BYD carrega 2 km por segundo!
- José Caetano
- 18 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar.
A BYD, fabricante chinês de carros elétricos e híbridos Plug-In, tem arquitetura nova. A Super e-Platform permite reivindicar carregamentos de energia tão rápidos como os abastecimentos de combustível nos carros com mecânicas de combustão interna (2 km por segundo e 400 km em 5 minutos), devido aos 1000 kW de potência. Prova-o no HAN L e no TANG L, modelos que têm versões com 670 cv e 1072 cv.

A BYD não pára de ganhar mediatismo na indústria automóvel. O fabricante chinês produz apenas automóveis elétricos e híbridos Plug-In, posicionando-se, por isso, na primeira linha da “corrida” ao desenvolvimento das tecnologias de substituição dos motores de combustão interna. E tem novidade muito importante: trata-se da Super e-Platform, arquitetura técnica com “recursos” revolucionários. Confirma-o a “promessa” de ponto final da ansiedade que associamos aos (re)carregamentos das baterias, com a hipótese de operações tão rápidas como os reabastecimentos de combustível nos carros com motores de combustão interna!
A Super e-Platform que a BYD estreia na China, no HAN L e no TANG L, apresenta-se como proprietária de vários recordes mundiais no ecossistema dos automóveis elétricos, nomeadamente a potência de carregamento de 1 megawatt (1000 kW) – na prática, a arquitetura admite carregamentos de dois quilómetros por segundo e de até 400 km em 5 minutos! A velocidade mais rápida em automóveis produzidos de série.

Na primeira aplicação da Super e-Platform, a BYD também propõe um motor novo, com 580 kW (778 cv) e capaz de funcionar até 30.000 rpm, regime que representa, igualmente, uma marca muito importante em automóveis elétricos produzidos de série. Explicam-se, assim, a capacidade de aceleração e as velocidades máximas na ordem dos 300 km/h anunciadas para o HAN L e o TANG L (mais informações à frente…).
Wang Chuanfu, presidente do consórcio chinês, na apresentação da plataforma e dos automóveis novos, destacou as capacidades e as mais-valias de tudo o que a BYD anunciou durante evento em Shenzhen, China. “A nossa ambição é conseguir propor recarregamentos tão rápidos nos elétricos como os reabastecimentos nos automóveis com motores a gasolina, de forma a acabarmos com a ansiedade que os utilizadores associam a esta operação. Isto pressupõe a ‘paridade eletricidade-combustível’ nas velocidades de carregamento-abastecimento. E o cumprimento do objetivo impõe a disponibilidade de tensão ultraelevada e corrente alta”, disse.

Carregadores novos “à medida”
A tecnologia nova de carregamento ultrarrápido também exigiu o desenvolvimento de estações de carregamento novas. E a BYD desenvolveu-as! O sistema “flash de megawatt” (arrefecido a líquido) fornece uma potência máxima de 1360 kW, o que é muitíssimo superior aos 350 kW já disponíveis para elétricos produzidos de série e aos 600 kW introduzidos, muito recentemente, na Fórmula E.
O fabricante planeia a construção de 4000 pontos com esta capacidade na China. Paralelamente, para o aproveitamento da infraestrutura instalada, desenvolveu-se outra tecnologia inovadora, o “carregamento duplo”, que permite alterar, de forma quase instantânea, todos os carregadores rápidos para carregadores ultrarrápidos e os supercarregadores para carregadores “flash” – a rede pública também admite a integração do promissor “inteligente boost” da BYD.
E, assim, combinando-se a infraestrutura existente quer com a tecnologia “flash”, quer com a Super e-Platform, a BYD promete redefinir a mobilidade elétrica, o que reconfirma o posicionamento da China no comando da “corrida” à eletrificação do automóvel.
Versões: 500 kW/670 cv ou 800 kW/1072 cv
HAN L e TANG L, primeiros automóveis baseados na plataforma com 1000 V, estão disponíveis para encomenda no mercado chinês, por preços desde 270.000 yuans (cerca de 34.000 €!). No primeiro, berlina com 5,050 m de comprimento e 2,970 m entre eixos, bateria do tipo LFP com 83,2 kWh de capacidade e autonomias de 601 km a 701 km, dependendo da versão – existem duas, com 500 kW/670 cv (apenas um motor) ou 810 kW/1072 cv (dois).
Para a versão de topo do HAN L, que tem quatro rodas motrizes, a BYD anuncia 0 a 100 km/h em 2,7 s e 305 km/h. O TANG L, SUV com 5,040 de comprimento e 2,950 entre eixos, também está disponível com com 500 kW/670 cv e 810 kW/1086 cv. A bateria LFP, no entanto, tem 100,5 kWh de capacidade, o que permite anunciar até 560 km, 600 km e 670 km entre recargas, de acordo com homologação (CLTC) que vigora na China. A marca, para o SUV com 7 lugares, promete 0-100 km/h em 3,6 s e 287 km/h.
Não foram anunciados, ainda, quaisquer planos para os mercados de exportação.
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