top of page

Carlos Sainz garante lugar na Ford para atacar Dakar 2025

O último vencedor do mais emblemático rali de resistência do mundo será um dos pilotos da Ford Performance para a participação no Dakar de 2025. Nani Roma também já está confirmado



A Ford Performance não esconde grandes ambições para a sua participação no Rali Dakar de 2025, revelando Carlos Sainz e Nani Roma como dois dos quatro pilotos das Raptor que irão competir naquela prova de todo-o-terreno, que será disputada, uma vez mais, na Arábia Saudita.

 

De acordo com Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsport, “a escala das nossas ambições nas provas de off-road não tem paralelo na história recente da Ford e nada é mais claro nessa ambição do que o nosso desafio de levar o Ford Raptor ao lendário rali Dakar”, assumindo que essa foi a razão natural para contratar “os melhores engenheiros, designers, membros da equipa, navegadores e pilotos, tendo no Nani Roma e no Carlos Sainz Sr dois dos pilotos mais experientes e bem-sucedidos na história do Dakar”.



Para já, os testes com as versões para 2025 dos Raptor já arrancaram, sendo objetivo da Ford Performance, com Rushbrook a revelar que o seu carro “já está a mostrar sinais promissores nos testes”, mostrando também confiança na experiência oferecida por “dois dos melhores pilotos do mundo”.

 

Dueto de peso 

Vencedor da edição deste ano com a Audi, Carlos Sainz partirá em busca do seu quinto sucesso no Dakar, naquele que será também o seu regresso à Ford, uma relação forjada no início da sua carreira competitiva de quase quatro décadas. O piloto espanhol assume-se como um dos nomes mais experientes nesta prova, sendo necessário considerá-lo como um dos candidatos naturais aos lugares cimeiros do Dakar.


Sainz confessou-se “muito entusiasmado com este novo projeto do Dakar, por voltar a trabalhar com a Ford pela quarta vez e por regressar à M-Sport, reencontrando o Malcolm [Wilson, fundador da M-Sport], alguém que conheço muito bem”.



“A minha história com a Ford remonta a 1987 e penso que fui o primeiro piloto do Malcolm, o seu primeiro piloto de fábrica, nessa altura, e tenho muito orgulho nisso. Estou muito entusiasmado por conduzir o Raptor e por abordar este grande desafio com muitos objetivos pela frente. Um deles é ajudar a Ford a vencer o Dakar”, complementou Sainz.

 

O outro nome sonante já anunciado pela Ford Performance é o de Nani Roma, que conta com dois triunfos no Dakar e que dá continuidade à sua ligação com a marca americana e com a M-Sport depois de ter competido já em 2024 numa ótica de aprendizagem com o Ranger T1+.

 

“É um grande prazer estar envolvido neste enorme projeto e com uma marca icónica do desporto automóvel como a Ford! Juntamente com uma equipa como a M-Sport, com a sua história e legado no desporto, visando criar algo completamente novo, posso dizer que já foram uns meses muito emocionantes. O próximo Dakar não está longe, sendo agora tempo de trabalhar arduamente, mas o Alex [Haro, navegador] e eu estamos muito felizes por estarmos rodeados de engenheiros, mecânicos e de toda uma equipa superdedicada e talentosa. Poder acordar todos os dias e fazer o que gostamos, com pessoas que têm a mesma paixão que nós, é uma sensação fantástica”, afirmou.



Por último, Matthew Wilson, Diretor da M-Sport e Diretor da equipa para o Dakar, considera que Nani Roma e Carlos Sainz dão à marca “uma grande oportunidade de aprender com os melhores e fazer avançar ainda mais o desenvolvimento do Ford Raptor”.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page