando 16 segundos ao tempo estabelecido por Walter Röhrl (7m28s).



Os testes de desempenho e comportamento em pista em Nürburgring-Nordschleife também ajudaram a otimizar a superfície do pneu. “As melhorias que os engenheiros conseguiram obter em termos de “feedback” durante a condução em ritmo acelerado são impressionantes”, afirmou Bergmeister. “O ponto em que o pneu começa a perder tração é comunicado de forma muito clara”, acrescentou.

 

Para além de proporcionar maior “feedback”, os recém-desenvolvidos Pilot Sport Cup 2 também oferecem o potencial para distâncias de travagem mais curtas. A distância de travagem a partir dos 100 km/h pode ser reduzida em até 2,4 metros. A partir de 200 km/h, o Carrera GT pode parar até 11,8 metros mais curto do que antes. “Os pneus que são especificamente desenvolvidos para um veículo são sempre uma vantagem. Não apenas em termos de desempenho, mas também de capacidade de travagem. Estes dados demonstram-no de uma forma impressionante”, afirmou Bergmeister.


O novo Michelin Pilot Sport Cup 2 já pode ser encomendado nos Centros Porsche.

 

Note-se que também a Ferrari já fez um trabalho semelhante em cooperação com a Pirelli para o Enzo, mas também atualizando a gama de pneus para os outros desportivos de ponta, como os F40 e F50.




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