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Carregamento bidirecional nos elétricos novos da BMW

Atualizado: 29 de mar.

Os futuros automóveis elétricos da BMW vão ser capazes de integrar a rede elétrica doméstica, permitindo dessa forma equilibrar as necessidades energéticas em cada momento



Com a apresentação na semana passada do Vision Neue Klasse X (que dará origem à versão de produção do iX3 a lançar em 2025), a marca alemã revelou também que esta nova geração de automóveis está a ser desenvolvida ao abrigo de um conceito holístico no qual poderá também desempenhar um papel importante para colmatar as necessidades energéticas da sociedade.

 

Assim, os elétricos com base na plataforma Neue Klasse vão poder armazenar energia e funcionar como uma tomada, com tecnologia para carregamento bidirecional, a qual torna possível que um automóvel utilize a sua bateria de alta-voltagem para alimentar a rede doméstica ou para integrar a própria rede nas alturas de pico de consumo energético (por, exemplo, à noite).


Os elétricos com base na plataforma Neue Klasse vão poder armazenar energia e funcionar como uma tomada

Funções como “Veículo para Casa”, “Veículo para a Rede” ou “Veículo para Carregar” vão ser disponibilizadas aos clientes da BMW pela primeira vez, com Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG com responsabilidade para o Desenvolvimento, a dizer que, com a chegada dos novos modelos Neue Klasse, todas as funções serão integradas no ecossistema de carregamento da marca, o BMW Connected Home Charging.

 

No entanto, nem todos os países contam ainda com condições regulamentares para a aplicação deste conceito comummente apelidado de “Vehicle-to-Grid”.



Acelerar a transição energética 

O carregamento bidirecional é visto pela BMW como uma forma de acelerar a mobilidade elétrica, mas, sobretudo, a transição energética, já que o cliente/condutor poderá também beneficiar do seu automóvel como uma fonte de alimentação para a sua rede doméstica ou para carregar outros aparelhos, como as e-bikes.

 

Assim, ao receberem e fornecerem eletricidade em momentos diferentes, os veículos elétricos podem dar um contributo significativo para a percentagem do consumo de eletricidade proveniente de fontes renováveis. A utilização das capacidades de armazenamento proporcionadas pelas baterias de alta tensão permite uma melhor coordenação da oferta e da procura no domínio da eletricidade verde.

 

Com o carregamento bidirecional, as emissões de CO2 podem ser reduzidas tanto na área da mobilidade como na produção de energia em geral

Por exemplo, os sistemas de armazenamento de veículos elétricos podem absorver seletivamente os picos de produção de energia eólica e solar e voltar a libertar a eletricidade durante os períodos de baixa produção (por ser de noite, por exemplo, no caso da energia solar) face à maior procura. Isto permite reduzir o arranque das centrais elétricas fósseis e as suas emissões durante esses períodos.

 


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